/

Telemóveis podem identificar se está bêbado (só pela forma como caminha)

Uma equipa de cientistas utilizou smartphones para avaliar os níveis de embriaguez de 22 voluntários e concluiu que os detetores de movimento podem prevenir comportamentos de risco após ingestão de álcool.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, descobriu que o seu smartphone pode ser capaz de identificar se está bêbado só pela forma como caminha quando fica embriagado.

Os cientistas encontraram nos telemóveis mais modernos, equipados com sensores de movimento, verdadeiros aliados para detetar se uma pessoa está ou não alcoolizada, por forma a evitar riscos após ingestão de álcool.

“Trazemos connosco sensores poderosos para onde quer que vamos. Só precisamos de saber usá-los para melhor servir a saúde pública“, disse Brian Suffoletto, responsável pela experiência realizada na Universidade de Stanford, citado pelo IFL Science.

Suffoletto e a sua equipa pediram a 22 voluntários, com idades compreendidas entre os 21 e os 43 anos, para ingerir uma quantidade de vodca com um grau de álcool equivalente à ingestão de oito cervejas. Os telemóveis dos participantes foram presos à cintura antes de fazerem uma caminhada, para se entender os efeitos que a bebida estava a ter no seu comportamento.

De acordo com o artigo científico, publicado no dia 18 de agosto na Studies on Alcohol and Drugs, a equipa da universidade californiana conseguiu identificar que nove em cada dez participantes estavam acima do limite legal para conduzir, mesmo depois de terem parado de beber passadas várias horas.

Apesar de reconhecerem que o tamanho da amostra é pequeno, os cientistas admitem que estas conclusões mostram o quão valiosa pode ser uma ferramenta do nosso smartphone.

No futuro, a equipa quer que os smartphones possam alertar os utilizadores para os perigos que correm depois de ingerirem bebidas alcoólicas. “Gostaria de imaginar um mundo no qual as pessoas recebessem conselhos que as ajudasse a pararem de beber e a protegê-las de conduzir sob o efeito do álcool ou de praticarem sexo sem proteção”, disse.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.