Antonio Tajani aceita chefiar Governo se Berlusconi vencer as eleições

european_parliament / Flickr

Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu

O presidente do Parlamento Europeu anunciou, esta quinta-feira, a sua disponibilidade para aceitar o convite de Silvio Berlusconi para dirigir o Governo italiano, em caso de vitória da coligação de direita e extrema-direita.

Agradeço o ato de estima de Berlusconi em relação a mim. Manifestei-lhe esta noite a minha disponibilidade para servir Itália. Agora, todas as outras decisões pertencem aos nossos concidadãos e ao Presidente da República”, escreveu Antonio Tajani no Twitter.

Na televisão, Berlusconi declarou-se “feliz” por anunciar a “boa nova”: o atual presidente do Parlamento Europeu “deu a sua disponibilidade para dirigir o próximo governo de centro-direita”.

O velho magnata da comunicação social, chefe de fila da Forza Italia (FI, centro-direita) e da coligação com a Liga, de Matteo Salvini (extrema-direita), e Fratelli de Itália, de Giorgia Meloni (extrema-direita), não pode ocupar qualquer cargo de direção público antes de 2019, devido a uma condenação em 2013 por fraude fiscal.

O nome de Tajani não recolhe a unanimidade no seio da coligação, uma vez que Salvini quer ficar à frente da Forza Italia e reclamar para si a chefia do Governo, enquanto a dirigente da Fratelli de Itália pretende uma mulher no cargo.

Segundo as últimas sondagens disponíveis – a sua publicação é proibida nos 115 dias anteriores ao escrutínio -, a coligação entre a direita e a extrema-direita está à frente, com 37% das intenções de voto, seguida pelo Movimento 5 Estrelas, populista, com 28%, e a coligação de centro esquerda, que se encontra no governo, com 27%.

As eleições em Itália ocorrem a 4 de março.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China atrasou partilha de mapa genético do novo coronavírus com a OMS

As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia esta terça-feira …

Mosaico romano do século III d.C encontrado intacto no norte de Itália

O piso de um mosaico romano, que os especialistas acreditam ser do século III d.C, foi encontrado intacto em Verona, cidade no norte de Itália. Depois de várias escavações fracassadas, o piso ornamentado foi encontrado junto …

Em 2012, Passos Coelho teve um "paraministro". Costa achou "um escândalo"

Enquanto primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho entregou três dossiês ao então responsável da Goldman Sachs e do FMI, António Borges. António Costa achou "um escândalo". Em 2012, o então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho entregou a António Borges …

Deputados obrigados a usar máscara mesmo nas intervenções orais no Parlamento

A Assembleia da República pediu um parecer à Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a opção de retirar a máscara durante as intervenções parlamentares. A partir desta semana, os deputados serão obrigatórios a manter a máscara …

Grávidas com covid-19 podem ter um maior risco de lesões na placenta

As mulheres que contraem a covid-19 durante a gravidez podem correr um maior risco de sofrer lesões na placenta, concluiu uma nova investigação. Comparativamente com as mulheres não infetadas com o novo coronavírus, as mulheres infetadas …

George Floyd morreu devido a asfixia, revela autópsia independente

A autópsia pedida pela família de George Floyd revelou que o afro-americano morreu de asfixia devido à compressão do pescoço e das costas quando um polícia de Minneapolis o pressionou contra o chão com o …

Bolsonaro falou com Trump sobre participação do Brasil no "novo G7". Canadá rejeita incluir Rússia

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse na segunda-feira que conversou com o seu homólogo dos Estados Unidos sobre a possibilidade de o Brasil fazer parte do novo modelo de G7 proposto por Donald Trump. “Conversei, na …

Estar à beira da morte é uma experiência feliz (e a razão pode estar no cérebro)

A comunidade científica tenta há muito tempo entender o motivo pelo qual as experiências de quase-morte (EQM) são descritas como "pacíficas" ou "felizes". Christof Koch, cientista do Instituto Allen de Ciêncis do Cérebro, considera que a …

Cientistas propõem desviar asteróides perigosos com naves cheias de rochas

Uma equipa de cientistas do Centro Nacional de Ciências Espaciais (NSSC) da Academia Chinesa apresentou uma nova técnica para desviar asteróides potencialmente perigosos da Terra. A nova técnica consiste numa nave espacial que é capaz de …

Astrónomos descobrem nova classe de explosões cósmicas

Os astrónomos descobriram dois objetos que, somados a um objeto estranho descoberto em 2018, constituem uma nova classe de explosões cósmicas. O novo tipo de explosão partilha algumas características com as explosões de supernova de estrelas …