Terapia com laser e bactéria marinha promete avanços no tratamento do cancro da próstata

Marcos Santos / USP

-

O Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, e a empresa Steba Biotech estão a desenvolver novo tratamento para o cancro da próstata que usa lasers e um medicamento feito de bactérias marinhas para eliminar os tumores, mas sem provocar efeitos colaterais.

De acordo com um artigo publicado pela revista médica The Lancet Oncology, os testes realizados em 413 homens revelam que metade dos indivíduos não apresentou quaisquer vestígios da doença depois do tratamento.

As terapias atuais, que envolvem cirurgia e radioterapia, têm frequentemente provocado impotência e diferentes graus de incontinência urinária nos homens – quase 90% dos pacientes desenvolvem disfunção erétil.

Segundo a BBC, estes efeitos colaterais podem explicar porque é que muitos homens não procuram tratamento nos estágios iniciais da doença, mudando de atitude apenas quando o cancro da próstata se desenvolve.

“Este novo tratamento muda tudo”, explica Mark Emberton, o cientista que testou a nova técnica no University College, de Londres.

O medicamento utilizado é feito de bactérias que vivem em regiões profundas do oceano, quase na escuridão, e que ativam suas toxinas quando são expostas à luz.

A intervenção com o laser é feita através da inserção de 10 fibras óticas na região do períneo – entre o ânus e os testículos – para alcançar a próstata.

Quando os lasers são ativados, o medicamento é injetado na corrente sanguínea e “mata” os tumores malignos.

A nova técnica foi realizada em 47 hospitais europeus e 49% dos pacientes entraram em remissão completa. Apenas 6% dos pacientes tiveram de remover a próstata, em comparação com 30% dos pacientes que não foram submetidos à terapia.

Os efeitos colaterais relativamente à potência sexual e à incontinência urinária duraram apenas três meses – e nenhum dos pacientes teve efeitos colaterais significativos após dois anos.

Um dos pacientes, Gerald Capon, de 68 anos, teve alta do hospital um dia após o tratamento e contou à BBC que “está totalmente curado”.

“Sinto-me extremamente sortudo por ter sido aceite para esta experiência. Sinto que vou poder passar o resto da minha vida sem preocupações”, afirmou.

Segundo o cientista Mark Emberton, a procura de tratamento para o cancro da próstata era uma opção difícil entre os benefícios e as consequências.

“Os contras foram sempre os efeitos colaterais – a incontinência urinária e as dificuldades sexuais para a maioria dos homens. É uma grande transformação termos conseguido desenvolver um tratamento livre de sequelas”, acrescentou.

O cancro da próstata é a segunda causa de morte por doença no homem e é o cancro mais frequente nos homens acima dos 50 anos. Em Portugal, este cancro atinge anualmente entre 3.500 a 4 mil indivíduos, sendo que 1800 acabam por morrer.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …