“Não é aceitável”. Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

Mário Cruz / Lusa

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas.

“O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, todavia, a afirmação de que o relatório de auditoria se limita ‘a uma avaliação de índole política’ carece de fundamento, não sendo por isso aceitável“, refere o TdC numa nota à comunicação social.

Em declarações à rádio TSF, o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, disse hoje que o relatório do TdC “não aponta qualquer ilegalidade no processo de financiamento do Ensino Superior, limita-se a uma avaliação geral, de lugares comuns, de índole política”.

Segundo o ministro, o relatório “é um elogio à burocracia e à ignorância, não enquadra o Ensino Superior português nos desafios da convergência com a Europa, faz apenas considerações de índole política”, sendo que “toda a informação fornecida mal foi usada”.

Na nota à comunicação social divulgada após as declarações do ministro, o TdC frisa que “continuará a cumprir as suas funções com respeito pelos princípios da independência, isenção e imparcialidade, em nome do superior interesse público, na defesa dos interesses dos cidadãos e contribuintes”.

Compete ao Tribunal de Contas, entre várias atribuições, fiscalizar a legalidade e regularidade das receitas e despesas públicas e apreciar a gestão financeira pública, com a nota a assinalar que a sua missão é feita “no respeito pelo princípio da separação de poderes”.

O relatório da auditoria revelou que o financiamento das instituições de Ensino Superior público ignorou a fórmula prevista na Lei de Bases que define as verbas a atribuir, assim como critérios de qualidade e desempenho das instituições.

O TdC auditou o modelo de financiamento do Ensino Superior através dos contratos de legislatura celebrados em 2016 — um com as universidades e outro com os institutos politécnicos — e concluiu que o financiamento “não decorreu de acordo com o previsto na Lei de Bases” do Financiamento do Ensino Superior.

A Lei de Bases, de 2003, define o modelo de financiamento das instituições, mas, segundo o relatório da auditoria, algumas das regras foram ignoradas, nomeadamente a fórmula de financiamento e os critérios de qualidade e desempenho.

Os auditores recomendaram ao ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior para que passe a assegurar o cumprimento da lei ou então que a altere.

Manuel Heitor afirmou que é ao Parlamento que cabe “discutir o interesse de uma revisão da Lei de Bases do Financiamento” do Ensino Superior.

No contraditório, o ministério criticou o âmbito do relatório, considerando que “não está na esfera jurídica do Tribunal de Contas a apreciação do mérito e ou oportunidade das soluções normativas que os órgãos de soberania com competência legislativa adotam”.

Criticas que o TdC refutou lembrando que tal avaliação está prevista nas suas competências, segundo a Lei de Organização e Processo do Tribunal de Contas.

Em comunicado hoje divulgado de madrugada, após serem conhecidas as conclusões do TdC, o Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior assegurou que a Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior “tem sido integralmente cumprida” e que a “transparência e o detalhe da execução do programa orçamental são adequados, sendo públicos e escrutináveis”.

O TdC esclareceu, na nota à comunicação social, que a auditoria “visou apreciar em que medida o financiamento proveniente do Orçamento do Estado promove a eficiência das instituições de Ensino Superior”, assim como “examinar a eficácia do respetivo acompanhamento, seu controlo e transparência”.

“Desta forma, incidiu apenas sobre atos e contratos de gestão/administração — como o são os contratos referidos — apreciando a sua conformidade legal, bem como a sua economia, eficiência e eficácia”, sublinha o Tribunal de Contas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …