Famílias das vítimas de Lamego com indemnizações em risco

Nuno André Ferreira / Lusa

Explosões em fábrica de pirotecnia em Lamego fizeram 8 vítimas.

Explosões em fábrica de pirotecnia em Lamego fizeram 8 vítimas.

As famílias das oito vítimas das explosões numa fábrica de pirotecnia em Lamego, ainda não têm a certeza de que vão receber compensações, depois do trágico acidente.

O jornal Correio da Manhã (CM) apurou que há três contratos de seguro que podem ser accionados, designadamente, o seguro de responsabilidade civil, o seguro multirriscos e o seguro de acidentes de trabalho.

Neste momento, as Seguradoras contratadas pela Egas Sequeira Pirotecnia estão a avaliar as “condições particulares” e as “condições especiais” das apólices, para concluir que tipo de riscos estão seguros, conforme sublinha o CM.

O presidente do conselho directivo da Câmara Nacional dos Peritos Reguladores (CNPR),  Correia de Almeida, destaca no jornal que “uma forma rápida de compensar os familiares das vítimas da tragédia de Avões era a existência de um fundo de catástrofes (tal como existe em Espanha) que Portugal não tem”.

Assim, as famílias ficam à mercê da avaliação das seguradoras.

Buscas terminaram com suspeitas de oito mortos

Entretanto, as buscas pelos restos mortais das vítimas das explosões foram encerradas, após terem sido encontrados mais vestígios biológicos que podem apontar para a confirmação de oito mortos.

Até ao momento, foram confirmadas apenas seis mortes, havendo duas pessoas dadas como desaparecidas.

O Comandante Operacional Distrital de Viseu, Miguel David, explicou aos jornalistas que foram encontrados mais vestígios biológicos, mas que apenas a perícia legal confirmará se pertencem aos dois desaparecidos.

Miguel David também adiantou que os meios da Protecção Civil vão ser retirados do local, finalizando-se assim o período de buscas, ficando a zona a ser guardada pela GNR, para evitar a destruição de alguns vestígios que ainda restem.

Este foi o maior incidente registado em fábricas de pirotecnia em Portugal. Vinte e três pessoas morreram nos últimos 12 anos no país, em acidentes neste tipo de indústria.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,

    Antes de mais deixo as minhas condolências.

    Quanto aos seguros estas histórias repetem-se no dia a dia… As pessoas contratam seguros e cumprem com prazos de pagamento sob pena dos mesmos serem anulados e depois na hora das seguradoras cumprirem com as suas responsabilidades tudo é desculpa para atrasar, adiar ou não pagar nada.
    Se o Cliente tiver uma boa carteira de seguros as coisas são céleres pois não querem perder os clientes. Quando o Cliente é “fraco” as seguradoras fazem tudo para fugir às suas responsabilidades.
    Primeiro são as exclusões e as letras “pequeninas” e depois muitos dos seguros na prática pouco ou nada cobrem…

    Se houvesse um fundo de catástrofes todo era célere!!! E os seguros não podem ser? Só o são na hora de receber!!!
    Se houver fundos para tudo os seguros deixam de fazer sentido …

  2. Lá estão os gajos dos seguros a ver se fogem com “o ku á seringa”, agarrando-se ás letras miudinhas dos contratos….
    Cuidado com essa seita!

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …