/

Suspensas as vendas a descoberto das acções da PT

Vitor Antunes / Flickr

-

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou que decidiu proibir as vendas a descoberto das acções representativas do capital social da Portugal Telecom (PT) durante esta quarta-feira.

As acções da PT SGPS, que tem a dívida da Rioforte, encerraram esta terça-feira na bolsa de Lisboa a perder 12,05% para 1,197 euros, depois de uma série de sessões em alta.

A CMVM anunciou em comunicado que, tendo em consideração que a flutuação do preço das acções da PT “não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo”, e que o limiar para o supervisor poder restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do preço corresponde a uma “diminuição de 10% ou mais do preço das acções”, decidiu proibir vendas a descoberto na quarta-feira.

“A proibição das vendas a descoberto das acções representativas do capital social da Portugal Telecom, SGPS no Euronext Lisbon” tem efeitos a partir das 00h00 de 5 de Novembro até às 23h59 do mesmo dia, adianta a entidade supervisora do mercado de valores mobiliários.

Esta proibição de vendas a descoberto “não é aplicável à actividade de criação de mercado”, acrescenta, adiantando que a decisão foi notificada à Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA).

A CMVM já tinha proibido a venda a descoberto de acções da PT entre os dias 21 e 23 de Outubro, depois de as acções da empresa terem chegado a derrapar quase 30% no dia 20 de Outubro, perdendo 10,05% nessa mesma sessão e 8,15% na de dia 21.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.