A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente.

O Tinder é provavelmente a dating app mais usada em todo o mundo, mas tem algumas lacunas que, por vezes, os seus utilizadores não consideram. Esse não é o caso de Himani Mehta, que depois de criar conta em 2016, reparou que não podia confiar em ninguém da aplicação, já que muitos usavam fotografias falsas.

Num casamento entre blockchain e Inteligência Artificial, novas aplicações de encontros estão a encontrar um nicho, oferecendo serviços mais seguros e transparentes. Blockchain é a base da tecnologia usada na Bitcoin, que tem como princípio a descentralização como medida de segurança.

O OZY dá o exemplo de sucesso da Ponder, uma dating app lançada em 2017, que conta com um conceito inovador e mais de 70 mil utilizadores. A aplicação móvel não só permite procurar pela sua cara-metade, como também fazer de ‘casamenteiro’. E o que se ganha com isso? Criptomoedas.

Cada vez que duas pessoas que você juntou dão ‘gosto’ uma na outra, ganha 10 dólares. Melhor ainda, se essas duas pessoas vierem um dia a casar, pode ganhar até mil dólares.

A empresa singapurense Viola.AI recorre ao blockchain para um reforço da segurança dos utilizadores. A aplicação consegue verificar a identidade das pessoas através de reconhecimento facial, criando um registo transparente, aberto e acessível a todos. A Inteligência Artificial identificava interesse em comuns para encontrar o parceiro ideal dos seus utilizadores.

Contudo, aplicações como estas ainda têm um longo caminho a percorrer até destronar o Tinder. A rapidez e simplicidade continua a captar a preferências de grande parte dos solteiros do mundo, que com apenas o deslizar de um dedo — por dia, são mais de 1,6 mil milhões no total — têm a possibilidade de corresponder com outra pessoa.

“Confiança e segurança vêm do blockchain, já que os utilizadores precisam de passar por um plataforma de gestão cívica” explicou Oliver Dale, editor-chefe da Blockonomi. Apesar de as pessoas, por vezes, desvalorizarem estes aspetos, é algo que devia ser tido em maior consideração.

Só em 2017, o FBI recebeu queixas de 15 mil fraudes amorosas, no valor de 210 milhões de dólares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …