Terapia com laser e bactéria marinha promete avanços no tratamento do cancro da próstata

Marcos Santos / USP

-

O Instituto Weizmann de Ciências, em Israel, e a empresa Steba Biotech estão a desenvolver novo tratamento para o cancro da próstata que usa lasers e um medicamento feito de bactérias marinhas para eliminar os tumores, mas sem provocar efeitos colaterais.

De acordo com um artigo publicado pela revista médica The Lancet Oncology, os testes realizados em 413 homens revelam que metade dos indivíduos não apresentou quaisquer vestígios da doença depois do tratamento.

As terapias atuais, que envolvem cirurgia e radioterapia, têm frequentemente provocado impotência e diferentes graus de incontinência urinária nos homens – quase 90% dos pacientes desenvolvem disfunção erétil.

Segundo a BBC, estes efeitos colaterais podem explicar porque é que muitos homens não procuram tratamento nos estágios iniciais da doença, mudando de atitude apenas quando o cancro da próstata se desenvolve.

“Este novo tratamento muda tudo”, explica Mark Emberton, o cientista que testou a nova técnica no University College, de Londres.

O medicamento utilizado é feito de bactérias que vivem em regiões profundas do oceano, quase na escuridão, e que ativam suas toxinas quando são expostas à luz.

A intervenção com o laser é feita através da inserção de 10 fibras óticas na região do períneo – entre o ânus e os testículos – para alcançar a próstata.

Quando os lasers são ativados, o medicamento é injetado na corrente sanguínea e “mata” os tumores malignos.

A nova técnica foi realizada em 47 hospitais europeus e 49% dos pacientes entraram em remissão completa. Apenas 6% dos pacientes tiveram de remover a próstata, em comparação com 30% dos pacientes que não foram submetidos à terapia.

Os efeitos colaterais relativamente à potência sexual e à incontinência urinária duraram apenas três meses – e nenhum dos pacientes teve efeitos colaterais significativos após dois anos.

Um dos pacientes, Gerald Capon, de 68 anos, teve alta do hospital um dia após o tratamento e contou à BBC que “está totalmente curado”.

“Sinto-me extremamente sortudo por ter sido aceite para esta experiência. Sinto que vou poder passar o resto da minha vida sem preocupações”, afirmou.

Segundo o cientista Mark Emberton, a procura de tratamento para o cancro da próstata era uma opção difícil entre os benefícios e as consequências.

“Os contras foram sempre os efeitos colaterais – a incontinência urinária e as dificuldades sexuais para a maioria dos homens. É uma grande transformação termos conseguido desenvolver um tratamento livre de sequelas”, acrescentou.

O cancro da próstata é a segunda causa de morte por doença no homem e é o cancro mais frequente nos homens acima dos 50 anos. Em Portugal, este cancro atinge anualmente entre 3.500 a 4 mil indivíduos, sendo que 1800 acabam por morrer.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O Bennu "esconde" diferentes pedaços de outros asteróides na sua superfície

A espaçonave OSIRIS-REx da NASA avistou algumas rochas de cor estranhamente clara na superfície do asteróide Bennu. Depois de algumas investigações, os cientistas descobriram a razão: são fragmentos de um asteróide totalmente diferente e muito …

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …