Há 4 novos arguidos no caso do atropelamento mortal na Luz

António Cotrim / Lusa

-

O Ministério Público constituiu quatro novos arguidos no caso do atropelamento fatal junto ao Estádio da Luz.

Segundo adianta a SIC Notícias, os quatro arguidos terão estado envolvidos nos distúrbios que levaram à morte de um adepto italiano, antes do Sporting-Benfica de dia 22, podendo ser acusados de danos e ofensas à integridade física.

De acordo com o canal televisivo, além destes quatro envolvidos, foi constituído arguido o suspeito do atropelamento mortal ocorrido há uma semana junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, que entretanto se entregou e está este sábado a ser ouvido por um juiz de instrução criminal para aplicação das medidas de coação.

O início do primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa foi marcado para as 14:30, depois de ter estado agendado para a tarde de sexta-feira, mas foi adiado devido à realização de uma diligência relacionada com o reconhecimento do arguido por uma testemunha.

Suspeito “vai contar tudo” ao juiz

Luís Pina, 35 anos, suspeito do atropelamento mortal de um adepto do Sporting, e com ligações à claque do Benfica ‘No Name Boys’, entregou-se ao início da tarde de quinta-feira à Polícia Judiciária, em Lisboa, acompanhado pelo seu advogado, Carlos Melo Alves.

O advogado salienta que o seu constituinte “nunca esteve em fuga“, uma vez que não havia um mandado de detenção quando este se entregou à PJ.

À saída das instalações da PJ, o advogado do suspeito disse aos jornalistas que o seu constituinte “não matou ninguém“, acrescentando que o que aconteceu, “foi um acidente provocado pela fuga aos adeptos do Sporting”.

O suspeito “vai esclarecer tudo o que aconteceu“, disse esta manhã o seu advogado à entrada do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. “O meu constituinte vai falar, vai colaborar com a justiça, vai esclarecer tudo”. Segundo o JN, Carlos Melo Alves contou que o suspeito foi ter consigo “a chorar”, sem especificar quando tal aconteceu.

Segundo o Correio da Manhã, as imagens de videovigilância cedidas pelo Benfica e as registadas pelos telemóveis de várias testemunhas que vivem nas imediações do estádio revelam que a viatura não só acelerou em direção ao italiano como continuou em marcha depois do embate, arrastando a vítima cerca de 30 metros.

Questionado pelos jornalistas se seguiam mais ocupantes na viatura que atropelou a vítima, conduzida assumidamente pelo suspeito, Carlos Melo Alves afirmou que lhe estavam a dar “uma autêntica novidade“.

Fonte ligada ao processo adiantou anteriormente à agência Lusa que o arguido, que está indiciado por homicídio simples, era o único ocupante da viatura que terá atropelado mortalmente o adepto sportinguista, de 41 anos e de nacionalidade italiana.

Marco Ficini, que pertencia à claque da Fiorentina ‘O Club Settebello’ e era membro da Juve Leo, morreu na madrugada de sábado, há uma semana, na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, de acordo com a PSP, chamada ao local depois de alertada para a existência de confrontos naquela noite.

Em comunicado divulgado na quinta-feira, a PJ refere que deteve o suspeito do atropelamento mortal em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público, tendo o mesmo ficado indiciado por um crime de homicídio consumado.

“Os factos ocorreram na madrugada do passado sábado, nas imediações do Estádio da Luz, em Lisboa, quando, na sequência de confrontos entre adeptos de dois clubes desportivos, o presumível autor terá atingido mortalmente a vítima, por atropelamento”, relata a nota da PJ.

O atropelamento mortal deu-se horas antes do jogo entre o Sporting e o Benfica, da 30.ª jornada da I Liga, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. A vítima do atropelamento era adepto do clube italiano Fiorentina e do Sporting. Os dois clubes, tal como o Benfica e outras entidades, lamentaram publicamente o sucedido.

Na terça-feira, a Polícia Judiciária recuperou o automóvel que terá sido utilizado no atropelamento mortal, segundo fonte policial. O veículo, que foi encontrado na Amadora, foi rebocado para as instalações da Polícia Judiciária, em Lisboa, para ser sujeito a perícias.

Actualização [19:55h]:
O suspeito do atropelamento mortal fica em prisão preventiva, segundo anunciou anunciou este sábado o Tribunal de Instrução Criminal.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …