Explosão em fábrica de pirotecnia destruiu família (6 mortos confirmados)

Nuno André Ferreira / Lusa

Quatro pessoas morreram hoje na sequência de várias explosões numa fábrica de pirotecnia

Várias explosões numa fábrica de pirotecnia em Lamego fizeram oito vítimas.

Aumentou para seis o número de mortes confirmadas depois da explosão numa fábrica de pirotecnia em Avões, Lamego, no distrito de Viseu. Ainda há duas pessoas desaparecidas nos escombros num acidente que vitimou um total de 8 pessoas, seis das quais da mesma família.

A família Egas Sequeira, que era proprietária da fábrica de pirotecnia que explodiu, em Avões, nesta terça-feira, 4 de Abril, está destroçada depois do acidente fatal. Seis das oito vítimas do acidente pertencem a esta família e a tragédia só não foi maior porque a “mulher e uma das filhas do proprietário tinham saído do paiol minutos antes”, refere o Diário de Notícias.

Entre as vítimas mortais confirmadas estão Egas Sequeira, o dono da fábrica, a filha Susana e o genro Samuel. Os funcionários Vítor Costa e David Miguel terão também morrido. A identidade da sexta vítima ainda não foi divulgada.

Entre os desaparecidos estão o genro do dono da fábrica, Joaquim Pereira que era casado com Susana, e a sobrinha de Egas Sequeira, Ana Sofia Baptista.

“Os corpos estão irreconhecíveis”

A esposa de Vítor Costa, uma das vítimas mortais da explosão, conta à TSF que “rebentou tudo ao mesmo tempo”. “Os corpos estão irreconhecíveis, (os bombeiros) não sabem dizer quem são”, lamenta Fernanda Costa.

Setenta e cinco operacionais continuam no terreno “a fazer pesquisas numa área bastante grande”, revela o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, citado pela Lusa.

“A explosão foi de uma dimensão fora do normal e obriga a que tenha de ser batida uma área bastante grande para tentarmos ver se encontramos as pessoas desaparecidas”, refere o governante.

O Diário de Notícias adianta que o perímetro das buscas foi alargado dos 600 para os 800 metros, depois de a sexta vítima ter sido encontrada “a 200 metros do local da explosão”.

Autoridade para as Condições de Trabalho está a investigar

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) informou que já está a decorrer um inquérito à explosão que deixou a fábrica totalmente destruída.

Os bombeiros retomaram nesta quarta-feira de manhã trabalhos de pesquisa, procura e levantamento para perceber as causas do acidente. E a Polícia Judiciária também já foi chamada a investigar o caso.

No local estão também elementos dos Institutos de Medicina Legal de Coimbra e do Porto para proceder à identificação dos corpos.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, solidarizou-se com as famílias das vítimas e já está em Lamego, onde expressou “o pesar de todos os portugueses” pelo acidente que define como “uma desgraça”.

O primeiro-ministro António Costa expressou as condolências à família através do Twitter, notando que já telefonou ao presidente da Câmara Municipal de Lamego a lamentar o incidente e a disponibilizar “todo o apoio necessário” do governo.

A Câmara de Lamego anunciou ter decretado três dias de luto municipal pelas vítimas da explosão.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Penso que além do que já se fez há ainda muito a fazer no que toca a segurança nesta arte e até no hábito dos portugueses no lançamento de foguetes quanto a mim coisa desnecessária e perigosa e para que não tenhamos de andar toda a vida a lamentar mortes desnecessárias.

  2. Concordo plenamente Sr. Vasco, é uma arte perigosa a pirotecnia, há grandes riscos de morte em diversos lugares nessa produção, a fiscalização deve ser com maior rigor, para evitar outros acidentes.

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …