/

“Ataque violento e sem sentido”. Terrorista esfaqueia seis pessoas num supermercado na Nova Zelândia

5

Snpa / Pool / EPA

A polícia da Nova Zelândia matou o autor de um ataque terrorista que feriu hoje seis pessoas, três delas em estado crítico, num supermercado na cidade de Auckland.

“Foi um ataque violento e sem sentido contra inocentes neozelandeses”, disse a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, numa conferência de imprensa, adiantando que o “extremista” era conhecido das autoridades. Jacinda Arden classificou o ataque de terrorista.

O que aconteceu foi desprezível, foi odioso, foi errado“, disse, descrevendo o atacante como um cidadão do Sri Lanka que chegou à Nova Zelândia em 2011.

O atacante inspirou-se nas ações do grupo extremista Estado islâmico, era conhecido das agências de segurança nacionais e estava a ser monitorizado 24 horas por dia, acrescentou Arden. No momento do ataque, o indivíduo estava a ser seguido pelas autoridades, noticia a CNN.

Era tido como uma ameaça desde 2016“, mas, “por lei, não podia ser mantido na prisão”, explicou.

O comissário da polícia local confirmou que o suspeito era monitorizado por equipas de vigilância e de intervenção. Andrew Coster revelou que este viajou da sua casa em Glen Eden para New Lynn durante a tarde.

No supermercado, o terrorista retirou uma faca da prateleira antes do ataque. Posteriormente, “foi morto pela polícia em 60 segundos”.

Um vídeo de um dos clientes, gravado dentro do supermercado, regista o som de dez tiros disparados.

Depois do incidente, o centro comercial foi encerrado. “Estamos chocados e tristes com o que aconteceu no LynnMall esta tarde. (…) A situação está agora nas mãos da polícia. Não podemos fornecer mais detalhes”, pode ler-se na página do Facebook do LynnMall Shopping Centre.

Auckland está num estrito confinamento, uma vez que combate um surto do coronavírus. A maioria das empresas está fechada e as pessoas são geralmente autorizadas a deixar as suas casas apenas para comprar mercearias, para necessidades médicas, ou para fazer exercício.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. Estes cães raivosos, perpetuam assassinatos cobardes e violentos mas com un único sentido “MATAR”. A Europa está sendo ( en bom nome da caridade Cristã e Humanitária) infiltrada por estes criminosos fanáticos. Esta “permissividade” de acolher sem controlo severo todos e mais alguns, serve os desígnios de quem ????

  2. Lá está. …..Os países ocidentais deveriam fechar totalmente as fronteiras aos povos dos países muçulmanos ou do médio oriente. Muitos dizem que querem sair do pais deles, armados em vitimas e santos e depois acabam por andarem a fazer ataques terroristas. O mundo ocidental tem a mania de ter pena de toda a gente e de ser muito inclusivo e depois dá merda.

  3. PORTUGAL, “refúgio dos pecadores e na hora da nossa morte, amém.” Refugiados da Siria. líbios e agora afegãos, que não se tem uma certeza o que sabem fazer; não conhecem os costumes do País que estão e , é obvio, não conhecem o idioma, dentre outras informações necessárias ao asilo e ao bom acolhimento. Podem ser verdadeiros “presentes de grego”, e que, somente depois que acontecem os fatos graves é que vão querer remediá-los, e aí, é tarde demais. Os ANTONIOS, com gestos de “humanidade e caridade cristã” abrem as portas e os corações dos portugueses, esses mesmos portugueses que veem seus filhos partirem para terras estranhas a procura de empregos e abrigos para poderem viver. É um povo FANTÁSTICO !!! , é o que pensa , joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.