/

Suspenso professor espanhol que fotografou alunos a fazerem a saudação nazi

USP

Em Espanha, um professor fotografou os alunos de um colégio a fazerem a saudação nazi. A imagem chegou às redes sociais e provocou polémica.

O professor que fotografou um grupo de alunos, todos menores, a fazerem a saudação nazi no interior de uma sala de aula foi temporariamente suspenso de um colégio do Opus Dei, em Palma, Espanha.

A medida implica o corte de salário enquanto durar a suspensão e foi tomada depois de a escola ter conduzido uma investigação interna, em parceria com os serviços educativos do Governo espanhol, para apurar a autoria da fotografia.

A escola fez saber que o professor está “consciente da gravidade” deste episódio, pelo qual pediu “desculpa, assumindo todas as responsabilidades”. Segundo o Expresso, do que foi possível esclarecer, terão sido os alunos a pedir ao docente para os fotografar.

O colégio também já apresentou o seu pedido de desculpas público, recusando o ato que considera “muito grave” e “absolutamente contra os valores” do seu projeto educativo. O departamento de inspeção estatal vai agora tentar perceber as circunstâncias em que a fotografia foi publicada das redes socais.

No estabelecimento de ensino, o uso de telemóveis foi proibido na sequência deste caso. O colégio diz ter falado com os alunos e com os seus familiares, tendo sido aplicadas medidas para os sancionar, mas que a escola se escusa a revelar, para preservar a intimidade dos menores.

Na imagem, cerca de 20 alunos menores fazem a saudação nazi, sendo visíveis duas bandeiras de Espanha, uma delas com o símbolo do partido Vox desenhado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.