Tecnologia espacial usada para construir prótese robótica mais confortável (e menos barulhenta)

A nova prótese, que contém pequenos motores originalmente projetados para robôs da Estação Espacial Internacional (EEI), oferece um andar mais natural e uma execução mais silenciosa.

Com as próteses convencionais, os amputados têm de levantar ligeiramente a anca para conseguir levantar o pé protético. Como resultado, a marcha, além de ser menos natural, exige mais energia e pode causar danos nas articulações.

Em contraponto, as pernas robóticas proporcionam uma marcha mais confortável, ainda que a rigidez articular continue a ser uma desvantagem.

A nova prótese, criada por uma equipa de investigadores da Universidade do Michigan, consome, aproximadamente, metade da energia da bateria das pernas robóticas de última geração. O design aerodinâmico proporciona um joelho de balanço livre e frenagem regenerativa, que carrega a bateria gradualmente com a energia que é produzida quando o pé atinge o solo.

De acordo com a E&T Magazine, os motores das pernas robóticas precisam de ser o mais pequenos possível para que encaixem no mesmo espaço que um membro comum ocuparia. No passado, os engenheiros precisavam de usar pequenos motores e uma série de engrenagens para ampliar a força.



Mas havia um grande problema: o ruído. As engrenagens são barulhentas, ineficientes, aumentam o peso da prótese e dificultam o movimento das articulações. Já os motores projetados para a Estação Espacial Internacional (EEI) podem resolver este problema.

Um dos motores aciona o joelho, enquanto que o outro aciona o tornozelo. A eliminação das engrenagens reduziu o ruído e a frenagem regenerativa absorveu parte do choque quando o pé atinge o chão.

O próximo passo da equipa é melhorar os algoritmos de controlo que podem ajudar a perna a ajustar-se automaticamente a diferentes terrenos, mudanças de ritmo e transições entre diferentes tipos de atividades. O artigo científico com os resultados foi publicado na IEEE Transactions on Robotics.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …