A Terra recebeu uma mensagem “alienígena” de Marte (e qualquer um a pode tentar descodificar)

1

Os cientistas simularam como seria receber uma mensagem enviada por extraterrestres e qualquer pessoa a pode tentar descodificar.

Como seria receber uma mensagem de extraterrestres? Foi para testar esta hipótese que uma equipa de cientistas e artistas decidiu usar uma nave espacial em torno de Marte para enviar uma mensagem complexa à Terra, simulando como seria receber uma verdadeira mensagem de extraterrestres.

O projecto “Um Sinal no Espaço” foi criado pela artista Daniela de Paulis e a mensagem foi enviada esta quarta-feira a partir do ExoMars Trace Gas Oribiter (TGO) da Agência Espacial Europeia, tendo chegado à Terra 16 minutos depois.

Os ficheiros recolhidos por cada telescópio foram publicados num servidor Filecoin específico que permite que o download seja feito em qualquer parte do mundo. Os dados em bruto conseguidos podem ser acedidos por qualquer pessoa, que se pode aventurar a tentar descodificar a mensagem, escreve o IFLScience.

Detetar uma mensagem alienígena seria revolucionário para a Humanidade e há estudos que indicam que a transparência total com a população é a melhor resposta a dar num cenário em que houve um primeiro contacto.

Os dados foram partilhados em bruto de propósito, sendo preciso algum conhecimento de codificação e do GitHub para se conseguir chegar a algum lado.

Já há pessoas que puseram as mãos à obra no serviço do Discord dedicado ao projeto para tentar simplificar os sinais de rádio. A equipa afirma que criou algo propositadamente difícil de descodificar e que vai exigir que se juntem pessoas com vários conhecimentos e experiências diferentes.

Quem quiser interessado em participar pode fazer o download dos ficheiros aqui e juntar-se ao grupo no Discord aqui.

Adriana Peixoto, ZAP //

1 Comment

  1. Isto so revela que o ser humano é um otario! Morremos à fome mas produzimos trampa no espaço! Quem teve a ideia deveria estar a construir casa e esgotos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.