“Ataque violento e sem sentido”. Terrorista esfaqueia seis pessoas num supermercado na Nova Zelândia

Snpa / Pool / EPA

A polícia da Nova Zelândia matou o autor de um ataque terrorista que feriu hoje seis pessoas, três delas em estado crítico, num supermercado na cidade de Auckland.

“Foi um ataque violento e sem sentido contra inocentes neozelandeses”, disse a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, numa conferência de imprensa, adiantando que o “extremista” era conhecido das autoridades. Jacinda Arden classificou o ataque de terrorista.

O que aconteceu foi desprezível, foi odioso, foi errado“, disse, descrevendo o atacante como um cidadão do Sri Lanka que chegou à Nova Zelândia em 2011.

O atacante inspirou-se nas ações do grupo extremista Estado islâmico, era conhecido das agências de segurança nacionais e estava a ser monitorizado 24 horas por dia, acrescentou Arden. No momento do ataque, o indivíduo estava a ser seguido pelas autoridades, noticia a CNN.

Era tido como uma ameaça desde 2016“, mas, “por lei, não podia ser mantido na prisão”, explicou.

O comissário da polícia local confirmou que o suspeito era monitorizado por equipas de vigilância e de intervenção. Andrew Coster revelou que este viajou da sua casa em Glen Eden para New Lynn durante a tarde.

No supermercado, o terrorista retirou uma faca da prateleira antes do ataque. Posteriormente, “foi morto pela polícia em 60 segundos”.

Um vídeo de um dos clientes, gravado dentro do supermercado, regista o som de dez tiros disparados.

Depois do incidente, o centro comercial foi encerrado. “Estamos chocados e tristes com o que aconteceu no LynnMall esta tarde. (…) A situação está agora nas mãos da polícia. Não podemos fornecer mais detalhes”, pode ler-se na página do Facebook do LynnMall Shopping Centre.

Auckland está num estrito confinamento, uma vez que combate um surto do coronavírus. A maioria das empresas está fechada e as pessoas são geralmente autorizadas a deixar as suas casas apenas para comprar mercearias, para necessidades médicas, ou para fazer exercício.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estes cães raivosos, perpetuam assassinatos cobardes e violentos mas com un único sentido “MATAR”. A Europa está sendo ( en bom nome da caridade Cristã e Humanitária) infiltrada por estes criminosos fanáticos. Esta “permissividade” de acolher sem controlo severo todos e mais alguns, serve os desígnios de quem ????

  2. Lá está. …..Os países ocidentais deveriam fechar totalmente as fronteiras aos povos dos países muçulmanos ou do médio oriente. Muitos dizem que querem sair do pais deles, armados em vitimas e santos e depois acabam por andarem a fazer ataques terroristas. O mundo ocidental tem a mania de ter pena de toda a gente e de ser muito inclusivo e depois dá merda.

  3. PORTUGAL, “refúgio dos pecadores e na hora da nossa morte, amém.” Refugiados da Siria. líbios e agora afegãos, que não se tem uma certeza o que sabem fazer; não conhecem os costumes do País que estão e , é obvio, não conhecem o idioma, dentre outras informações necessárias ao asilo e ao bom acolhimento. Podem ser verdadeiros “presentes de grego”, e que, somente depois que acontecem os fatos graves é que vão querer remediá-los, e aí, é tarde demais. Os ANTONIOS, com gestos de “humanidade e caridade cristã” abrem as portas e os corações dos portugueses, esses mesmos portugueses que veem seus filhos partirem para terras estranhas a procura de empregos e abrigos para poderem viver. É um povo FANTÁSTICO !!! , é o que pensa , joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

RESPONDER

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …