A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente.

O Tinder é provavelmente a dating app mais usada em todo o mundo, mas tem algumas lacunas que, por vezes, os seus utilizadores não consideram. Esse não é o caso de Himani Mehta, que depois de criar conta em 2016, reparou que não podia confiar em ninguém da aplicação, já que muitos usavam fotografias falsas.

Num casamento entre blockchain e Inteligência Artificial, novas aplicações de encontros estão a encontrar um nicho, oferecendo serviços mais seguros e transparentes. Blockchain é a base da tecnologia usada na Bitcoin, que tem como princípio a descentralização como medida de segurança.

O OZY dá o exemplo de sucesso da Ponder, uma dating app lançada em 2017, que conta com um conceito inovador e mais de 70 mil utilizadores. A aplicação móvel não só permite procurar pela sua cara-metade, como também fazer de ‘casamenteiro’. E o que se ganha com isso? Criptomoedas.

Cada vez que duas pessoas que você juntou dão ‘gosto’ uma na outra, ganha 10 dólares. Melhor ainda, se essas duas pessoas vierem um dia a casar, pode ganhar até mil dólares.

A empresa singapurense Viola.AI recorre ao blockchain para um reforço da segurança dos utilizadores. A aplicação consegue verificar a identidade das pessoas através de reconhecimento facial, criando um registo transparente, aberto e acessível a todos. A Inteligência Artificial identificava interesse em comuns para encontrar o parceiro ideal dos seus utilizadores.

Contudo, aplicações como estas ainda têm um longo caminho a percorrer até destronar o Tinder. A rapidez e simplicidade continua a captar a preferências de grande parte dos solteiros do mundo, que com apenas o deslizar de um dedo — por dia, são mais de 1,6 mil milhões no total — têm a possibilidade de corresponder com outra pessoa.

“Confiança e segurança vêm do blockchain, já que os utilizadores precisam de passar por um plataforma de gestão cívica” explicou Oliver Dale, editor-chefe da Blockonomi. Apesar de as pessoas, por vezes, desvalorizarem estes aspetos, é algo que devia ser tido em maior consideração.

Só em 2017, o FBI recebeu queixas de 15 mil fraudes amorosas, no valor de 210 milhões de dólares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …