Também há moedas de 1 cêntimo a valer milhares de euros. Foi um erro de gravação

Além das moedas de dois euros há também moedas de 1 cêntimo a valer milhares. Neste caso, o valor não se prende com o facto de serem moedas comemorativas ou de edição limitada, mas sim com um erro de gravação.

O caso tem 15 anos. Aconteceu no ano de 2002, quando a Casa da Moeda italiana começou a emitir moedas de 1 cêntimo do mesmo tamanho que as moedas de 2 cêntimos – ou seja, com um diâmetro ligeiramente maior. Uma das faces destas moedas (de 1 cêntimo, mas com o diâmetro das de 2) está correto, mas a outra – que deveria ter a gravura em relevo do Castel del Monte, de Andria – representa a Mole Antonelliana, de Turim.

O Ministério Público de Itália levou a cabo uma investigação e verificou que um trabalhador tinha, propositadamente, introduzido a base das moedas de dois cêntimos nos kits de um cêntimo, com o objetivo de lucrar com isso no mercado dos colecionadores. Uma parte das moedas foi recolhida, mas ainda existem exemplares em circulação.

Uma destas moedas foi arrematada por 6.600 euros num leilão em Itália, em 2013. O valor justifica-se pela singularidade da moeda, que é considerada uma obra-prima no mercado dos colecionadores.

Além destas moedas, há moedas de dois euros avaliadas até 50 vezes o seu valor. São moedas comemorativas e de edição limitada. Ainda assim, foram cunhadas cerca de vinte mil exemplares, o que quer dizer que algumas ainda andam em circulação.

As moedas comemorativas têm curso legal no conjunto da área do euro, podendo – e devendo – ser aceites como qualquer outra moeda de euro. A maioria comemora o aniversário de acontecimentos históricos ou assinala eventos atuais de relevância histórica. A primeira moeda comemorativa de dois euros foi emitida pela Grécia, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.

As mais valiosas, a valer mais de 2.000 euros, marcam o 25.º aniversário da morte da princesa Grace Kelly do Mónaco.

O valor real é subjetivo, quanto menor for a sua cunhagem mais vale a moeda, ou então porque colecionadores ou especialistas acreditam no seu valor histórico e singularidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …