Terroristas de Bruxelas planeavam atacar o Euro 2016

Extremista detido na sexta-feira passada revelou que o plano inicial não era atacar Bruxelas mas sim o Euro 2016, competição que decorre em França entre junho e julho deste ano.

Mohamed Abrini, o último terrorista com ligações aos atentados de Paris e de Bruxelas a ser detido, revelou às autoridades que o plano inicial não era atacar Bruxelas.

Segundo o Libération, o grupo de terroristas tinha como objetivo atacar o Euro 2016, que se realiza em França em junho e julho, mas que os planos se alteraram quando Salah Abdeslam foi detido.

No entanto, fonte policial indicou ao jornal francês que esta nova revelação de Abrini não representa uma grande novidade.

“Não é um furo descobrir que havia terroristas que estavam a pensar atacar o Euro. As forças de segurança estão a elaborar de forma permanente cenários de ataque para saber como responder”, afirmou.

“Se as afirmações de Abrini são verdadeiras, então isso mostra simplesmente que a Bélgica é uma base operacional que precisa de ser vigiada ainda mais intensamente. As redes e células jihadistas cruzam-se e recompõem-se lá há dez anos”, explica.

Abrini foi detido na sexta-feira passada, tendo-se identificado como o homem de chapéu que aparecia nas imagens de videovigilância do aeroporto de Zaventem, em Bruxelas.

Porém, são vários os especialistas que duvidam da veracidade desta afirmação, considerando que o extremista admitiu demasiado rápido essa informação e que provavelmente estará apenas a encobrir o verdadeiro suspeito.

Muito antes dos atentados na capital belga, o terrorista já era procurado pela polícia francesa por ter sido visto numa área de serviço com Abdeslam.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …