TAP pode precisar de 3,7 mil milhões de euros até 2024

Tiago Petinga / Lusa

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos

No pior cenário, o montante máximo da ajuda pública à TAP pode variar entre os 3.414 milhões de euros e 3.725 mil milhões de euros até 2024, avisa Pedro Nuno Santos.

O plano de reestruturação está a ser a apresentado esta sexta-feira e o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, avisou que, no pior cenário, as necessidades da TAP podem variar entre os 3.414 milhões e os 3.725 milhões de euros.

O apoio do Estado à companhia aérea vai variar entre 970 milhões e 1.074 milhões de euros e, de acordo com o governante, será dado através de garantia pública a um empréstimo junto de terceiros.

O pior cenário mencionado por Pedro Nuno Santos pode tornar-se uma realidade caso em 2024 a TAP não consiga financiar-se em mercado sem uma garantia pública. Na eventualidade de isto se vir a verificar, o ministro sugere que o montante de 3,4 mil milhões de euros deverá ser o mais realista.

Ainda assim, avisa que o país tem de estar preparado para os piores cenários, ou seja, a incapacidade de financiamento da TAP no mercado.

“Em 2021, a TAP precisará entre 970 milhões de euros e 1164 milhões de euros. É um intervalo que depois decorre do que acontecerá em 2021. Em princípio, em 2022 entre 473 milhões de euros e 503 milhões de euros, de necessidades de financiamento da TAP. Não quer dizer que terá de ser com garantia pública, queremos que a TAP já se possa financiar sozinha no mercado, mas temos de estar preparados como país para o pior cenário. Em 2023, entre 379 e 438. Em 2024, o último ano em que a TAP terá necessidade de financiamentos adicionais, 392 e 420 milhões de euros”, disse o ministro.

Citado pelo Observador, Pedro Nuno Santos diz que a insolvência foi um cenário estudado, mas “entrávamos num processo incontrolado e com custos imprevisíveis e que poderiam ser muito superiores se levassem à perda de slots (disponibilidade nos aeroportos para movimentos de aviões reservadas para a empresa)”.

“Foi avaliada e foi abandonada porque teria custos para o Estado e imprevisíveis para a nova companhia aérea”, acrescentou.

Pedro Nuno Santos foi ainda confrontado com a divergência entre si e António Costa no que toca à votação do plano de reestruturação da TAP no Parlamento. O governante disse que a sua vontade “é conhecida” e que “pouco mais há a dizer”.

“Em qualquer organização, empresa ou famílias, as pessoas não pensam todas da mesma maneira. Chegamos a resultados a partir de pontos de partida diferentes. Assunto arrumado”, explicou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …