Cientistas fizeram nascer tamareiras a partir de sementes com dois mil anos

Cientistas conseguiram germinar novas plantas a partir de sementes de tamareira que perduraram em ruínas e cavernas antigas, em Israel, durante dois mil anos.

Segundo o Science Alert, os arqueólogos encontraram as sementes de tamareira (Phoenix dactylifera) numa antiga fortaleza construída pelo Rei Herodes e em cavernas entre as Montanhas da Judeia e o Mar Morto, em Israel.

De seguida, uma equipa de cientistas, liderada pela investigadora Sarah Sallon, da Hadassah Medical Organisation (HMO), selecionou as 34 sementes mais viáveis, sendo que uma delas foi separada como controle e as restantes foram embebidas em água e fertilizantes para incentivar a germinação.

Depois deste processo, uma delas foi danificada e, por isso, descartada. Sobraram então 32 sementes para serem plantadas. Destas, seis tiveram sucesso, tendo recebido até nomes: Jonah, Uriel, Boaz, Judith, Hannah e Adam.

Já com as plantas, os investigadores puderam levar a cabo testes e análises que não podiam realizar apenas com as sementes. Em primeiro lugar, recolheram fragmentos das cascas de sementes ainda agarradas às raízes das plantas e a datação por radiocarbono confirmou que as sementes têm entre 1800 e 2400 anos.

Além disso, realizaram análises genéticas das próprias plantas, comparando-as com um banco de dados genético de tamareiras atuais. Os resultados mostraram trocas de material genético de tamareiras do leste do Médio Oriente e do norte de África.

De acordo com o mesmo site, isto sugere que havia práticas agrícolas sofisticadas, ou seja, criação deliberada para introduzir certas características nas árvores cultivadas. Os investigadores também notaram que as sementes antigas eram até 30% maiores do que as de hoje, o que provavelmente significava que as tâmaras também eram maiores.

E, claro, o mais surpreendente é o facto de sementes tão antigas terem germinado. Se os cientistas conseguirem perceber como é que mantiveram a sua viabilidade, isto poderá ter implicações importantes para a agricultura.

O estudo foi publicado, esta quarta-feira, na revista científica Science Advances.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …