Explosão em fábrica de pirotecnia destruiu família (6 mortos confirmados)

Nuno André Ferreira / Lusa

Quatro pessoas morreram hoje na sequência de várias explosões numa fábrica de pirotecnia

Várias explosões numa fábrica de pirotecnia em Lamego fizeram oito vítimas.

Aumentou para seis o número de mortes confirmadas depois da explosão numa fábrica de pirotecnia em Avões, Lamego, no distrito de Viseu. Ainda há duas pessoas desaparecidas nos escombros num acidente que vitimou um total de 8 pessoas, seis das quais da mesma família.

A família Egas Sequeira, que era proprietária da fábrica de pirotecnia que explodiu, em Avões, nesta terça-feira, 4 de Abril, está destroçada depois do acidente fatal. Seis das oito vítimas do acidente pertencem a esta família e a tragédia só não foi maior porque a “mulher e uma das filhas do proprietário tinham saído do paiol minutos antes”, refere o Diário de Notícias.

Entre as vítimas mortais confirmadas estão Egas Sequeira, o dono da fábrica, a filha Susana e o genro Samuel. Os funcionários Vítor Costa e David Miguel terão também morrido. A identidade da sexta vítima ainda não foi divulgada.

Entre os desaparecidos estão o genro do dono da fábrica, Joaquim Pereira que era casado com Susana, e a sobrinha de Egas Sequeira, Ana Sofia Baptista.

“Os corpos estão irreconhecíveis”

A esposa de Vítor Costa, uma das vítimas mortais da explosão, conta à TSF que “rebentou tudo ao mesmo tempo”. “Os corpos estão irreconhecíveis, (os bombeiros) não sabem dizer quem são”, lamenta Fernanda Costa.

Setenta e cinco operacionais continuam no terreno “a fazer pesquisas numa área bastante grande”, revela o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, citado pela Lusa.

“A explosão foi de uma dimensão fora do normal e obriga a que tenha de ser batida uma área bastante grande para tentarmos ver se encontramos as pessoas desaparecidas”, refere o governante.

O Diário de Notícias adianta que o perímetro das buscas foi alargado dos 600 para os 800 metros, depois de a sexta vítima ter sido encontrada “a 200 metros do local da explosão”.

Autoridade para as Condições de Trabalho está a investigar

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) informou que já está a decorrer um inquérito à explosão que deixou a fábrica totalmente destruída.

Os bombeiros retomaram nesta quarta-feira de manhã trabalhos de pesquisa, procura e levantamento para perceber as causas do acidente. E a Polícia Judiciária também já foi chamada a investigar o caso.

No local estão também elementos dos Institutos de Medicina Legal de Coimbra e do Porto para proceder à identificação dos corpos.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, solidarizou-se com as famílias das vítimas e já está em Lamego, onde expressou “o pesar de todos os portugueses” pelo acidente que define como “uma desgraça”.

O primeiro-ministro António Costa expressou as condolências à família através do Twitter, notando que já telefonou ao presidente da Câmara Municipal de Lamego a lamentar o incidente e a disponibilizar “todo o apoio necessário” do governo.

A Câmara de Lamego anunciou ter decretado três dias de luto municipal pelas vítimas da explosão.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Penso que além do que já se fez há ainda muito a fazer no que toca a segurança nesta arte e até no hábito dos portugueses no lançamento de foguetes quanto a mim coisa desnecessária e perigosa e para que não tenhamos de andar toda a vida a lamentar mortes desnecessárias.

  2. Concordo plenamente Sr. Vasco, é uma arte perigosa a pirotecnia, há grandes riscos de morte em diversos lugares nessa produção, a fiscalização deve ser com maior rigor, para evitar outros acidentes.

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …