Terapia com laser e bactéria marinha promete avanços no tratamento do cancro da próstata

Marcos Santos / USP

-

O Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, e a empresa Steba Biotech estão a desenvolver novo tratamento para o cancro da próstata que usa lasers e um medicamento feito de bactérias marinhas para eliminar os tumores, mas sem provocar efeitos colaterais.

De acordo com um artigo publicado pela revista médica The Lancet Oncology, os testes realizados em 413 homens revelam que metade dos indivíduos não apresentou quaisquer vestígios da doença depois do tratamento.

As terapias atuais, que envolvem cirurgia e radioterapia, têm frequentemente provocado impotência e diferentes graus de incontinência urinária nos homens – quase 90% dos pacientes desenvolvem disfunção erétil.

Segundo a BBC, estes efeitos colaterais podem explicar porque é que muitos homens não procuram tratamento nos estágios iniciais da doença, mudando de atitude apenas quando o cancro da próstata se desenvolve.

“Este novo tratamento muda tudo”, explica Mark Emberton, o cientista que testou a nova técnica no University College, de Londres.

O medicamento utilizado é feito de bactérias que vivem em regiões profundas do oceano, quase na escuridão, e que ativam suas toxinas quando são expostas à luz.

A intervenção com o laser é feita através da inserção de 10 fibras óticas na região do períneo – entre o ânus e os testículos – para alcançar a próstata.

Quando os lasers são ativados, o medicamento é injetado na corrente sanguínea e “mata” os tumores malignos.

A nova técnica foi realizada em 47 hospitais europeus e 49% dos pacientes entraram em remissão completa. Apenas 6% dos pacientes tiveram de remover a próstata, em comparação com 30% dos pacientes que não foram submetidos à terapia.

Os efeitos colaterais relativamente à potência sexual e à incontinência urinária duraram apenas três meses – e nenhum dos pacientes teve efeitos colaterais significativos após dois anos.

Um dos pacientes, Gerald Capon, de 68 anos, teve alta do hospital um dia após o tratamento e contou à BBC que “está totalmente curado”.

“Sinto-me extremamente sortudo por ter sido aceite para esta experiência. Sinto que vou poder passar o resto da minha vida sem preocupações”, afirmou.

Segundo o cientista Mark Emberton, a procura de tratamento para o cancro da próstata era uma opção difícil entre os benefícios e as consequências.

“Os contras foram sempre os efeitos colaterais – a incontinência urinária e as dificuldades sexuais para a maioria dos homens. É uma grande transformação termos conseguido desenvolver um tratamento livre de sequelas”, acrescentou.

O cancro da próstata é a segunda causa de morte por doença no homem e é o cancro mais frequente nos homens acima dos 50 anos. Em Portugal, este cancro atinge anualmente entre 3.500 a 4 mil indivíduos, sendo que 1800 acabam por morrer.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …

Chocos passaram num teste cognitivo desenvolvido para crianças

No ano passado, os chocos já tinham passado no teste do marshmallow, mas agora uma equipa de cientistas decidiu fazer uma nova experiência. Segundo o site Science Alert, o teste do marshmallow consiste em colocar uma criança numa …

Estranhos terramotos revelam vulcões ocultos debaixo do deserto do Utah

Duas estranhas sequências de terramotos, em setembro de 2018 e abril de 2019, chamaram a atenção dos cientistas para o deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Utah. As sequências de sismos, que incluíram os …