A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente.

O Tinder é provavelmente a dating app mais usada em todo o mundo, mas tem algumas lacunas que, por vezes, os seus utilizadores não consideram. Esse não é o caso de Himani Mehta, que depois de criar conta em 2016, reparou que não podia confiar em ninguém da aplicação, já que muitos usavam fotografias falsas.

Num casamento entre blockchain e Inteligência Artificial, novas aplicações de encontros estão a encontrar um nicho, oferecendo serviços mais seguros e transparentes. Blockchain é a base da tecnologia usada na Bitcoin, que tem como princípio a descentralização como medida de segurança.

O OZY dá o exemplo de sucesso da Ponder, uma dating app lançada em 2017, que conta com um conceito inovador e mais de 70 mil utilizadores. A aplicação móvel não só permite procurar pela sua cara-metade, como também fazer de ‘casamenteiro’. E o que se ganha com isso? Criptomoedas.

Cada vez que duas pessoas que você juntou dão ‘gosto’ uma na outra, ganha 10 dólares. Melhor ainda, se essas duas pessoas vierem um dia a casar, pode ganhar até mil dólares.

A empresa singapurense Viola.AI recorre ao blockchain para um reforço da segurança dos utilizadores. A aplicação consegue verificar a identidade das pessoas através de reconhecimento facial, criando um registo transparente, aberto e acessível a todos. A Inteligência Artificial identificava interesse em comuns para encontrar o parceiro ideal dos seus utilizadores.

Contudo, aplicações como estas ainda têm um longo caminho a percorrer até destronar o Tinder. A rapidez e simplicidade continua a captar a preferências de grande parte dos solteiros do mundo, que com apenas o deslizar de um dedo — por dia, são mais de 1,6 mil milhões no total — têm a possibilidade de corresponder com outra pessoa.

“Confiança e segurança vêm do blockchain, já que os utilizadores precisam de passar por um plataforma de gestão cívica” explicou Oliver Dale, editor-chefe da Blockonomi. Apesar de as pessoas, por vezes, desvalorizarem estes aspetos, é algo que devia ser tido em maior consideração.

Só em 2017, o FBI recebeu queixas de 15 mil fraudes amorosas, no valor de 210 milhões de dólares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha em direto: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …

Braga faz testes gratuitos a quem trabalhou em Lisboa

As autoridades de Braga estão a proporcionar testes gratuitos de despistagem da covid-19 a trabalhadores do concelho que tenham estado a trabalhar na Área Metropolitana de Lisboa, indicaram hoje os promotores da iniciativa. Os testes realizam-se …

Botswana descobre diamante que pode ser o terceiro maior do mundo

A empresa de diamantes Debswana, que se situa no Botswana, anunciou a descoberta de uma pedra de 1.098 quilates que descreveu como a terceira maior do seu tipo em todo o mundo. Contudo, ainda é …

Hungria 1-1 França | Magiares travam campeões do Mundo

A Hungria empatou hoje 1-1 com a França, em encontro da segunda jornada do grupo F do Euro2020 de futebol em que travou a campeã mundial, algo desinspirada no ataque, graças a uma atuação organizada …