As tempestades marcianas podem criar “faíscas” elétricas (brilhantes e roxas)

NASA

As tempestades de areia do Planeta Vermelho podem brilhar no escuro. Segundo os cientistas, o atrito das partículas de areia pode criar pequenos “raios”, como os que ocorrem dentro das nuvens de gás e cinzas que emergem de vulcões em erupção.

Quando uma tempestade de areia assola Marte, o ar pode crepitar brilhantes partículas de luz roxa, resultantes da colisão de partículas de poeira carregadas estaticamente. Esta é a mais recente conclusão de uma investigação, cujo artigo científico será publicado na Icarus, este mês.

De acordo com a Space, estas faíscas coloridas são inofensivas. No entanto, a presença de forças eletrostáticas no Planeta Vermelho pode ter implicações abrangentes no entendimento geral da atmosfera marciana e do seu potencial para sustentar vida, disse Joshua Méndez Harper, geólogo da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.

“Pequenas faíscas podem catalisar a produção de produtos químicos capazes de impactar a presença de materiais orgânicos”, explicou o investigador em declarações ao Live Science. “Um artigo recente sugeriu que os percloratos – compostos tóxicos para muitas formas de vida – podem ser gerados por descargas em pequena escala.”

Brilho corona

Méndez Harpere e a sua equipa replicaram a atmosfera de baixa pressão de Marte dentro de recipientes de vidro e, para simular a poeira marciana, juntaram pequenos grãos de basalto vulcânico, com uma composição semelhante às rochas detetadas no Planeta Vermelho. A equipa também usou jatos de dióxido de carbono para “agitar” as partículas.

Quando as rajadas de poeira começaram a “acender” a equipa ficou muito surpreendida. Os resultados indicam, nas palavras de Méndez Harper, que as tempestades de poeira marcianas podem estar “a estalar com eletricidade”.

Ao contrário do que acontece na Terra, as cargas em Marte nunca se acumulam ao ponto de formar longos filamentos de relâmpagos. Em vez disso, as tempestades de areia marcianas podem erguer-se com pequenas faíscas que fazem as nuvens grossas brilharem na cor roxa.

O efeito é chamado de “brilho corona”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …