TAP com prejuízo de 365,1 milhões no primeiro trimestre. Companhia prestes a fechar com novo CEO

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

A TAP perdeu 365,1 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, um período marcado por restrições nos voos e na mobilidade das pessoas. No próximo mês a companhia ficará a conhecer um novo CEO.

“Os resultados do primeiro trimestre de 2021 [1T21] foram significativamente afetados pelo impacto da covid-19”, refere a empresa num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“O resultado líquido foi negativo em 365,1 milhões, dos quais 109,8 milhões dizem respeito a diferenças de câmbio líquidas”, devido à desvalorização do euro face ao dólar.

Ainda assim, em termos homólogos, isto é, no primeiro trimestre do ano passado o prejuízo tinha sido maior – 395 milhões de euros. Registou-se também uma melhoria de 164,6 milhões face aos resultados negativos do último trimestre de 2020.

“Embora se tenham observado alguns sinais de recuperação da procura em janeiro, foram impostas restrições adicionais nos voos e à mobilidade das pessoas em fevereiro e em março nos países onde a TAP opera, que forçaram a empresa a ajustar a sua capacidade rapidamente. Assim, em 31 de janeiro, a TAP anunciou a suspensão de cerca de 93% da sua operação durante o mês de fevereiro de 2021”, diz ainda o comunicado.

Acrescenta ainda que nos primeiros meses do ano “a capacidade e os rendimentos operacionais [receitas] caíram 81% e 74% em termos homólogos, respetivamente”.

De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), para os próximos meses ”espera-se uma recuperação parcial da procura, com a redução das restrições nas viagens, apoiada pela implementação dos planos de vacinação e por procura reprimida”.

TAP vai ter novo CEO

Os acionistas da companhia aérea preparam-se para eleger órgãos sociais, no qual irá ser incluído o novo CEO e o novo representante dos trabalhadores. O mandato passa de três para quatro anos.

Com seis meses de atraso devido ao plano de reestruturação da companhia aérea, a assembleia geral (AG) de acionistas está marcada para as 15 horas de dia 24 de junho, de acordo com a convocatória a que o ECO teve acesso. Nessa altura, o nome do novo CEO já estará fechado.

Após a destituição de Antonoaldo Neves com a saída do acionista privado David Neeleman, o diretor de operações Ramiro Sequeira foi nomeado para o cargo de forma interina.

Como recorda o ECO, Governo sempre disse que o novo CEO só será conhecido após o plano de reestruturação da companhia aérea ter aprovação da Comissão Europeia e o atraso no “ok” de Bruxelas tem prolongado o processo de escolha.

  ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …