Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea.

A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais em infraestruturas subterrâneas sofisticadas. Como tal, sistemas de iluminação fidedignos e acessíveis tornam-se uma prioridade.

O dispositivo é descrito pelos autores do estudo como uma lupa “inteligente”. O seu principal componente é uma esfera de acrílico que fica acima do solo e absorve a luz solar. Uma fibra ótica de plástico é colocado sob a esfera para recolher e transportar a luz solar concentrada para um local subterrâneo.

O processo é explicado num estudo publicado recentemente na revista científica Solar Energy.

A tecnologia é equipada com GPS para que a fibra ótica seja movida de acordo com a posição do Sol, de maneira a aproveitar ao máximo a exposição solar.

A equipa de investigadores equipou ainda a extremidade do cabo com uma lâmpada LED que produz luz artificial. Isto resolve o problema de quando o céu estiver nublado. No futuro, este dispositivo estará equipado com uma célula fotovoltaica de alta eficiência, que vai permitir armazenar mais energia para alimentar a lâmpada LED. Isto tornaria-o um dispositivo de energia zero, escreve o Big Think.

Isto significa que uma infraestrutura alimentada com este dispositivo produz energia renovável suficiente para atender às suas próprias necessidades de consumo.

Os resultados do estudo mostram que a avaliação da eficácia luminosa do dispositivo é mais do que o dobro das lâmpadas LED disponíveis no mercado.

“A eficácia luminosa de nosso dispositivo de baixo custo prova que ele é adequado para aplicações de iluminação de baixo nível, como estacionamentos, elevadores e passagens subterrâneas em cidades densas”, disse Charu Goel, autor principal do estudo, em comunicado citado pelo EurekAlert.

“Também é facilmente escalável. Como a capacidade de recolha de luz da lente da bola é proporcional ao seu tamanho, podemos personalizar o dispositivo para uma potência ótica de saída desejada, substituindo por uma bola maior ou menor”, acrescentou.

Como uma nação insular com uma população em rápido crescimento, a Singapura há anos que explora estratégias para usar o espaço subterrâneo com mais eficiência.

Singapura já construiu rodovias, estacionamentos e passagens subterrâneas e, em 2030, o governo espera expandir a sua infraestrutura subterrânea, incluindo centrais elétricas subterrâneas, estradas e ferrovias.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump começasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …