/

Tempestade Jonas abranda finalmente e deixa para trás 23 mortos

Os fortes nevões provocados pela tempestade Jonas, que fez pelo menos 23 mortos na costa leste dos Estados Unidos, parecem ter começado finalmente a perder força este domingo.

A histórica tempestade cobriu de neve o leste do país na sexta-feira e no sábado, paralisando cidades como Nova York e Washington. Cerca de 85 milhões de pessoas foram afectadas, o que equivale a 25% da população do país.

Esta é já uma das três maiores tempestades de neve de sempre nos Estados Unidos.

Segundo o FlightAware, mais de 11 mil voos foram cancelados nos três dias de tempestade, dos quais 3.500 este domingo.

Os aeroportos de Nova Iorque, Filadélfia, Washington e Baltimore foram fechados e suspenderam todas as viagens.

Segundo as autoridades locais, pelo menos 23 pessoas morreram devido à tempestade, das quais cinco faleceram na região de Nova Iorque.

Houve seis vítimas na Carolina do Norte, cinco na Virgínia e duas no Kentucky.

Maryland, Arkansas, Ohio, Delaware e Washington registaram uma vítima cada um.

Muitas destas mortes resultaram de acidentes rodoviários ou de ataques cardíacos durante a tentativa de remover a neve das ruas.

Este foi caso das cinco vítimas em Nova Iorque e em Long Island, revelou o governador da capital ameriana, Andrew Cuomo, citado pela AFP.

Mais de 200.000 casas ficaram sem energia eléctrica. A tempestade – que ganhou a alcunha de Snowzilla – deixou 56 centímetros de neve acumulada em Washington.

Os 68 centímetros de neve que caíram num só dia sobre o Central Park, em Nova Iorque, tornam o Snowzilla o segundo maior nevão de que há registo, em 1869.

“Esta foi uma tormenta verdadeiramente histórica“, comentou o governador Cuomo.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.