Telemóveis podem identificar se está bêbado (só pela forma como caminha)

Uma equipa de cientistas utilizou smartphones para avaliar os níveis de embriaguez de 22 voluntários e concluiu que os detetores de movimento podem prevenir comportamentos de risco após ingestão de álcool.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, descobriu que o seu smartphone pode ser capaz de identificar se está bêbado só pela forma como caminha quando fica embriagado.

Os cientistas encontraram nos telemóveis mais modernos, equipados com sensores de movimento, verdadeiros aliados para detetar se uma pessoa está ou não alcoolizada, por forma a evitar riscos após ingestão de álcool.

“Trazemos connosco sensores poderosos para onde quer que vamos. Só precisamos de saber usá-los para melhor servir a saúde pública“, disse Brian Suffoletto, responsável pela experiência realizada na Universidade de Stanford, citado pelo IFL Science.

Suffoletto e a sua equipa pediram a 22 voluntários, com idades compreendidas entre os 21 e os 43 anos, para ingerir uma quantidade de vodca com um grau de álcool equivalente à ingestão de oito cervejas. Os telemóveis dos participantes foram presos à cintura antes de fazerem uma caminhada, para se entender os efeitos que a bebida estava a ter no seu comportamento.

De acordo com o artigo científico, publicado no dia 18 de agosto na Studies on Alcohol and Drugs, a equipa da universidade californiana conseguiu identificar que nove em cada dez participantes estavam acima do limite legal para conduzir, mesmo depois de terem parado de beber passadas várias horas.

Apesar de reconhecerem que o tamanho da amostra é pequeno, os cientistas admitem que estas conclusões mostram o quão valiosa pode ser uma ferramenta do nosso smartphone.

No futuro, a equipa quer que os smartphones possam alertar os utilizadores para os perigos que correm depois de ingerirem bebidas alcoólicas. “Gostaria de imaginar um mundo no qual as pessoas recebessem conselhos que as ajudasse a pararem de beber e a protegê-las de conduzir sob o efeito do álcool ou de praticarem sexo sem proteção”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …