Telemóvel poderá ter provocado a explosão em Lamego

Nuno André Ferreira / Lusa

-

Momento em que é feita a detonação de explosivos que ficaram por rebentar após a explosão na fábrica de pirotecnia na aldeia de Avões, em Lamego

As autoridades estão a investigar as causas da explosão numa fábrica de pirotecnia em Lamego, que causou 8 vítimas, e uma das hipóteses mais fortes é que o acidente tenha sido causado por um telemóvel.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que adianta que a utilização de um telemóvel perto dos dois veículos que estariam a ser carregados com material pirotécnico pode ter provocado a explosão.

O incidente fez oito vítimas, seis já confirmadas mortas e duas dadas como desaparecidas, uma vez que ainda não foram encontrados os respectivos vestígios biológicos, depois da explosão de elevadas dimensões.

Os investigadores que estão a estudar o caso acreditam que o uso de um telemóvel, num dia marcado por altas temperaturas e baixa humidade, pode ter tornado o material pirotécnico “instável”, levando-o a explodir, conforme sustenta o JN.

As Seguradoras estão também a avaliar o caso e já foi anunciada a possibilidade de os familiares das vítimas terem as indemnizações em risco, um dado que pode ser reforçado por esta teoria de que terá sido um telemóvel que provocou a explosão.

O acidente de Lamego foi o maior já registado em fábricas de pirotecnia em Portugal, e destroçou uma família – das oito vítimas, seis pertenciam à família do dono da fábrica, que também morreu nas explosões.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. As seguradoras agarram-se a qualquer coisa para não pagarem…e combustíveis líquidos não é a mesma coisa que pirotecnia…os ignorantes que fiquem calados em vez de inventarem.

    Vão ver para aprender : electricidade estática e gases que saem dos depósitos de combustível.

RESPONDER

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …