“Terceiro braço” robótico consegue apanhar fruta (e perfurar uma parede)

Uma equipa de investigadores desenvolveu um “terceiro braço” robótico, capaz de nos transformar em verdadeiros super heróis da Marvel.

Com os avanços no campo da robótica, a utilização de membros mecânicos tem sido um dos assuntos mais discutidos entre a comunidade científica. Esta funcionalidade limita-se a tarefas leves que exigem pouco movimento, um paradigma que pode estar prestes a mudar.

Um projeto recentemente desenvolvido por uma equipa de cientistas da Universidade de Sherbrooke, no Canadá, em parceria com a empresa Exonetik, permite que qualquer pessoa tenha um terceiro braço para realizar diversas tarefas, como colher frutas de uma árvore ou, até, perfurar uma parede.

O braço robótico possui um sistema de movimento hidráulico e pode ser preso à cintura. O controlo do braço deve ser feito usando um dispositivo remoto conduzido por uma segunda pessoa.

O sistema tem três graus de liberdade, graças à presença de embraiagens e transmissões hidrostáticas. O objetivo da equipa da Universidade de Sherbrooke é “imitar o desempenho de um braço humano numa infinidade de aplicações industriais e domésticas”.

Catherine Véronneau, uma das investigadoras responsáveis pelo projeto, explicou ao Spectrum que a criação é totalmente segura. “Há um sistema que rapidamente deteta o momento em que uma pessoa tem contacto com o braço”, acionando imediatamente um sistema de segurança.

O equipamento, que pesa 4,2 quilogramas, consegue levantar até cinco quilos a uma velocidade máxima de 3,4 metros por segundo, sempre com a presença de um sensor que impede que o braço robótico bata no rosto da pessoa que o está a usar.

Além disso, os cientistas sugerem que a adição de alguns sensores pode permitir que o braço realize tarefas mais delicadas ou até colaborativas, como realizar reparos em equipamentos, por exemplo.

Mas, por enquanto, este terceiro braço robótico ainda não passa de um projeto em fase de testes. Ainda assim, o dispositivo pode abrir a porta ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras semelhantes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …