Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, “não era Física”

(dr)

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física.

A Teoria da Relatividade transformou a compreensão científica sobre o Universo, mostrando-se válida em inúmeros procedimentos científicos recentemente publicados que envolvem medições do espetro solar ou até buracos negros.

Robert Mark Friedman, professor de História da ciência da Universidade de Oslo, na Noruega, vasculhou os arquivos do prémio sueco, tentando perceber por que motivo o trabalho mais célebre de Einstein não foi o suficiente para valer um Nobel.

Em declarações à emissora britânica BBC, o especialista recorda que Einstein foi indicado ao prémio por vários físicos internacionais por este mesmo trabalho, apontando alguma discriminação para justificar a não atribuição do prémio ao físico alemão.

“Houve, sem dúvida, algum preconceito contra Einstein e a sua teoria (…) Einstein era judeu, socialista, internacionalista e pacifista“, começou por dizer.

“[Os físicos internacionais] reiteram que o trabalho de Einstein era o mais importante no campo da Física desde Isaac Newton, compararam Einstein a Copérnico, insistiram que foi sem dúvida o trabalho mais significativo na Física durante anos e, portanto, [Einstein] deveria ser considerado para o prémio”.

Mas os argumentos dos especialistas internacionais não foram suficientes para o comité do Nobel, que tinha uma posição bastante firme. “As avaliações sobre a relatividade são escritas a partir da perspetiva de que Einstein estava errado”, continuou Friedman.

“O que [o comité] disse publicamente foi quea relatividade não era Física. Tratava-se de tempo e espaço e, portanto, era metafísica. E metafísica é filosofia e filosofia não é Física. Então, como é que lhe poderiam atribuir o prémio da Física?”.

Albert Einstein acabaria por receber o Prémio Nobel da Física anos mais tarde, em 1921, não pelo seu maior trabalho, mas por um efeito fotoelétrico menos conhecido.

O Prémio Nobel

O Prémio Nobel foi instituído no início do século XX a partir dos planos de Alfred Nobel, um industrial sueco que inventou a dinamite, tal como escreve a emissora britânica.

Inicialmente o prémio agraciava aqueles que trabalhavam no campo da Física, Química, Medicina, Literatura e Paz, sendo em 1968 acrescentado o Nobel da Economia.

Tal como explica a historiadora de Ciência Ruth Lewin Sime, este prémio da academia sueca é extremamente conceituado, sendo considerado o maior de todos os prémios.

“Um cientista será lembrado para sempre se estiver nesta lista de vencedores do Nobe (…) Uma das coisas que o Nobel faz é atribuir uma espécie de imortalidade. Esta é a natureza, a aura que envolve o Prémio Nobel”, explica.

Contudo, do outro lado da moeda, podem ser ofuscados cientistas e personalidades importantes que nunca o chegam a receber. “À medida que a história avança, desaparecem gradualmente se estão nas sombras, tornando-se invisíveis”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Macron agredido com bofetada. Ministério Público pede 18 meses de prisão

O Ministério Público pediu hoje uma pena de prisão de 18 meses para o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste da França. Esta bofetada, “completamente inadmissível” …

A nova tendência em Nova Iorque? Mesas separadas para clientes vacinados

Muitos proprietários do setor da restauração estão a criar zonas especiais para pessoas que já foram vacinadas contra a covid-19. O motivo? Os clientes querem sentir que estão novamente a viver no mundo antes da …

Todos os dias, ao meio-dia, uma arma é disparada em Hong Kong

Todos os dias, ao meio-dia, uma grande arma antiga é disparada em Hong Kong. E não, não tem nada a ver com guerra, conflitos ou protestos. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, a Jardine Noonday …

Dados de manifestantes em Lisboa enviados para a Rússia. "É muito grave"

O secretário-geral do PCP afirmou hoje, em Santarém, que, a confirmar-se, "tem gravidade" o envio, pela Câmara de Lisboa, de informação à Rússia sobre cidadãos daquele país que organizaram uma manifestação na capital portuguesa. Fernando …

Um petisco vietnamita de porco cru pode ajudar a manter os alimentos frescos

"Nem Chua", um petisco de porco fermentado muito popular no Vietname, está a ajudar os cientistas a desenvolver um conservante de alimentos seguro e totalmente natural. Nem Chua é comido cru, mas não causa intoxicação alimentar …

Três favoritos e dois anfitriões. Portugal no "Grupo da Morte" do Euro

Os campeões mundiais franceses, reforçados com Karim Benzema, vão enfrentar dois gigantes europeus, a Alemanha e Portugal, de Cristiano Ronaldo, num impressionante Grupo F que inclui também a Hungria, um dos onze países que recebem …

"Ministério da Verdade". Carta dos Direitos Digitais é lei digna de uma ditadura

A polémica Carta dos Direitos Digitais aprovada na Assembleia da República não reúne aprovação entre os especialistas e alguns não hesitam em considerá-la um "regresso à censura". A lei n.º 27/2021, que entra em vigor a …

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos, a propósito do Dia da Independência que se avizinha, comemorado a 4 de julho. De acordo com a cadeia televisiva CNN, esta segunda Estátua …

Cerveja grátis, donuts e lotarias. Os truques que estão a ajudar os EUA a alcançar imunidade de grupo

Um número crescente de estados, cidades e empresas está a oferecer incentivos para encorajar as pessoas a vacinarem-se. E as ofertas estão cada vez maiores e melhores. Nova Jérsia, por exemplo, está a pagar uma cerveja …

Euro 2020: aplicação da UEFA pode originar problemas nas bancadas

Revenda de bilhetes não é controlada. Adeptos que não vão aos jogos são incentivados a transferir os ingressos. A aplicação oficial da UEFA, que permite comprar bilhetes para o Europeu 2020, também permite passar os bilhetes …