Terramoto de 6,9 fez subir ilha da Indonésia em 25 centímetros

Adi Weda / EPA

As imagens de satélite dos dias que se seguiram ao terramoto, do passado dia 5 de Agosto, que afectou a Indonésia revelam que a ilha de Lombok sofreu alterações na sua superfície, subindo cerca de 25 centímetros.

Cientistas da NASA e do Instituto de Tecnologia da Califórnia mediram as mudanças na superfície da ilha indonésia de Lombok, nos dias seguintes ao terramoto de 6,9 na escala de Richter que matou mais de 400 pessoas.

Para o efeito criaram um mapa das deformações causadas pelo terramoto do passado dia 5 de Agosto, e as medições efectuadas revelam que Lombok subiu 25 centímetros, refere a ABC News.

Esta subida da ilha verifica-se no nordeste de Lombok, perto do epicentro do sismo, enquanto noutros locais se deu uma descida de entre cinco a 15 centímetros.

Neste domingo, a Indonésia sofreu mais dois terramotos, de 6,9 e 6,5, que mataram, pelo menos, 14 pessoas.

A Agência Nacional de Mitigação de Desastres da Indonésia já divulgou que a contagem dos mortos ainda não terminou, enquanto se procuram sobreviventes e corpos nos escombros.

“Estima-se que o número de mortes vai continuar a crescer porque ainda há vítimas que se suspeita tenham sido enterradas por deslizamentos de terra e pelo colapso de edifícios, e há mortes que não foram registadas”, refere o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, citado pela ABC News.

O sismo provocou também mais de 7.700 feridos, mais de 417 mil deslocados e mais de 71 mil edifícios danificados. A ABC News escreve que à roda de 10% da população de Lombok, cerca de 390 pessoas, ficaram sem casa ou estão deslocadas. E há inúmeras pessoas alojadas em centros de refugiados.

O período de emergência foi entretanto prolongado até 25 de Agosto nalgumas zonas.

A Indonésia é propensa a terramotos dada a localização no chamado “Anel de Fogo”, um arco de vulcões e de linhas de falhas na Bacia do Pacífico. Em 2004, um terramoto de 9,1 provocou um tsunami ao largo de Sumatra, que provocou a morte de 230 mil pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …