Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea.

A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais em infraestruturas subterrâneas sofisticadas. Como tal, sistemas de iluminação fidedignos e acessíveis tornam-se uma prioridade.

O dispositivo é descrito pelos autores do estudo como uma lupa “inteligente”. O seu principal componente é uma esfera de acrílico que fica acima do solo e absorve a luz solar. Uma fibra ótica de plástico é colocado sob a esfera para recolher e transportar a luz solar concentrada para um local subterrâneo.

O processo é explicado num estudo publicado recentemente na revista científica Solar Energy.

A tecnologia é equipada com GPS para que a fibra ótica seja movida de acordo com a posição do Sol, de maneira a aproveitar ao máximo a exposição solar.

A equipa de investigadores equipou ainda a extremidade do cabo com uma lâmpada LED que produz luz artificial. Isto resolve o problema de quando o céu estiver nublado. No futuro, este dispositivo estará equipado com uma célula fotovoltaica de alta eficiência, que vai permitir armazenar mais energia para alimentar a lâmpada LED. Isto tornaria-o um dispositivo de energia zero, escreve o Big Think.

Isto significa que uma infraestrutura alimentada com este dispositivo produz energia renovável suficiente para atender às suas próprias necessidades de consumo.

Os resultados do estudo mostram que a avaliação da eficácia luminosa do dispositivo é mais do que o dobro das lâmpadas LED disponíveis no mercado.

“A eficácia luminosa de nosso dispositivo de baixo custo prova que ele é adequado para aplicações de iluminação de baixo nível, como estacionamentos, elevadores e passagens subterrâneas em cidades densas”, disse Charu Goel, autor principal do estudo, em comunicado citado pelo EurekAlert.

“Também é facilmente escalável. Como a capacidade de recolha de luz da lente da bola é proporcional ao seu tamanho, podemos personalizar o dispositivo para uma potência ótica de saída desejada, substituindo por uma bola maior ou menor”, acrescentou.

Como uma nação insular com uma população em rápido crescimento, a Singapura há anos que explora estratégias para usar o espaço subterrâneo com mais eficiência.

Singapura já construiu rodovias, estacionamentos e passagens subterrâneas e, em 2030, o governo espera expandir a sua infraestrutura subterrânea, incluindo centrais elétricas subterrâneas, estradas e ferrovias.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …