“Eu até fazia coligação com o PS.” Suzana Garcia não fecha a porta a um acordo com o Chega

Facebook DR

Suzana Garcia

Suzana Garcia, candidata do PSD à Câmara da Amadora, não fecha a porta a um acordo com o Chega. “Eu até fazia coligação com o PS”, disse.

Em entrevista ao Expresso, um dia depois de ter sido anunciada como candidata do PSD à Câmara da Amadora, Suzana Garcia revelou que recebeu convites de “todos os partidos da direita” para projetos políticos e que não rejeitaria coligar-se com ninguém, desde que lhe fosse permitido protagonizar um projeto de rutura.

A candidata social-democrata não coloca, assim, entraves a um diálogo com o Chega.

“Eu faço isso com qualquer partido que me permita dar ao povo da Amadora o que ele merece. Não está no meu horizonte neste momento, mas se fosse importante para a Amadora eu até fazia coligação com o PS”, justificou.

Questionada pelo semanário sobre se Rui Rio, líder social-democrata, deveria repetir no Governo o que o PSD fez nos Açores, Suzana Garcia diz que não é um tema que a preocupe. Ainda assim, compara o partido com o Bloco de Esquerda para dizer que se a geringonça foi legítima, o mesmo pode acontecer à direita.

Apesar disso, acredita que o “povo não se revê nos extremos”. Aliás, a candidata admite mesmo querer ir buscar votos aos “descontentes” que fugiram para o partido de André Ventura e à esquerda.

Defesa da castração química de pedófilos

O Expresso salienta que o que causou mais dúvidas junto de Rui Rio foi a defesa da castração química de pedófilos, uma vez que o PSD se posicionou contra o projeto de lei apresentado pelo Chega no Parlamento, que foi chumbado na comissão parlamentar por ter sido considerado inconstitucional.

Suzana Garcia entende que o Tribunal Constitucional (TC) é quem define o que é constitucional ou não, e agarra-se à Dinamarca, ao Canadá e à Nova Zelândia, que discutiram este tema nos seus Parlamentos, para defender a discussão.

Vamos dizer que os dinamarqueses são selvagens?“, questionou, em entrevista ao semanário.

Refere, contudo, que não analisou o projeto do Chega e que, no seu entender, a castração química deveria ser aplicada em caso de reincidência porque “um pedófilo não é um criminoso, é uma pessoa doente” e é preciso “dar-lhe instrumentos para não voltar a cometer o crime”.

A candidata do PSD rejeita ser racista, considerando-se ela própria um exemplo de “miscigenação”, e diz que “o grande problema do racismo tem a ver com o facto de as pessoas não conhecerem o mundo”. Ataca, no entanto, “oportunistas” como Mamadou Ba por não estarem “gratos” a Portugal e serem “hostis”.

Suzana Garcia quer combater o racismo, mas não tem dúvidas de que o rendimento social de inserção, apesar de ser importante para colmatar “lacunas”, é alvo de “abusos”. Para isso, é preciso “aumentar a fiscalização”.

Considera-se feminista (apesar de se sentir atacada pelas mulheres, que diz serem as maiores críticas do seu aspeto físico) e é contra a pena de morte e a prisão perpétua.

CDS deverá apoiar candidatura

O Observador avança que o CDS-PP quer ir coligado com o PSD e deverá apoiar a candidatura de Suzana Garcia à Câmara Municipal da Amadora.

A concelhia do CDS/Amadora terá ainda de decidir se quer ir em coligação com o PSD e encetar negociações com Suzana Garcia, mas o diário sabe que existe vontade na estrutura local de abraçar a candidatura da advogada. Depois, caberá à distrital de Lisboa, liderada por João Gonçalves Pereira, pronunciar-se sobre a solução.

O que aconteceu em 2017 não deverá repetir-se. Nesse ano, os dois partidos rasgaram o acorde de coligação em Loures, depois de André Ventura ter feito declarações consideradas controversas sobre a comunidade cigana em Portugal.

Assunção Cristas, então líder do CDS, entendeu não apoiar o candidato. O PSD, presidido por Pedro Passos Coelho, não desistiu e manteve a candidatura.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Até eu fazia!! Era a D.ra com o PS e eu com a D.ra!! Tudo sem segundas intenções… O que é que estão pr’aí a pensar??

  2. As mulheres devem ter todas inveja do seu nº de soutien. Mas olhe que há muitos homens que acham que tudo o que sai da mão é desperdício!

RESPONDER

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …