Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea.

A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais em infraestruturas subterrâneas sofisticadas. Como tal, sistemas de iluminação fidedignos e acessíveis tornam-se uma prioridade.

O dispositivo é descrito pelos autores do estudo como uma lupa “inteligente”. O seu principal componente é uma esfera de acrílico que fica acima do solo e absorve a luz solar. Uma fibra ótica de plástico é colocado sob a esfera para recolher e transportar a luz solar concentrada para um local subterrâneo.

O processo é explicado num estudo publicado recentemente na revista científica Solar Energy.

A tecnologia é equipada com GPS para que a fibra ótica seja movida de acordo com a posição do Sol, de maneira a aproveitar ao máximo a exposição solar.

A equipa de investigadores equipou ainda a extremidade do cabo com uma lâmpada LED que produz luz artificial. Isto resolve o problema de quando o céu estiver nublado. No futuro, este dispositivo estará equipado com uma célula fotovoltaica de alta eficiência, que vai permitir armazenar mais energia para alimentar a lâmpada LED. Isto tornaria-o um dispositivo de energia zero, escreve o Big Think.

Isto significa que uma infraestrutura alimentada com este dispositivo produz energia renovável suficiente para atender às suas próprias necessidades de consumo.

Os resultados do estudo mostram que a avaliação da eficácia luminosa do dispositivo é mais do que o dobro das lâmpadas LED disponíveis no mercado.

“A eficácia luminosa de nosso dispositivo de baixo custo prova que ele é adequado para aplicações de iluminação de baixo nível, como estacionamentos, elevadores e passagens subterrâneas em cidades densas”, disse Charu Goel, autor principal do estudo, em comunicado citado pelo EurekAlert.

“Também é facilmente escalável. Como a capacidade de recolha de luz da lente da bola é proporcional ao seu tamanho, podemos personalizar o dispositivo para uma potência ótica de saída desejada, substituindo por uma bola maior ou menor”, acrescentou.

Como uma nação insular com uma população em rápido crescimento, a Singapura há anos que explora estratégias para usar o espaço subterrâneo com mais eficiência.

Singapura já construiu rodovias, estacionamentos e passagens subterrâneas e, em 2030, o governo espera expandir a sua infraestrutura subterrânea, incluindo centrais elétricas subterrâneas, estradas e ferrovias.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …