Telemóvel podia tramar Von der Leyen em investigação. Dados foram apagados

Patrick Seeger / EPA

Ursula Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia

Informações do telemóvel de Von der Leyen poderiam ser fundamentais para investigação a escândalo relacionado com contratações no Ministério da Defesa alemão. Dados do telemóvel foram todos apagados.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está a ser investigada devido à contratação de empresas de consultoria enquanto era ministra da Defesa da Alemanha. Há suspeitas que os contratos em causa revelaram-se lucrativos para o Ministério da Defesa e foram atribuídos a consultores externos sem a devida supervisão.

Segundo o POLITICO, acredita-se ainda que relações pessoais informais entre o ministérios e as empresas podem ter facilitado a celebração destes contratos.

Os membros da comissão parlamentar que estão a investigar o caso acreditavam que o telemóvel de von der Leyen poderia conter informações cruciais para desvendar a polémica. No entanto, soube-se esta sexta-feira que os dados do telemóvel foram apagados.

Ao que tudo indica, a comissão parlamentar andava a requerer a examinação do telemóvel desde fevereiro. Todavia, todos os dados do telemóvel foram apagados em agosto, aproximadamente na mesma altura em que a germânica deixou o Ministério da Defesa alemão e assumiu o cargo na Comissão Europeia.

“Não conseguimos encontrar documentos oficiais ou outros documentos a revelar por que o ministério contratou consultores externos […] então a suposição é que muita coisa aconteceu por mensagens“, disse o membro da comissão Alexander Müller.

“Desde fevereiro, insistimos que o telemóvel dela fosse examinado como parte da investigação e, durante meses, fomos informados [pelo Ministério] de que eles ainda estão à procura dele e não conseguem encontrá-lo“.

No passado, Ursula von der Leyen assumiu os “erros” cometidos ao contratar os consultores externos, mas nunca pôs em questão a transparência dos contratos. A justificação dada foi que se tratou de uma mistura de negligência, decisões ‘em cima do joelho’ e erros individuais.

Em relação à eliminação dos dados do telemóvel, o Ministério da Defesa alega que tudo foi feito “de acordo com os regulamentos internos”, sem, no entanto, justificar o porquê de não ter atentado ao pedido de examinação do telemóvel mais cedo.

Tobias Lindner, membro do parlamento alemão, diz que a eliminação dos dados do telemóvel foi um verdadeiro escândalo. “Temos de assumir que as autoridades destruíram provas. Este comportamento pode ter implicações criminais”, atirou. Além disso, apelou ao Ministério da Defesa para parar de inutilizar o trabalho da comissão parlamentar responsável por investigar o caso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …