Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta “resistência espiritual”

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento.

A advogada Supecha Baotip contou ao The World que a recusa dos profissionais de saúde tailandeses “é mais do que um mero sentimento”. É uma questão de crença a nível espiritual”, acrescentou.

O aborto é ilegal noutros grandes países do sudeste asiático, como a Indonésia, que é maioritariamente islâmica, e as Filipinas, um bastião do catolicismo. Tanto o Islão como o catolicismo se opõem firmemente ao aborto.



Na Tailândia, um país em que cerca de 95% da população é budista, muitos acreditam no karma – a ideia de que as forças espirituais podem punir-nos por boas ou más ações, nesta vida ou na próxima.

Embora o Buda não fosse inteiramente explícito sobre o aborto quando espalhou os seus ensinamentos há mais de 2.500 anos, muitos monges na Tailândia acreditam que isso traz mau karma.

Em declarações aos jornalistas, o monge Phra Ratchadhamanithet chegou a dizer que as “mulheres mimadas vão fazer abortos”. “Elas têm desejos de fazer as coisas que levam ao nascimento de uma criança. No entanto, não estão preparadas para cuidar dela.”

Segundo Supecha, os profissionais de saúde levam muito a sério este tipo de declarações. “É mais do que ciência. É sobre coisas espirituais“, explicou.

A grande mudança na lei seguiu-se a uma decisão dos juízes constitucionais, que chegaram à conclusão de que penas severas – como até três anos de prisão para as mulheres que fazem abortos – violavam as garantias constitucionais de liberdade.

O The World detalha que, nos últimos anos, cerca de 300 mil abortos por ano podem ter sido realizados na Tailândia, mas muitos deles decorreram com pouca ou nenhuma segurança. A mudança legal poderia ajudar nesse sentido, ao mesmo tempo que diminuiria a elevada taxa de gravidez na adolescência no país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …