Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando.

Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, o Tando consiste em três partes – os drones quadricóptero, ladrilhos montados no teto, onde os drones recarregam as suas baterias, e uma aplicação que permite aos utilizador gerir o sistema.

Quando não está a patrulhar, cada drone fica pendurado na parte inferior de um dos ladrilhos, mantido no lugar por um mecanismo de acoplamento patenteado. Quando é hora de começar a fazer as suas rondas (normalmente depois de os funcionários da empresa irem para casa), a aeronave cai do ladrilho e começa a voar para cima e para baixo pelos corredores e por toda a instalação.

Os drones funcionam como uma frota cooperativa, com vários outros a cobrir diferentes áreas. Assim, clientes com orçamentos ou edifícios mais pequenos podem simplesmente usar apenas um drone.

Utilizando câmaras de imagem ótica e térmica, os quadricópteros examinam continuamente o seu ambiente em 360 graus – mesmo quando estão acoplados a um bloco. Os dados são processados ​​em tempo real, utilizando algoritmos baseados em inteligência artificial num servidor baseado na nuvem.

Se anomalias como intrusos, incêndios ou objetos desconhecidos forem detetados, o administrador do sistema é notificado através da aplicação.

Em vez de usar GPS, os drones percorrem as instalações utilizando uma combinação de navegação visual – na qual reconhecem certos pontos de referência – e tecnologia do tipo LiDAR.

“O dispositivo está basicamente a ver o ambiente e também a sentir as distâncias e, portanto, sabe a sua localização precisa a qualquer momento”, disse Ofir Bar Levav, diretor de negócios da Indoor Robotics, de acordo com o NewAtlas.

O preço do sistema ainda não foi anunciado, embora Levav diga que deve ser consideravelmente mais barato do que as alternativas mais tradicionais, como guardas de segurança humanos, drones baseados no solo ou sensores estacionários.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …