/

“Terceiro braço” robótico consegue apanhar fruta (e perfurar uma parede)

1

Uma equipa de investigadores desenvolveu um “terceiro braço” robótico, capaz de nos transformar em verdadeiros super heróis da Marvel.

Com os avanços no campo da robótica, a utilização de membros mecânicos tem sido um dos assuntos mais discutidos entre a comunidade científica. Esta funcionalidade limita-se a tarefas leves que exigem pouco movimento, um paradigma que pode estar prestes a mudar.

Um projeto recentemente desenvolvido por uma equipa de cientistas da Universidade de Sherbrooke, no Canadá, em parceria com a empresa Exonetik, permite que qualquer pessoa tenha um terceiro braço para realizar diversas tarefas, como colher frutas de uma árvore ou, até, perfurar uma parede.

O braço robótico possui um sistema de movimento hidráulico e pode ser preso à cintura. O controlo do braço deve ser feito usando um dispositivo remoto conduzido por uma segunda pessoa.

O sistema tem três graus de liberdade, graças à presença de embraiagens e transmissões hidrostáticas. O objetivo da equipa da Universidade de Sherbrooke é “imitar o desempenho de um braço humano numa infinidade de aplicações industriais e domésticas”.

Catherine Véronneau, uma das investigadoras responsáveis pelo projeto, explicou ao Spectrum que a criação é totalmente segura. “Há um sistema que rapidamente deteta o momento em que uma pessoa tem contacto com o braço”, acionando imediatamente um sistema de segurança.

O equipamento, que pesa 4,2 quilogramas, consegue levantar até cinco quilos a uma velocidade máxima de 3,4 metros por segundo, sempre com a presença de um sensor que impede que o braço robótico bata no rosto da pessoa que o está a usar.

Além disso, os cientistas sugerem que a adição de alguns sensores pode permitir que o braço realize tarefas mais delicadas ou até colaborativas, como realizar reparos em equipamentos, por exemplo.

Mas, por enquanto, este terceiro braço robótico ainda não passa de um projeto em fase de testes. Ainda assim, o dispositivo pode abrir a porta ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras semelhantes.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.