Nem carro nem avião: é a moto voadora do futuro (e atinge 200 km/h)

Volonaut

Volonaut Airbike

Imagine deslizar pelo trânsito da cidade, sem estar preso em engarrafamentos na estrada, mas simplesmente a planando sobre eles no ar com facilidade — graças a uma moto voadora a jato que combina velocidade, agilidade e design futurista.

A Volonaut Airbike, uma moto voadora a jato desenvolvida pelo empresário polaco Tomasz Patan, está a transformar esta visão em realidade.

Com uma velocidade máxima de 200 km/h e uma estrutura ultra-leve, este veículo inovador poderá mudar a forma como nos deslocamos nas cidades, tornando as viagens mais rápidas e fáceis.

Ao contrário de muitos dispositivos voadores pessoais que dependem de grandes e ruidosas hélices, a Volonaut Airbike usa um sistema de propulsão a jato.

Embora os detalhes técnicos exatos não tenham sido divulgados, o design da Airbike conjuga leveza extrema e agilidade.

O uso extensivo de fibra de carbono e peças impressas em 3D permite que o veículo pese apenas 39 kg sem condutor — cerca de sete vezes mais leve do que uma moto comum, que normalmente pesa cerca de 272 kg, o que torna a Airbike ágil e eficiente no ar.

A velocidade de até 200 km/h que pode atingir torna a Airbike mais rápida do que a maioria das motos no trânsito.

Apresenta um sistema de estabilização proprietário, com um computador de voo, que mantém automaticamente o pairar e proporciona facilidade de controlo para o condutor, e que permite que mesmo aqueles com experiência limitada em voo possam manusear a moto com segurança e confiança.

O design aberto e sem teto da Airbike oferece ao condutor uma vista de 360 graus sem obstruções, criando uma sensação de completa liberdade e imersão na experiência de voo. Além disso, a ausência de hélices giratórias significa que a Airbike pode navegar por espaços apertados com maior facilidade e segurança.

A silhueta elegante e futurista da Volonaut Airbike e o seu tamanho compacto evocam a imagem de uma moto voadora com que muitos sonham há anos. O seu design e desempenho dão vida a um conceito frequentemente visto em filmes e histórias sobre o futuro dos transportes.

Os vídeos promocionais da Volonaut apresentam até um condutor vestido como um Stormtrooper, destacando a semelhança da moto com os veículos voadores da cultura Star Wars. Esta referência divertida sublinha a combinação de tecnologia de ponta e design imaginativo da Airbike, diz a Fox News.

A revolucionária moto foi inventada pelo polaco Tomasz Patan, um engenheiro visionário com talento para criar veículos aéreos inovadores.

Patan é mais conhecido pelo Jetson One, um drone elétrico de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) com quatro rotores que pode transportar um piloto humano — que serviu agora de base ao desenvolvimento da Airbike.

O preço da moto voadora que que passámos a sonhar ainda é um mistério. Patan não revelou um custo oficial, mas se atendermos a que o Jetson One custava cerca de 85.000 €, podemos ter uma ideia aproximada de quanto poderá custar a Airbike.

Tendo em conta os materiais avançados utilizados na sua construção, a propulsão a jato e o sofisticado computador de voo envolvidos, é seguro assumir que a Airbike não será um veículo com preço acessível.

No entanto, como acontece com a maioria das novas tecnologias, os preços tendem a diminuir com o tempo à medida que a produção aumenta e os designs são refinados.

Portanto, embora possa começar por ser um gadget de alta gama para os primeiros adotantes e entusiastas, há esperança de que motos voadoras como esta possam tornar-se mais acessíveis nos próximos anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.