/

Há uma teoria para saber quando é que Trump está a mentir

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

O fact-checker da CNN, Daniel Dale, diz ter descoberto uma maneira de saber quando é que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a mentir.

A premissa é simples e quase sempre eficaz, pelos vistos. De acordo com Daniel Dale, o mais recente fact-checker da CNN, Trump mente quase sempre que ao contar uma história, “ele chama a alguém de «senhor»“. O jornalista diz ter analisado centenas de discursos do presidente norte-americano e que detetou este padrão nas suas mentiras.

No ano passado, Dale também já tinha escrito no The Washington Post que após ouvir Donald Trump durante “tempo suficiente” é possível “sentir quando é que uma mentira está a chegar”.

Além disso, o fact-checker explica ainda, citado pelo HuffPost, que “se Trump afirma que estabeleceu algum tipo de recorde, provavelmente não o fez. Se Trump cita qualquer número, o número real é geralmente menor“.

Dale já confirmou 5276 mentiras ditas pelo presidente americano até junho deste ano. Através dessa análise, o jornalista canadiano detetou outra característica típica de quando Trump mente. Quando o chefe de estado americano está a ler um discurso e começa a improvisar, normalmente é porque está prestes a mentir.

Donald Trump não é a primeira vítima de Daniel Dale, já que no passado, o jornalista tinha dedicado várias horas a estudar as mentiras do mayor de Toronto, Rob Ford. De acordo com o jornal Expresso, o fact-checker chegou mesmo a ser ameaçado de ser processado pelo governante canadiano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.