Comissão sobre Tancos no Parlamento adiada para depois das eleições. “Foi a maioria do costume”

Paulo Cunha / Lusa

O ex-ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, com o primeiro-ministro, António Costa.

A reunião da comissão permanente pedida pelo PSD para debater Tancos só se vai realizar na próxima semana, ou seja, depois das eleições. A revelação foi feita por Fernando Negrão, líder da bancada parlamentar do PSD, com críticas à “maioria do costume”.

A conferência de líderes parlamentares analisou nesta quarta-feira o requerimento do PSD para que a Comissão Permanente da Assembleia da República seja convocada para um debate sobre Tancos, a que o PS se opõe em vésperas de eleições.

O pedido do PSD vai ter sequência, mas só “daqui a uma semana”, ou seja, depois das eleições marcadas para domingo, 6 de Outubro. A revelação foi feita por Fernando Negrão com o queixume de que “foi a maioria do costume” a adiar a discussão, referindo-se a PS, Bloco de Esquerda (BE) e PCP.

O BE já tinha adiantado que não rejeitaria a iniciativa do PSD que é defendida também pelo CDS-PP. O PCP também manifestou “toda a disponibilidade” para a realização da Comissão Permanente (CP) o mais breve possível.

A CP funciona fora do período de funcionamento efectivo da Assembleia da República (AR), com uma composição proporcional à representatividade dos grupos parlamentares.

O PSD requereu ao presidente da AR uma reunião “com carácter de urgência” da conferência de líderes para se marcar um debate sobre Tancos em CP, invocando uma “suspeita da conivência do primeiro-ministro”.

No requerimento dirigido a Eduardo Ferro Rodrigues, os sociais-democratas escrevem que a acusação do Ministério Público no processo de Tancos “afecta directamente um ex-membro do actual Governo, pondo a nu a existência de condutas extremamente graves no exercício dessas funções políticas que colidem com o compromisso assumido perante todos os portugueses de exercer com lealdade as funções que lhe foram confiadas”.

“É pouco crível que o ex-ministro da Defesa Nacional [Azeredo Lopes] não se tenha articulado, sobre este processo, com o responsável máximo do Governo, quando é público que o fez com um deputado do PS, o que levanta a suspeita da conivência do primeiro-ministro”, acrescentam os sociais-democratas.

Segundo o PSD, “à AR não só foram sonegadas informações no âmbito da sua competência de fiscalização do Governo no que se refere ao processo de Tancos, como este órgão de soberania terá sido inebriado pelo Governo com informações, no âmbito deste processo, que não correspondem minimamente à realidade”.

O PS reagiu a este requerimento através do deputado Pedro Delgado Alves, acusando o PSD de querer instrumentalizar a CP da AR e manifestou-se contra a sua convocação para um debate sobre Tancos em vésperas de eleições legislativas.

O deputado e vice-presidente da bancada socialista ressalvou, no entanto, que o PS respeitará a decisão que o presidente da AR tomar sobre esta matéria, ouvida a conferência de líderes.

 

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, além de apoiar a realização de um debate sobre Tancos, reivindicou o envio pelo Parlamento ao Ministério Público das declarações proferidas pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo anterior ministro da Defesa, Azeredo Lopes, sobre este caso.

Já o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou o presidente do PSD, Rui Rio, de tentar arranjar uma “bóia de salvação”, aproveitando politicamente o roubo das armas de Tancos, mas acrescentou que os comunistas têm “toda a disponibilidade” para que a CP da AR se reúna o mais breve possível.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O que é que este carapau de corrida esperava de parte das esquerdas???………. que alinhassem no plano maquiavélico com o único objectivo Eleitoral ?…PS-PSD e CDS merecem todos serem investigados por as mais diversas razões. Os Eleitores tem boa memoria das falcatruas cometidas por ambos e que PSD e CDS, silenciam habilmente !.. A Assembleia da Republica, dita “casa da Democracia”, parece-se mais com uma Sociedade de Advogados na qual cada um quer ser o dono do Gabinete!…. Esta campanha em particular já mete nojo!

  2. Fernando Negrão a que maioria do costume se refere?Quando o PCP e o BE se aliiam ao PPD e ao CDS na votação o PPD não fala que é a maioria do costume, Esqueceu-se quando o PPD/CDS eram governo e recusaram a ida ao Parlamento de ministros do vosso governo? Ou se for p PPD/CDS é bem feito se for os outros é mal feito?Como se o PPD,PS e CDS não fossem todos farinha do mesmo saco, só espero que os partidos do arco da governação ou do governam-se levem uma lição no dia & deste Mês que a votação em vocês seja baixa.

RESPONDER

Rios ocultos de água quente estão a derreter o gelo da Antártida

O gelo antártico está a ser desestabilizado por rios ocultos e invertidos de água quente que correm por baixo das plataformas, derretendo-as. Os cientistas conhecem estes canais basais nas plataformas de gelo há vários anos, mas …

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …