Terramoto na Nova Zelândia causou mudanças radicais no relevo do litoral

@skyrize / Twitter

Terramoto na Nova Zelândia causou mudanças radicais no relevo do litoral

Terramoto na Nova Zelândia causou mudanças radicais no relevo do litoral

O terramoto de magnitude 7.8 que sacudiu a Nova Zelândia na última segunda-feira foi tão poderoso que levantou o leito do oceano em quase dois metros acima do nível da água, expondo sua textura interessante.

Na segunda-feira, a Ilha do Sul, na Nova Zelândia, foi palco de um dos terramotos mais poderosos da sua história, com uma magnitude de 7,8 na escala de Magnitude de Momento, MMS.

O terramoto causou centenas de novos tremores, tsunamis, deslizamentos de terra e uma série de outros cataclismos, e foi tão poderoso que levantou o leito do oceano quase dois metros acima do nível da água, expondo a sua textura interessante.

O fenómeno foi observado na pequena cidade de Kaikoura, e tudo aconteceu tão rapidamente que quando os moradores locais foram investigar, ainda havia pequenos animais marinhos a rastejar pelo solo elevado.

Diversos cientistas afirmaram que nunca tinham visto nada semelhante.

“Nunca vi isso num terramoto, é a primeira vez que observamos algo deste tipo”, afirma o geólogo marinho Joshu Mountjoy, investigador do Instituto Nacional de Pesquisa da Água e Atmosfera da Nova Zelândia.

“Vai demorar algum tempo até que isto regresse ao normal”, diz Mountjoy.

O terramoto deixou mais de mil habitantes locais e turistas isoladas por deslizamentos de terra. Duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Os efeitos do tremor de terra foram tão intensos porque houve dois tremores simultâneos, que aconteceram em falhas geológicas na ilha sul do País pouco depois da meia noite.

Agora os neozelandeses temem que outros tremores secundários sentidos no local sejam um indicador de que outro grande terramoto esteja por vir a qualquer momento no próximo mês.

Os efeitos do terramoto são visíveis em toda a costa de Kaikoura. O que mais impressiona foi a rapidez com que tudo aconteceu: entre 90 segundos e 2 minutos.

Mountjoy explica que não houve uma única ruptura no leito oceânico, mas múltiplas delas.

Os investigadores agora concentram-se em tentar descobrir como exactamente é que o terramoto alterou o relevo do litoral. Até agora há indícios de que a terra não se moveu apenas para cima, mas para os lados também.

Informações de GPS já mostraram que o Cabo Campbell, na região de Marlborough, se moveu pelo menos de dois a três metros na direção horizontal e sentido nordeste, e o marégrafo do local apontou para um aumento da maré de 90cm.

A série de abalos mudou também radiucalmente a estrutura do interior da Nova Zelândia, que ficou desfigurada com seis novas “cicatrizes” — grandes falhas geológicas em locais onde antes não existiam.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …