Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando.

Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, o Tando consiste em três partes – os drones quadricóptero, ladrilhos montados no teto, onde os drones recarregam as suas baterias, e uma aplicação que permite aos utilizador gerir o sistema.

Quando não está a patrulhar, cada drone fica pendurado na parte inferior de um dos ladrilhos, mantido no lugar por um mecanismo de acoplamento patenteado. Quando é hora de começar a fazer as suas rondas (normalmente depois de os funcionários da empresa irem para casa), a aeronave cai do ladrilho e começa a voar para cima e para baixo pelos corredores e por toda a instalação.

Os drones funcionam como uma frota cooperativa, com vários outros a cobrir diferentes áreas. Assim, clientes com orçamentos ou edifícios mais pequenos podem simplesmente usar apenas um drone.

Utilizando câmaras de imagem ótica e térmica, os quadricópteros examinam continuamente o seu ambiente em 360 graus – mesmo quando estão acoplados a um bloco. Os dados são processados ​​em tempo real, utilizando algoritmos baseados em inteligência artificial num servidor baseado na nuvem.

Se anomalias como intrusos, incêndios ou objetos desconhecidos forem detetados, o administrador do sistema é notificado através da aplicação.

Em vez de usar GPS, os drones percorrem as instalações utilizando uma combinação de navegação visual – na qual reconhecem certos pontos de referência – e tecnologia do tipo LiDAR.

“O dispositivo está basicamente a ver o ambiente e também a sentir as distâncias e, portanto, sabe a sua localização precisa a qualquer momento”, disse Ofir Bar Levav, diretor de negócios da Indoor Robotics, de acordo com o NewAtlas.

O preço do sistema ainda não foi anunciado, embora Levav diga que deve ser consideravelmente mais barato do que as alternativas mais tradicionais, como guardas de segurança humanos, drones baseados no solo ou sensores estacionários.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …