Antonio Tajani aceita chefiar Governo se Berlusconi vencer as eleições

european_parliament / Flickr

Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu

O presidente do Parlamento Europeu anunciou, esta quinta-feira, a sua disponibilidade para aceitar o convite de Silvio Berlusconi para dirigir o Governo italiano, em caso de vitória da coligação de direita e extrema-direita.

Agradeço o ato de estima de Berlusconi em relação a mim. Manifestei-lhe esta noite a minha disponibilidade para servir Itália. Agora, todas as outras decisões pertencem aos nossos concidadãos e ao Presidente da República”, escreveu Antonio Tajani no Twitter.

Na televisão, Berlusconi declarou-se “feliz” por anunciar a “boa nova”: o atual presidente do Parlamento Europeu “deu a sua disponibilidade para dirigir o próximo governo de centro-direita”.

O velho magnata da comunicação social, chefe de fila da Forza Italia (FI, centro-direita) e da coligação com a Liga, de Matteo Salvini (extrema-direita), e Fratelli de Itália, de Giorgia Meloni (extrema-direita), não pode ocupar qualquer cargo de direção público antes de 2019, devido a uma condenação em 2013 por fraude fiscal.

O nome de Tajani não recolhe a unanimidade no seio da coligação, uma vez que Salvini quer ficar à frente da Forza Italia e reclamar para si a chefia do Governo, enquanto a dirigente da Fratelli de Itália pretende uma mulher no cargo.

Segundo as últimas sondagens disponíveis – a sua publicação é proibida nos 115 dias anteriores ao escrutínio -, a coligação entre a direita e a extrema-direita está à frente, com 37% das intenções de voto, seguida pelo Movimento 5 Estrelas, populista, com 28%, e a coligação de centro esquerda, que se encontra no governo, com 27%.

As eleições em Itália ocorrem a 4 de março.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …

Dakar novamente de luto. Morreu o piloto holandês Edwin Straver

Morreu o piloto holandês Edwin Straver, que estava internado em estado crítico na sequência de uma queda de mota no rali Dakar, na Arábia Saudita. Edwin Straver, piloto de 48 anos da KTM, estava hospitalizado em …

Armas roubadas ao exército suíço encontradas em Vila Nova de Paiva

Um homem foi identificado pelo núcleo de investigação de Moimenta da Beira da GNR, distrito de Viseu, por posse armas que tinha sido roubadas ao exército suiço, avança a agência Lusa esta sexta-feira.  As armas estavam …

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …