Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando.

Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, o Tando consiste em três partes – os drones quadricóptero, ladrilhos montados no teto, onde os drones recarregam as suas baterias, e uma aplicação que permite aos utilizador gerir o sistema.

Quando não está a patrulhar, cada drone fica pendurado na parte inferior de um dos ladrilhos, mantido no lugar por um mecanismo de acoplamento patenteado. Quando é hora de começar a fazer as suas rondas (normalmente depois de os funcionários da empresa irem para casa), a aeronave cai do ladrilho e começa a voar para cima e para baixo pelos corredores e por toda a instalação.

Os drones funcionam como uma frota cooperativa, com vários outros a cobrir diferentes áreas. Assim, clientes com orçamentos ou edifícios mais pequenos podem simplesmente usar apenas um drone.

Utilizando câmaras de imagem ótica e térmica, os quadricópteros examinam continuamente o seu ambiente em 360 graus – mesmo quando estão acoplados a um bloco. Os dados são processados ​​em tempo real, utilizando algoritmos baseados em inteligência artificial num servidor baseado na nuvem.

Se anomalias como intrusos, incêndios ou objetos desconhecidos forem detetados, o administrador do sistema é notificado através da aplicação.

Em vez de usar GPS, os drones percorrem as instalações utilizando uma combinação de navegação visual – na qual reconhecem certos pontos de referência – e tecnologia do tipo LiDAR.

“O dispositivo está basicamente a ver o ambiente e também a sentir as distâncias e, portanto, sabe a sua localização precisa a qualquer momento”, disse Ofir Bar Levav, diretor de negócios da Indoor Robotics, de acordo com o NewAtlas.

O preço do sistema ainda não foi anunciado, embora Levav diga que deve ser consideravelmente mais barato do que as alternativas mais tradicionais, como guardas de segurança humanos, drones baseados no solo ou sensores estacionários.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …