Taxistas paralisam Paris em protesto contra Uber

Centenas de táxis convergiram esta quinta-feira para os aeroportos e principais vias de circulação de Paris e das principais cidades francesas para denunciar a “concorrência selvagem” da aplicação móvel UberPOP, de transporte privado, criando fortes perturbações no trânsito.

Num clima tenso, segundo a agência de notícias francesa AFP, centenas de táxis concentraram-se, logo às primeiras horas da manhã, em torno do aeroporto Roissy-Charles-De-Gaulle, a norte de Paris, bloqueando os acessos a três terminais.

Na capital francesa, os acessos à Gare du Nord (estação de comboios) estavam também bloqueados pela ação dos motoristas de táxi, relatou a AFP.

“O objetivo é ocupar o espaço”, declarou o responsável da central sindical CGT Karim Asnoun. Abdel Ghalfi, do sindicato CFDT, disse que os taxistas pretendem fazer passar “mensagens fortes”, até porque se “viram obrigados a passar a uma fase de radicalismo” no protesto.

Cerca das 5h de Lisboa, as forças antimotim foram obrigadas a intervir para desimpedir a via circular de Paris (“le périphérique”), que estava bloqueada numa das suas portas mais utilizadas, a oeste, perante um cheiro a fumo e num ambiente de explosões de petardos e de caixotes do lixo tombados.

No “périphérique”, um motorista de VTC (viaturas de transporte com condutor) viu os seus pneus furados e foi obrigado a sair da sua carrinha, que os grevistas tentaram em seguida virar, antes da intervenção das forças de segurança, relatou um jornalista da AFP.

Em Toulouse (sudoeste de França), uma quarentena de táxis bloqueavam o case à estação de comboios cerca das 06:00 e uma centenas de outros retardavam o acesso ao aeroporto.

Em Marselha, no sul, a mobilização dos taxistas perturbou a circulação nas vias de acesso ao aeroporto, numa altura em que uma centena de veículos “filtravam” a entrada num túnel rodoviário.

Os taxistas, que respondem ao apelo à mobilização do conjunto dos seus sindicatos, exigem a suspensão do serviço UberPOP e a aplicação das leis que proíbem o transporte clandestino de passageiros.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …