Taxistas paralisam Paris em protesto contra Uber

Centenas de táxis convergiram esta quinta-feira para os aeroportos e principais vias de circulação de Paris e das principais cidades francesas para denunciar a “concorrência selvagem” da aplicação móvel UberPOP, de transporte privado, criando fortes perturbações no trânsito.

Num clima tenso, segundo a agência de notícias francesa AFP, centenas de táxis concentraram-se, logo às primeiras horas da manhã, em torno do aeroporto Roissy-Charles-De-Gaulle, a norte de Paris, bloqueando os acessos a três terminais.

Na capital francesa, os acessos à Gare du Nord (estação de comboios) estavam também bloqueados pela ação dos motoristas de táxi, relatou a AFP.

“O objetivo é ocupar o espaço”, declarou o responsável da central sindical CGT Karim Asnoun. Abdel Ghalfi, do sindicato CFDT, disse que os taxistas pretendem fazer passar “mensagens fortes”, até porque se “viram obrigados a passar a uma fase de radicalismo” no protesto.

Cerca das 5h de Lisboa, as forças antimotim foram obrigadas a intervir para desimpedir a via circular de Paris (“le périphérique”), que estava bloqueada numa das suas portas mais utilizadas, a oeste, perante um cheiro a fumo e num ambiente de explosões de petardos e de caixotes do lixo tombados.

No “périphérique”, um motorista de VTC (viaturas de transporte com condutor) viu os seus pneus furados e foi obrigado a sair da sua carrinha, que os grevistas tentaram em seguida virar, antes da intervenção das forças de segurança, relatou um jornalista da AFP.

Em Toulouse (sudoeste de França), uma quarentena de táxis bloqueavam o case à estação de comboios cerca das 06:00 e uma centenas de outros retardavam o acesso ao aeroporto.

Em Marselha, no sul, a mobilização dos taxistas perturbou a circulação nas vias de acesso ao aeroporto, numa altura em que uma centena de veículos “filtravam” a entrada num túnel rodoviário.

Os taxistas, que respondem ao apelo à mobilização do conjunto dos seus sindicatos, exigem a suspensão do serviço UberPOP e a aplicação das leis que proíbem o transporte clandestino de passageiros.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …