“Terceiro braço” robótico consegue apanhar fruta (e perfurar uma parede)

Uma equipa de investigadores desenvolveu um “terceiro braço” robótico, capaz de nos transformar em verdadeiros super heróis da Marvel.

Com os avanços no campo da robótica, a utilização de membros mecânicos tem sido um dos assuntos mais discutidos entre a comunidade científica. Esta funcionalidade limita-se a tarefas leves que exigem pouco movimento, um paradigma que pode estar prestes a mudar.

Um projeto recentemente desenvolvido por uma equipa de cientistas da Universidade de Sherbrooke, no Canadá, em parceria com a empresa Exonetik, permite que qualquer pessoa tenha um terceiro braço para realizar diversas tarefas, como colher frutas de uma árvore ou, até, perfurar uma parede.

O braço robótico possui um sistema de movimento hidráulico e pode ser preso à cintura. O controlo do braço deve ser feito usando um dispositivo remoto conduzido por uma segunda pessoa.

O sistema tem três graus de liberdade, graças à presença de embraiagens e transmissões hidrostáticas. O objetivo da equipa da Universidade de Sherbrooke é “imitar o desempenho de um braço humano numa infinidade de aplicações industriais e domésticas”.

Catherine Véronneau, uma das investigadoras responsáveis pelo projeto, explicou ao Spectrum que a criação é totalmente segura. “Há um sistema que rapidamente deteta o momento em que uma pessoa tem contacto com o braço”, acionando imediatamente um sistema de segurança.

O equipamento, que pesa 4,2 quilogramas, consegue levantar até cinco quilos a uma velocidade máxima de 3,4 metros por segundo, sempre com a presença de um sensor que impede que o braço robótico bata no rosto da pessoa que o está a usar.

Além disso, os cientistas sugerem que a adição de alguns sensores pode permitir que o braço realize tarefas mais delicadas ou até colaborativas, como realizar reparos em equipamentos, por exemplo.

Mas, por enquanto, este terceiro braço robótico ainda não passa de um projeto em fase de testes. Ainda assim, o dispositivo pode abrir a porta ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras semelhantes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …