Técnicos de exercício físico querem ser equiparados a paramédicos

Estela Silva / Lusa

A Associação Portuguesa de Técnicos de Exercício Físico (APTEF) está a promover publicamente os resultados de um parecer jurídico, solicitado a seu pedido, em que defende ser “evidente a possibilidade da equiparação da atividade dos Técnicos de Exercício Físico à atividade paramédica”.

Segundo noticiou esta quarta-feira o Expresso, esse parecer jurídico defende benefícios fiscais para os técnicos e para os portugueses que usufruam destes serviços.

O parecer realizado para a APTEF pela equipa da Abreu Advogados “evidenciou o facto de que a isenção de IVA aos Técnicos de Exercício Físico”, enquanto ‘profissões paramédicas’ permitirá, em casos concretos como na atividade de ‘personal trainers’, diminuir o valor cobrado pelo serviço.

Isso poderá “resultar numa procura de mais pessoas pela atividade física orientada, com possível reflexo direto nos custos de saúde suportados pelo Estado”, referiu em comunicado a associação de classe.

João Rego, presidente da APTEF, avançou que o tema não é novo, mas perante o resultado do parecer a associação irá insistir para que “o Estado assuma através de medidas práticas a posição que tem defendido de apoio à atividade física da população”.

“A posição expressa não está isolada, pois está em sintonia com o caminho que tem sido percorrido na Europa e Portugal não pode ficar atrás. O relatório da Organização Mundial de Saúde e da Comissão Europeia não deixou dúvidas na sua análise: apenas 33% da população adulta portuguesa tem uma atividade física suficiente, valores que descem para os 12% nos adolescentes. Valores muito abaixo de países como a República Checa, onde 66% da população adulta regista uma atividade física adequada”, sustentou o responsável.

João Reis adiantou que a posição apresentada pela APTEF está em sintonia com o setor, referindo que outras associações, como a Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal – Portugal Activo, se têm reunido com a associação dos profissionais de exercício físico para trabalharem em conjunto na promoção da atividade física em Portugal.

Segundo indicou, a equiparação irá possibilitar a inclusão da profissão na categoria de profissões paramédicas, passando assim a ser isenta de IVA, como as restantes promotoras de saúde. Isso “permitirá a redução drástica do valor do IVA cobrado por estes técnicos aos ginásios, o que poderá refletir-se, no limite, numa redução do valor das mensalidades destes estabelecimentos para benefício dos atuais e futuros utilizadores”.

A medida, de acordo com a APETF, pode ainda ajudar “a contrariar a tendência” para a insuficiente prática de exercício físico dos portugueses.

Em comunicado a associação remete para os dados do Eurobarómetro, divulgados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), que conclui que apenas 5% dos portugueses inquiridos disseram praticar regularmente atividades físicas, como andar de bicicleta, dançar ou fazer jardinagem, um valor bastante aquém da média europeia de 14%.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …