Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus.

O tribunal decidiu que o Governo deverá construir uma mesquita em honra desta divindade. De acordo com a legislação do país, uma divindade pode ser considerada uma “pessoa jurídica”, tendo o direito de processar ou ser processada. Em casos passados, segundo o OZY, empresas e rios já foram considerados pessoas jurídicas.

Conhecido como Lord Ram, a divindade foi representada pelo seu amigo “humano” mais próximo — neste caso, Triloki Nath Pandey. “Representar Deus é um trabalho glorioso. Pensar que fui escolhido para fazer este trabalho de entre milhões de hindus deixou-me orgulhoso e alegre”, disse.

Na verdade, este processo é bem mais antigo do que o início deste litígio e começou com uma queixa na polícia apresentada por um morador de Ayodhya, em novembro de 1858. Segundo o habitante, membros de uma comunidade hindu entraram na mesquita e fizeram um culto, deixando símbolos e a palavra “Ram” escrita nas paredes da mesquita.

Foi aqui que começou a disputa legal pela terra, que se tornou no caso de tribunal mais antigo da Índia, com 161 anos. Além de abrir o precedente para que outras divindades pudessem “estar presentes” em tribunal, este caso teve sérias ramificações na própria comunidade hindu e muçulmana no país.

“As escavações no local pelo Serviço Arqueológico da Índia realmente ajudaram no caso”, disse C.S. Vaidyanathan, que ajudou a trabalhar a batalha legal a favor de Lord Ram. Enquanto os muçulmanos defendiam que a mesquita foi construída em terrenos baldios, as escavações mostraram que “havia artefactos associados com os hindus”, o que consistiu num ponto de viragem no caso.

Em 1989, o antigo juiz do Supremo Tribunal Indiano alegou que a terra pertencia legalmente a Ram Lalla Virajman, uma divindade considerada menor para fins legais, porque supostamente nasceu em Ayodhya e, portanto, reivindicou a terra enquanto criança.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E é isto… em pleno século XXI ainda há quem viva na Idade da Pedra, mas, pior é ver um tribunal ir na cantiga destes locos que ‘vivem” com deuses naquelas cabecinhas ocas!…
    Enfim… religiões, sempre a atrasar e a limitar o desenvolvimento humano!
    ..

RESPONDER

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …