Teletrabalho: Coimbra é a cidade mais hospitaleira, Amora a mais barata

Empresa divulgou as cidades portuguesas que os “nómadas digitais” têm preferido, ao longo dos últimos tempos.

Primeiro, convém esclarecer o que são “nómadas digitais”, para os leitores que ainda não estão dentro do conceito.

Os nómadas digitais estão ligados directamente ao teletrabalho. São pessoas que trabalham sem estarem presentes num escritório, numa empresa.

Um regime, ou de trabalho exclusivamente remoto, ou de trabalho híbrido (alguns dias longe da empresa, alguns dias na empresa).

Mas, centrando no primeiro regime (só teletrabalho), muitas pessoas têm optado por trabalharem…onde quiserem. Não tem de ser necessariamente em casa. Desde que haja ligação à internet, na maioria dos casos, serve.

A plataforma Airbnb lembra que, só no ano passado, as estadias de longo prazo subiram quase 90% em Portugal, comparando com 2019, o último ano antes do aparecimento da pandemia em escala global. As estadias de longo prazo são as reservas feitas por, no mínimo, 28 noites.

As cidades portuguesas mais hospitaleiras – tendo em conta as revisões, as avaliações na plataforma – são Coimbra, Lagos e Portimão, por esta ordem. Ericeira, Funchal, Cascais, Albufeira, Porto, Quarteira e Lisboa fecham o top-10.

Noutra lista, a cidade mais económica é Amora. Seguem-se São Mamede de Infesta, Odivelas, Lisboa, Castelo Branco e Covlhã.

Já as cidades mais populares e mais bem equipadas são Lisboa, Porto e Lagos, à frente de Funchal, Albufeira, Portimão, Quarteira, Coimbra, Cascais e Vila Nova de Gaia.

Portugal foi o quarto país da Europa com maior percentagem de reservas de longa duração em 2021. Só Alemanha, Áustria e Espanha superam os números portugueses.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.