Novas medições do espectro solar verificam a Teoria da Relatividade de Einstein

Gabriel Pérez Dias, SMM (IAC)

Representação artística do Sol, da Terra e da Lua com a curvatura do espaço-tempo da Relatividade Geral de Einstein sobre o espectro da luz solar refletida da Lua (em cores de azul a vermelho).

Uma equipa internacional de investigadores liderada pelo Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) mediu, com uma precisão sem precedentes, o desvio para o vermelho do Sol, uma alteração na frequência das linhas do espectro solar que é produzida quando a luz escapa do campo gravitacional do Sol a caminho da Terra.

Este trabalho, que verifica uma das previsões da Relatividade Geral de Einstein, será publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

A Teoria da Relatividade Geral, publicada por Albert Einstein entre 1911 e 1916, introduziu um novo conceito de espaço e tempo, ao mostrar que objetos massivos provocam uma distorção no espaço-tempo que é sentida como gravidade.

Desta forma, a teoria de Einstein prevê, por exemplo, que a luz viaja em caminhos curvos perto de objetos massivos, e uma consequência é a observação da Cruz de Einstein, quatro imagens diferentes de uma galáxia distante que está por trás de um objeto massivo mais próximo, e cuja luz é por ele distorcido.

Outros efeitos bem conhecidos da Relatividade Geral são a mudança gradual observada na órbita de Mercúrio devido à curvatura do espaço-tempo em torno do Sol “massivo”, ou o desvio para o vermelho, o deslocamento para o vermelho das linhas no espectro do Sol devido ao seu campo gravitacional.

O desvio para o vermelho é um efeito importante para os sistemas de navegação por satélite, como o GPS, que não funcionaria se a Relatividade Geral não entrasse nas equações. Este efeito depende da massa e do raio de um objeto, de forma que mesmo sendo maior para o Sol do que para a Terra, ainda é difícil de medir no espectro solar.

Em 1920, Einstein escreveu: “Para o Sol, o desvio para o vermelho teórico é de aproximadamente dois milionésimos do comprimento de onda“.

“Se este efeito realmente existe, é uma questão em aberto, e os astrónomos estão atualmente a trabalhar arduamente para a resolver. Para o Sol, a sua existência é difícil de julgar porque o efeito é tão pequeno”.

Para o medir, os cientistas usaram observações do espectro solar refletido da Lua, obtido com o instrumento HARPS (High Accuracy Radial-velocity Planet Searcher) usando a nova tecnologia de pente de frequência laser.

“Combinando a precisão do instrumento HARPS com o pente de frequência laser, pudemos medir com alta precisão a posição das linhas de ferro no espectro solar”, explica Jonay González Hernández investigador do IAC e autor principal do artigo. “Isto permitiu-nos verificar uma das previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, o desvio para o vermelho, até uma previsão de apenas alguns metros por segundo”.

“Novas medições com o pente de frequência laser acoplado ao espectrógrafo ESPRESSO, nos telescópios de 8,2 m do VLT, permitiram-nos melhorar estas medições,” acrescenta Rafael Rebolo, investigador, diretor do IAC e coautor do artigo.

CCVAlg // CCVAlg

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A teoria da relatividade geral de Albert Einstein é absolutamente assombrosa e tem passado, com elevada distinção, em todas as provas mais extremas a que é sujeita. Deduz-se, portanto, que é uma teoria perfeita e que explica a verdadeira natureza da gravidade, que não sendo uma força é simplesmente a manifestação da curvatura ou distorção do espaço-tempo. Daí o facto de nunca poder ser possível a fusão da teoria padrão ou quântica com a teoria da gravidade de Einstein; pois a primeira envolve forças e as respetivas partículas portadoras( gluão, fotão, W e Z), e a segunda não é de todo uma força, logo não pode haver casamento. Há, no entanto, uma questão que eu considero fundamental: de que é realmente feito o ” tecido ” espacial para obrigar os corpos celestes a fazer as trajectórias que descrevem?

  2. Isto é apenas uma teoria, nada provado, nada perfeita, aliás não existe teoria perfeita, pois deixaria de ser uma teoria tornando-se um facto e não é o caso.

      • Caro Setnom, uma teoria não pode ter dois significados, tendo ela a origem que tiver.
        Teoria é teoria, eu posso reproduzir uma teoria com todos os calculos, etc. necessários à teoria mas continua a ser uma teoria. Neste caso os únicos factos seriam os cálculos, etc. e não a teoria, pois esta é um “pensamento” que surge dos factos que mencionei atrás, no entretanto não prova que o pensamento é um facto. Ou seja, uma teoria não é uma certeza embora se utilizem mecanismos para provar a teoria como teoria.

RESPONDER

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Entre um Porto "dominante" e "ineficaz", a bicicleta de Taremi foi um "inútil golo de bandeira"

A imprensa internacional realça a boa prestação do FC Porto e o golo de bandeira de Taremi, que acabou por revelar-se insuficiente para dar continuidade às aspirações portistas. O FC Porto está fora da Liga dos …

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Sob o mote da "prudência", especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …