Terramoto na Nova Zelândia causou mudanças radicais no relevo do litoral

@skyrize / Twitter

Terramoto na Nova Zelândia causou mudanças radicais no relevo do litoral

Terramoto na Nova Zelândia causou mudanças radicais no relevo do litoral

O terramoto de magnitude 7.8 que sacudiu a Nova Zelândia na última segunda-feira foi tão poderoso que levantou o leito do oceano em quase dois metros acima do nível da água, expondo sua textura interessante.

Na segunda-feira, a Ilha do Sul, na Nova Zelândia, foi palco de um dos terramotos mais poderosos da sua história, com uma magnitude de 7,8 na escala de Magnitude de Momento, MMS.

O terramoto causou centenas de novos tremores, tsunamis, deslizamentos de terra e uma série de outros cataclismos, e foi tão poderoso que levantou o leito do oceano quase dois metros acima do nível da água, expondo a sua textura interessante.

O fenómeno foi observado na pequena cidade de Kaikoura, e tudo aconteceu tão rapidamente que quando os moradores locais foram investigar, ainda havia pequenos animais marinhos a rastejar pelo solo elevado.

Diversos cientistas afirmaram que nunca tinham visto nada semelhante.

“Nunca vi isso num terramoto, é a primeira vez que observamos algo deste tipo”, afirma o geólogo marinho Joshu Mountjoy, investigador do Instituto Nacional de Pesquisa da Água e Atmosfera da Nova Zelândia.

“Vai demorar algum tempo até que isto regresse ao normal”, diz Mountjoy.

O terramoto deixou mais de mil habitantes locais e turistas isoladas por deslizamentos de terra. Duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Os efeitos do tremor de terra foram tão intensos porque houve dois tremores simultâneos, que aconteceram em falhas geológicas na ilha sul do País pouco depois da meia noite.

Agora os neozelandeses temem que outros tremores secundários sentidos no local sejam um indicador de que outro grande terramoto esteja por vir a qualquer momento no próximo mês.

Os efeitos do terramoto são visíveis em toda a costa de Kaikoura. O que mais impressiona foi a rapidez com que tudo aconteceu: entre 90 segundos e 2 minutos.

Mountjoy explica que não houve uma única ruptura no leito oceânico, mas múltiplas delas.

Os investigadores agora concentram-se em tentar descobrir como exactamente é que o terramoto alterou o relevo do litoral. Até agora há indícios de que a terra não se moveu apenas para cima, mas para os lados também.

Informações de GPS já mostraram que o Cabo Campbell, na região de Marlborough, se moveu pelo menos de dois a três metros na direção horizontal e sentido nordeste, e o marégrafo do local apontou para um aumento da maré de 90cm.

A série de abalos mudou também radiucalmente a estrutura do interior da Nova Zelândia, que ficou desfigurada com seis novas “cicatrizes” — grandes falhas geológicas em locais onde antes não existiam.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …