“Eu até fazia coligação com o PS.” Suzana Garcia não fecha a porta a um acordo com o Chega

Facebook DR

Suzana Garcia

Suzana Garcia, candidata do PSD à Câmara da Amadora, não fecha a porta a um acordo com o Chega. “Eu até fazia coligação com o PS”, disse.

Em entrevista ao Expresso, um dia depois de ter sido anunciada como candidata do PSD à Câmara da Amadora, Suzana Garcia revelou que recebeu convites de “todos os partidos da direita” para projetos políticos e que não rejeitaria coligar-se com ninguém, desde que lhe fosse permitido protagonizar um projeto de rutura.

A candidata social-democrata não coloca, assim, entraves a um diálogo com o Chega.

“Eu faço isso com qualquer partido que me permita dar ao povo da Amadora o que ele merece. Não está no meu horizonte neste momento, mas se fosse importante para a Amadora eu até fazia coligação com o PS”, justificou.

Questionada pelo semanário sobre se Rui Rio, líder social-democrata, deveria repetir no Governo o que o PSD fez nos Açores, Suzana Garcia diz que não é um tema que a preocupe. Ainda assim, compara o partido com o Bloco de Esquerda para dizer que se a geringonça foi legítima, o mesmo pode acontecer à direita.

Apesar disso, acredita que o “povo não se revê nos extremos”. Aliás, a candidata admite mesmo querer ir buscar votos aos “descontentes” que fugiram para o partido de André Ventura e à esquerda.

Defesa da castração química de pedófilos

O Expresso salienta que o que causou mais dúvidas junto de Rui Rio foi a defesa da castração química de pedófilos, uma vez que o PSD se posicionou contra o projeto de lei apresentado pelo Chega no Parlamento, que foi chumbado na comissão parlamentar por ter sido considerado inconstitucional.

Suzana Garcia entende que o Tribunal Constitucional (TC) é quem define o que é constitucional ou não, e agarra-se à Dinamarca, ao Canadá e à Nova Zelândia, que discutiram este tema nos seus Parlamentos, para defender a discussão.

Vamos dizer que os dinamarqueses são selvagens?“, questionou, em entrevista ao semanário.

Refere, contudo, que não analisou o projeto do Chega e que, no seu entender, a castração química deveria ser aplicada em caso de reincidência porque “um pedófilo não é um criminoso, é uma pessoa doente” e é preciso “dar-lhe instrumentos para não voltar a cometer o crime”.

A candidata do PSD rejeita ser racista, considerando-se ela própria um exemplo de “miscigenação”, e diz que “o grande problema do racismo tem a ver com o facto de as pessoas não conhecerem o mundo”. Ataca, no entanto, “oportunistas” como Mamadou Ba por não estarem “gratos” a Portugal e serem “hostis”.

Suzana Garcia quer combater o racismo, mas não tem dúvidas de que o rendimento social de inserção, apesar de ser importante para colmatar “lacunas”, é alvo de “abusos”. Para isso, é preciso “aumentar a fiscalização”.

Considera-se feminista (apesar de se sentir atacada pelas mulheres, que diz serem as maiores críticas do seu aspeto físico) e é contra a pena de morte e a prisão perpétua.

CDS deverá apoiar candidatura

O Observador avança que o CDS-PP quer ir coligado com o PSD e deverá apoiar a candidatura de Suzana Garcia à Câmara Municipal da Amadora.

A concelhia do CDS/Amadora terá ainda de decidir se quer ir em coligação com o PSD e encetar negociações com Suzana Garcia, mas o diário sabe que existe vontade na estrutura local de abraçar a candidatura da advogada. Depois, caberá à distrital de Lisboa, liderada por João Gonçalves Pereira, pronunciar-se sobre a solução.

O que aconteceu em 2017 não deverá repetir-se. Nesse ano, os dois partidos rasgaram o acorde de coligação em Loures, depois de André Ventura ter feito declarações consideradas controversas sobre a comunidade cigana em Portugal.

Assunção Cristas, então líder do CDS, entendeu não apoiar o candidato. O PSD, presidido por Pedro Passos Coelho, não desistiu e manteve a candidatura.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Até eu fazia!! Era a D.ra com o PS e eu com a D.ra!! Tudo sem segundas intenções… O que é que estão pr’aí a pensar??

  2. As mulheres devem ter todas inveja do seu nº de soutien. Mas olhe que há muitos homens que acham que tudo o que sai da mão é desperdício!

  3. Os comentários que vejo aqui, deixa me triste, nao sou político nao ligo a política mas esta mulher juntamente com Andre Ventura, diz muita coisa que faz muita comichão a muita gente. A realidade do País está plantada nestes comentários que acabo de ver. Por isso estamos a anos de luz das sociedades do norte da Europa, vejam os rankings de tudo o que é benéfico para o povo, e vejam em que posição esses países estão.

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …