Tecnologia inspirada em Star Wars permite aos robôs “sentir” objetos

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional de Singapura criou uma tecnologia pioneira de espuma inteligente que pode funcionar como o equivalente de pele humana para robôs.

Não só permite aos robôs “sentir” objetos, como a sua pele também regenera. Os cientistas chamam-lhe de AiFoam.

O material é altamente elástico e esponjoso, permitindo que seja incorporado facilmente numa peça, imitando a pele humana.

Consegue sentir objetos graças partículas microscópicas de metal e minúsculos elétrodos embutidos na espuma, permitindo medir as propriedades elétricas dos materiais dos quais se aproxima e alterando as suas próprias propriedades elétricas quando entra em contacto, explica a VICE.

Os elétrodos atuam como “nervos”, enviando sinais para um computador e permitindo que o robô reaja de acordo com a quantidade e a direção da força que está a ser aplicada. O estudo foi publicado na revista científica Nature Communications.

“As tecnologias robóticas requerem peles com sensor para se tornarem inteligentes o suficiente para funcionar bem com humanos”, disse o autor principal do estudo, Benjamin Tee, à VICE. “Isto pode significar que os robôs podem ser mais colaborativos e mais fáceis de interagir em diferentes tipos de ambientes sem muito esforço de programação”.

Se esta inovação parece retirada da ficção científica, não é por acaso. Tee confessa que se inspirou na saga Star Wars (“Guerra das Estrelas”), onde os robôs podem realizar cirurgias e as mãos protéticas têm pele.

Mais precisamente, o investigador inspirou-se na cena do filme “Star Wars: O Império Contra-Ataca”, em que a personagem principal Luke Skywalker perde a sua mão.

“Eu pensei, se a pele humana pode se autorreparar, podemos fazer o mesmo com as peles eletrónicas que um robô usa?”, contou Lee.

Em 2018, uma equipa de investigadores norte-americanos já tinha criado um novo tipo de “pele eletrónica” que se conseguia autorregenerar. A “pele” consiste num polímero com nanopartículas de prata, que lhe conferem força, estabilidade química e condutividade elétrica. Sensores embutidos medem a pressão, temperatura, humidade e fluxo do ar.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Vendas de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …

Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério. O naufrágio ocorreu há cerca de …