Comissão sobre Tancos no Parlamento adiada para depois das eleições. “Foi a maioria do costume”

Paulo Cunha / Lusa

O ex-ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, com o primeiro-ministro, António Costa.

A reunião da comissão permanente pedida pelo PSD para debater Tancos só se vai realizar na próxima semana, ou seja, depois das eleições. A revelação foi feita por Fernando Negrão, líder da bancada parlamentar do PSD, com críticas à “maioria do costume”.

A conferência de líderes parlamentares analisou nesta quarta-feira o requerimento do PSD para que a Comissão Permanente da Assembleia da República seja convocada para um debate sobre Tancos, a que o PS se opõe em vésperas de eleições.

O pedido do PSD vai ter sequência, mas só “daqui a uma semana”, ou seja, depois das eleições marcadas para domingo, 6 de Outubro. A revelação foi feita por Fernando Negrão com o queixume de que “foi a maioria do costume” a adiar a discussão, referindo-se a PS, Bloco de Esquerda (BE) e PCP.

O BE já tinha adiantado que não rejeitaria a iniciativa do PSD que é defendida também pelo CDS-PP. O PCP também manifestou “toda a disponibilidade” para a realização da Comissão Permanente (CP) o mais breve possível.

A CP funciona fora do período de funcionamento efectivo da Assembleia da República (AR), com uma composição proporcional à representatividade dos grupos parlamentares.

O PSD requereu ao presidente da AR uma reunião “com carácter de urgência” da conferência de líderes para se marcar um debate sobre Tancos em CP, invocando uma “suspeita da conivência do primeiro-ministro”.

No requerimento dirigido a Eduardo Ferro Rodrigues, os sociais-democratas escrevem que a acusação do Ministério Público no processo de Tancos “afecta directamente um ex-membro do actual Governo, pondo a nu a existência de condutas extremamente graves no exercício dessas funções políticas que colidem com o compromisso assumido perante todos os portugueses de exercer com lealdade as funções que lhe foram confiadas”.

“É pouco crível que o ex-ministro da Defesa Nacional [Azeredo Lopes] não se tenha articulado, sobre este processo, com o responsável máximo do Governo, quando é público que o fez com um deputado do PS, o que levanta a suspeita da conivência do primeiro-ministro”, acrescentam os sociais-democratas.

Segundo o PSD, “à AR não só foram sonegadas informações no âmbito da sua competência de fiscalização do Governo no que se refere ao processo de Tancos, como este órgão de soberania terá sido inebriado pelo Governo com informações, no âmbito deste processo, que não correspondem minimamente à realidade”.

O PS reagiu a este requerimento através do deputado Pedro Delgado Alves, acusando o PSD de querer instrumentalizar a CP da AR e manifestou-se contra a sua convocação para um debate sobre Tancos em vésperas de eleições legislativas.

O deputado e vice-presidente da bancada socialista ressalvou, no entanto, que o PS respeitará a decisão que o presidente da AR tomar sobre esta matéria, ouvida a conferência de líderes.

 

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, além de apoiar a realização de um debate sobre Tancos, reivindicou o envio pelo Parlamento ao Ministério Público das declarações proferidas pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo anterior ministro da Defesa, Azeredo Lopes, sobre este caso.

Já o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou o presidente do PSD, Rui Rio, de tentar arranjar uma “bóia de salvação”, aproveitando politicamente o roubo das armas de Tancos, mas acrescentou que os comunistas têm “toda a disponibilidade” para que a CP da AR se reúna o mais breve possível.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O que é que este carapau de corrida esperava de parte das esquerdas???………. que alinhassem no plano maquiavélico com o único objectivo Eleitoral ?…PS-PSD e CDS merecem todos serem investigados por as mais diversas razões. Os Eleitores tem boa memoria das falcatruas cometidas por ambos e que PSD e CDS, silenciam habilmente !.. A Assembleia da Republica, dita “casa da Democracia”, parece-se mais com uma Sociedade de Advogados na qual cada um quer ser o dono do Gabinete!…. Esta campanha em particular já mete nojo!

  2. Fernando Negrão a que maioria do costume se refere?Quando o PCP e o BE se aliiam ao PPD e ao CDS na votação o PPD não fala que é a maioria do costume, Esqueceu-se quando o PPD/CDS eram governo e recusaram a ida ao Parlamento de ministros do vosso governo? Ou se for p PPD/CDS é bem feito se for os outros é mal feito?Como se o PPD,PS e CDS não fossem todos farinha do mesmo saco, só espero que os partidos do arco da governação ou do governam-se levem uma lição no dia & deste Mês que a votação em vocês seja baixa.

RESPONDER

Vénus é um "planeta russo", diz o diretor da Roscosmos

O diretor da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitry Rogozin, disse na semana passada que Vénus é um "planeta russo", aludindo às expedições bem sucedida do seu país no planeta em meados dos anos 60, 70 …

Entrevista a Bruno Cunha, que quase morreu 7 vezes numa jogada

Postura descontraída, sorriso permanente, adora o voleibol e não procura maior reconhecimento. Bruno Cunha, 23 anos, internacional português. Reforçou a Fonte do Bastardo para a nova época e já foi uma das figuras no «jogo grande» …

Inventor português e Huawei chegam a acordo

O jornal Público avança esta sexta-feira que a produtora de telemóveis inteligentes Huawei chegou a acordo com Rui Pedro Oliveira, o empresário português que a acusava de lhe ter roubado uma ideia. Em causa estava …

OLX regista queda na procura de casas, mas oferta de imóveis subiu 228% em relação a 2019

A pandemia afetou várias áreas da economia e o setor imobiliário não fugiu à regra. De acordo com o Público, a procura de casas para alugar na plataforma OLX teve uma queda abrupta entre os …

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …