/

Terroristas de Bruxelas planeavam atacar o Euro 2016

Extremista detido na sexta-feira passada revelou que o plano inicial não era atacar Bruxelas mas sim o Euro 2016, competição que decorre em França entre junho e julho deste ano.

Mohamed Abrini, o último terrorista com ligações aos atentados de Paris e de Bruxelas a ser detido, revelou às autoridades que o plano inicial não era atacar Bruxelas.

Segundo o Libération, o grupo de terroristas tinha como objetivo atacar o Euro 2016, que se realiza em França em junho e julho, mas que os planos se alteraram quando Salah Abdeslam foi detido.

No entanto, fonte policial indicou ao jornal francês que esta nova revelação de Abrini não representa uma grande novidade.

“Não é um furo descobrir que havia terroristas que estavam a pensar atacar o Euro. As forças de segurança estão a elaborar de forma permanente cenários de ataque para saber como responder”, afirmou.

“Se as afirmações de Abrini são verdadeiras, então isso mostra simplesmente que a Bélgica é uma base operacional que precisa de ser vigiada ainda mais intensamente. As redes e células jihadistas cruzam-se e recompõem-se lá há dez anos”, explica.

Abrini foi detido na sexta-feira passada, tendo-se identificado como o homem de chapéu que aparecia nas imagens de videovigilância do aeroporto de Zaventem, em Bruxelas.

Porém, são vários os especialistas que duvidam da veracidade desta afirmação, considerando que o extremista admitiu demasiado rápido essa informação e que provavelmente estará apenas a encobrir o verdadeiro suspeito.

Muito antes dos atentados na capital belga, o terrorista já era procurado pela polícia francesa por ter sido visto numa área de serviço com Abdeslam.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.