Tempestade Jonas abranda finalmente e deixa para trás 23 mortos

Os fortes nevões provocados pela tempestade Jonas, que fez pelo menos 23 mortos na costa leste dos Estados Unidos, parecem ter começado finalmente a perder força este domingo.

A histórica tempestade cobriu de neve o leste do país na sexta-feira e no sábado, paralisando cidades como Nova York e Washington. Cerca de 85 milhões de pessoas foram afectadas, o que equivale a 25% da população do país.

Esta é já uma das três maiores tempestades de neve de sempre nos Estados Unidos.

Segundo o FlightAware, mais de 11 mil voos foram cancelados nos três dias de tempestade, dos quais 3.500 este domingo.

Os aeroportos de Nova Iorque, Filadélfia, Washington e Baltimore foram fechados e suspenderam todas as viagens.

Segundo as autoridades locais, pelo menos 23 pessoas morreram devido à tempestade, das quais cinco faleceram na região de Nova Iorque.

Houve seis vítimas na Carolina do Norte, cinco na Virgínia e duas no Kentucky.

Maryland, Arkansas, Ohio, Delaware e Washington registaram uma vítima cada um.

Muitas destas mortes resultaram de acidentes rodoviários ou de ataques cardíacos durante a tentativa de remover a neve das ruas.

Este foi caso das cinco vítimas em Nova Iorque e em Long Island, revelou o governador da capital ameriana, Andrew Cuomo, citado pela AFP.

Mais de 200.000 casas ficaram sem energia eléctrica. A tempestade – que ganhou a alcunha de Snowzilla – deixou 56 centímetros de neve acumulada em Washington.

Os 68 centímetros de neve que caíram num só dia sobre o Central Park, em Nova Iorque, tornam o Snowzilla o segundo maior nevão de que há registo, em 1869.

“Esta foi uma tormenta verdadeiramente histórica“, comentou o governador Cuomo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …