Terramoto na Nova Zelândia causou mudanças radicais no relevo do litoral

@skyrize / Twitter

Terramoto na Nova Zelândia causou mudanças radicais no relevo do litoral

Terramoto na Nova Zelândia causou mudanças radicais no relevo do litoral

O terramoto de magnitude 7.8 que sacudiu a Nova Zelândia na última segunda-feira foi tão poderoso que levantou o leito do oceano em quase dois metros acima do nível da água, expondo sua textura interessante.

Na segunda-feira, a Ilha do Sul, na Nova Zelândia, foi palco de um dos terramotos mais poderosos da sua história, com uma magnitude de 7,8 na escala de Magnitude de Momento, MMS.

O terramoto causou centenas de novos tremores, tsunamis, deslizamentos de terra e uma série de outros cataclismos, e foi tão poderoso que levantou o leito do oceano quase dois metros acima do nível da água, expondo a sua textura interessante.

O fenómeno foi observado na pequena cidade de Kaikoura, e tudo aconteceu tão rapidamente que quando os moradores locais foram investigar, ainda havia pequenos animais marinhos a rastejar pelo solo elevado.

Diversos cientistas afirmaram que nunca tinham visto nada semelhante.

“Nunca vi isso num terramoto, é a primeira vez que observamos algo deste tipo”, afirma o geólogo marinho Joshu Mountjoy, investigador do Instituto Nacional de Pesquisa da Água e Atmosfera da Nova Zelândia.

“Vai demorar algum tempo até que isto regresse ao normal”, diz Mountjoy.

O terramoto deixou mais de mil habitantes locais e turistas isoladas por deslizamentos de terra. Duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Os efeitos do tremor de terra foram tão intensos porque houve dois tremores simultâneos, que aconteceram em falhas geológicas na ilha sul do País pouco depois da meia noite.

Agora os neozelandeses temem que outros tremores secundários sentidos no local sejam um indicador de que outro grande terramoto esteja por vir a qualquer momento no próximo mês.

Os efeitos do terramoto são visíveis em toda a costa de Kaikoura. O que mais impressiona foi a rapidez com que tudo aconteceu: entre 90 segundos e 2 minutos.

Mountjoy explica que não houve uma única ruptura no leito oceânico, mas múltiplas delas.

Os investigadores agora concentram-se em tentar descobrir como exactamente é que o terramoto alterou o relevo do litoral. Até agora há indícios de que a terra não se moveu apenas para cima, mas para os lados também.

Informações de GPS já mostraram que o Cabo Campbell, na região de Marlborough, se moveu pelo menos de dois a três metros na direção horizontal e sentido nordeste, e o marégrafo do local apontou para um aumento da maré de 90cm.

A série de abalos mudou também radiucalmente a estrutura do interior da Nova Zelândia, que ficou desfigurada com seis novas “cicatrizes” — grandes falhas geológicas em locais onde antes não existiam.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …