O planeta Terra pode ter matéria negra “cabeluda”

NASA / JPL-Caltech

Ilustração da NASA que mostra a Terra cercada por filamentos de matéria escura chamados “cabelos”

Uma nova ilustração divulgada pela NASA mostra que o nosso planeta se encontra cercado por filamentos de matéria escura, chamados de “cabelos”. Se os cientistas fossem capazes de descobrir a sua origem, poderiam usá-los para mapear corpos planetários.

Segundo a agência espacial norte-americana (NASA), matéria escura é uma substância invisível e misteriosa que constitui cerca de 27 por cento de toda a matéria e energia do universo.

Por outro lado, a matéria regular, que constitui tudo o que vemos à nossa volta, representa apenas cinco por cento do universo e o resto é energia escura – um estranho fenómeno associado à aceleração do nosso universo em expansão.

Com base em muitas observações da atração gravitacional em ação, cientistas têm a certeza de que existe matéria escura, apesar de esta nunca ter sido detetada diretamente.

A principal teoria é que a matéria escura é “fria”, o que significa que não se move muito e que não produz ou interage com a luz.

De acordo com cálculos feitos na década de 1990, a matéria escura forma “fluxos finos” de partículas que se movem à mesma velocidade e que orbitam galáxias como a nossa, relata a Tech Explorist.

“Uma corrente pode ser muito maior do que o próprio sistema solar e existem muitas correntes diferentes a cruzar a nossa vizinhança galáctica“, disse Prézeau, autor do artigo.

O investigador compara a formação de fluxos finos de matéria escura à mistura de chocolate e gelado de baunilha – se misturarmos uma colher de cada um, obtemos um padrão misto, mas continuamos a ver as cores individuais.

“Quando a gravidade interage com o gás frio da matéria escura durante a formação da galáxia, todas as partículas dentro de uma corrente continuam a viajar à mesma velocidade”, disse Prézeau.

Mas o que acontece quando uma dessas correntes se aproxima de um planeta como a Terra?

Prézeau usou simulações informáticas para descobrir que, quando um desses fluxos se aproxima de um planeta como a Terra, as partículas do fluxo concentram-se num filamento ultradenso, ou “cabelo”, de matéria escura – o que significa que devem existir muitos desses fios de cabelo a emergir da Terra.

Um fluxo de matéria regular não seria capaz de passa pela Terra e sair do outro lado. Mas, para a matéria escura, a Terra não é um obstáculo.

De acordo com as simulações de Prézeau, a gravidade da Terra focar-se-ia e dobraria o fluxo de partículas de matéria escura num fio de cabelo, estreito e denso.

Os “cabelos” que surgem a partir de planetas têm “raízes”, a concentração mais densa de partículas de matéria escura, e “pontas”, onde termina o cabelo.

Quando as partículas de um fluxo de matéria escura passam pelo núcleo da Terra, concentram-se na “raiz” de um fio de cabelo, onde a densidade das partículas é cerca de mil milhões de vezes maior.

A raiz do tal fio de cabelo deveria encontrar-se a cerca de um milhão de quilómetros de distância da superfície da Terra (duas vezes mais longe do que a lua).

“Se pudéssemos localizar a raiz desses fios de cabelo, poderíamos enviar uma sonda para lá e obter uma abundância de dados sobre a matéria escura“, disse Prézeau.

Outra descoberta fascinante dessas simulações informáticas é que as diferenças de densidade encontradas dentro do nosso planeta – do núcleo interno ao externo, do manto à crosta – seriam refletidas nos cabelos, que teriam “nós” correspondentes às transições entre as diferentes camadas da Terra.

Teoricamente, se fosse possível obter essa informação, os cientistas poderiam usar “fios de cabelo” de matéria escura para mapear as camadas de qualquer corpo planetário e até mesmo descobrir as profundezas dos oceanos nas luas geladas.

Os dados sobre a matéria escura “cabeluda” são baseados num estudo do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, publicado no Astrophysical Journal, em 2015.

  Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …