Ver televisão é bom para o planeta, revela estudo surpreendente

Ver documentários sobre a natureza aumenta o interesse das pessoas pelas plantas, estimulando o seu envolvimento com a botânica e a ecologia, revelou um novo estudo.

Cerca de 40% das espécies vegetais estão sob ameaça de extinção. As plantas que não são diretamente úteis são particularmente vulneráveis para os humanos, que não reconhecem a sua importância devido a um preconceito cognitivo conhecido como “disparidade na consciência das plantas”, relatou o Sci Tech Daily.

Embora os humanos se preocupem com animais ameaçados, as ameaças às plantas são mais difíceis de reconhecer e de enfrentar. Nos Estados Unidos (EUA), por exemplo, as plantas recebem menos de 4% do financiamento federal para espécies ameaçadas, apesar de constituírem 57% da lista.

Apesar de os cientistas não poderem estabelecer uma ligação clara entre os referidos programas de televisão e os esforços de conservação, os documentários sobre a natureza proporcionam uma forma direta de chegar a audiências de massas e de as envolver.

Num estudo divulgado recentemente na Annals of Botany, os investigadores analisaram se os documentários sobre a natureza promovem a consciência das plantas, o que pode, em última análise, aumentar o envolvimento do público nos programas de conservação de plantas.

Concentraram-se no “Green Planet”, um documentário da BBC de 2022, narrado por David Attenborough. O programa, visto por quase 5 milhões de pessoas no Reino Unido, apresenta uma diversidade de espécies vegetais, destacando a vegetação das florestas tropicais, ambientes aquáticos, desertos, e espaços urbanos.

O programa aborda também diretamente as preocupações ambientais, examinando os perigos das monoculturas invasivas e da desflorestação.

Os investigadores analisaram de que forma o documentário despertou o interesse pelas plantas, explorando o comportamento que as pessoas tinham nos motores de busca na altura da emissão.

Primeiro, identificaram as espécies que apareceram no programa e o momento em que tal ocorreu. Depois, verificaram as visualizações usando o Google Trends e a Wikipedia para as mesmas espécies, antes e depois dos episódios do documentário.

Os investigadores encontraram um efeito substancial do documentário na consciência e interesse dos espetadores pelas espécies vegetais retratadas. Cerca de 28,1% dos termos de pesquisa representando plantas mencionadas no “Green Planet” tiveram uma popularidade máxima no Reino Unido na semana após a transmissão, informação medida através do Google Trends.

Quase um terço das páginas da Wikipedia relacionadas com plantas mencionadas no documentário mostraram um aumento de visitas na semana após a emissão. A equipa notou ainda que as pessoas estavam mais propensas a fazer pesquisas sobre plantas que ocupavam mais tempo nos episódios.

“Penso que é essencial e fascinante aumentar a consciência pública sobre as plantas”, disse Joanna Kacprzyk, a primeira autora do estudo.

“Nesta investigação, mostramos que os documentários sobre a natureza podem aumentar a consciencialização do público em relação às plantas. Os nossos resultados também sugerem que os espetadores consideraram certas espécies de plantas particularmente fascinantes. Estas plantas poderiam ser utilizadas para promover os esforços de conservação das plantas e contrariar a alarmante perda da biodiversidade vegetal”, concluiu.