Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, “não era Física”

(dr)

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física.

A Teoria da Relatividade transformou a compreensão científica sobre o Universo, mostrando-se válida em inúmeros procedimentos científicos recentemente publicados que envolvem medições do espetro solar ou até buracos negros.

Robert Mark Friedman, professor de História da ciência da Universidade de Oslo, na Noruega, vasculhou os arquivos do prémio sueco, tentando perceber por que motivo o trabalho mais célebre de Einstein não foi o suficiente para valer um Nobel.

Em declarações à emissora britânica BBC, o especialista recorda que Einstein foi indicado ao prémio por vários físicos internacionais por este mesmo trabalho, apontando alguma discriminação para justificar a não atribuição do prémio ao físico alemão.

“Houve, sem dúvida, algum preconceito contra Einstein e a sua teoria (…) Einstein era judeu, socialista, internacionalista e pacifista“, começou por dizer.

“[Os físicos internacionais] reiteram que o trabalho de Einstein era o mais importante no campo da Física desde Isaac Newton, compararam Einstein a Copérnico, insistiram que foi sem dúvida o trabalho mais significativo na Física durante anos e, portanto, [Einstein] deveria ser considerado para o prémio”.

Mas os argumentos dos especialistas internacionais não foram suficientes para o comité do Nobel, que tinha uma posição bastante firme. “As avaliações sobre a relatividade são escritas a partir da perspetiva de que Einstein estava errado”, continuou Friedman.

“O que [o comité] disse publicamente foi quea relatividade não era Física. Tratava-se de tempo e espaço e, portanto, era metafísica. E metafísica é filosofia e filosofia não é Física. Então, como é que lhe poderiam atribuir o prémio da Física?”.

Albert Einstein acabaria por receber o Prémio Nobel da Física anos mais tarde, em 1921, não pelo seu maior trabalho, mas por um efeito fotoelétrico menos conhecido.

O Prémio Nobel

O Prémio Nobel foi instituído no início do século XX a partir dos planos de Alfred Nobel, um industrial sueco que inventou a dinamite, tal como escreve a emissora britânica.

Inicialmente o prémio agraciava aqueles que trabalhavam no campo da Física, Química, Medicina, Literatura e Paz, sendo em 1968 acrescentado o Nobel da Economia.

Tal como explica a historiadora de Ciência Ruth Lewin Sime, este prémio da academia sueca é extremamente conceituado, sendo considerado o maior de todos os prémios.

“Um cientista será lembrado para sempre se estiver nesta lista de vencedores do Nobe (…) Uma das coisas que o Nobel faz é atribuir uma espécie de imortalidade. Esta é a natureza, a aura que envolve o Prémio Nobel”, explica.

Contudo, do outro lado da moeda, podem ser ofuscados cientistas e personalidades importantes que nunca o chegam a receber.  “À medida que a história avança, desaparecem gradualmente se estão nas sombras, tornando-se invisíveis”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …