/

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

1

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público.

De acordo com um relatório da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), citado pelo diário esta terça-feira, esta é a taxa de sucesso mais elevada de sempre no ensino profissional.

No ano passado, o ano letivo para o qual existem os dados mais atualizados, cerca 19.500 estudantes completaram a sua formação em três anos. Em 2014/15, tinham sido apenas 15.600. O número “tem vindo a aumentar gradualmente”, pode ler-se no documento.

“Os dados revelam melhorias muito significativas no ensino profissional”, diz o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em declarações ao jornal Público. “Nunca é demasiado sublinhar que a valorização do ensino profissional implica fazer com que esta seja uma via de ensino com a mesma qualidade e em plena igualdade com as demais”, apontou.

A retenção no ensino profissional tem tido uma “evolução positiva desde há mais de dez anos”, resultando agora na taxa de sucesso mais elevada de sempre, frisa, por sua vez, a investigadora da Universidade do Minho Fátima Antunes, citada pelo matutino.

Os números são mais positivos nas escolas profissionais privadas: na rede de escolas do Estado 59% dos alunos completam o curso nos três anos previstos, enquanto no setor privado esse valor é dez pontos percentuais mais elevado.

Segundo as mesmas estatísticas, entre os anos letivos 2014/2015 e 2017/2018, a taxa de abandono do ensino profissional baixou dois pontos percentuais.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.