//

Há 4 novos arguidos no caso do atropelamento mortal na Luz

António Cotrim / Lusa

-

O Ministério Público constituiu quatro novos arguidos no caso do atropelamento fatal junto ao Estádio da Luz.

Segundo adianta a SIC Notícias, os quatro arguidos terão estado envolvidos nos distúrbios que levaram à morte de um adepto italiano, antes do Sporting-Benfica de dia 22, podendo ser acusados de danos e ofensas à integridade física.

De acordo com o canal televisivo, além destes quatro envolvidos, foi constituído arguido o suspeito do atropelamento mortal ocorrido há uma semana junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, que entretanto se entregou e está este sábado a ser ouvido por um juiz de instrução criminal para aplicação das medidas de coação.

O início do primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa foi marcado para as 14:30, depois de ter estado agendado para a tarde de sexta-feira, mas foi adiado devido à realização de uma diligência relacionada com o reconhecimento do arguido por uma testemunha.

Suspeito “vai contar tudo” ao juiz

Luís Pina, 35 anos, suspeito do atropelamento mortal de um adepto do Sporting, e com ligações à claque do Benfica ‘No Name Boys’, entregou-se ao início da tarde de quinta-feira à Polícia Judiciária, em Lisboa, acompanhado pelo seu advogado, Carlos Melo Alves.

O advogado salienta que o seu constituinte “nunca esteve em fuga“, uma vez que não havia um mandado de detenção quando este se entregou à PJ.

À saída das instalações da PJ, o advogado do suspeito disse aos jornalistas que o seu constituinte “não matou ninguém“, acrescentando que o que aconteceu, “foi um acidente provocado pela fuga aos adeptos do Sporting”.

O suspeito “vai esclarecer tudo o que aconteceu“, disse esta manhã o seu advogado à entrada do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. “O meu constituinte vai falar, vai colaborar com a justiça, vai esclarecer tudo”. Segundo o JN, Carlos Melo Alves contou que o suspeito foi ter consigo “a chorar”, sem especificar quando tal aconteceu.

Segundo o Correio da Manhã, as imagens de videovigilância cedidas pelo Benfica e as registadas pelos telemóveis de várias testemunhas que vivem nas imediações do estádio revelam que a viatura não só acelerou em direção ao italiano como continuou em marcha depois do embate, arrastando a vítima cerca de 30 metros.

Questionado pelos jornalistas se seguiam mais ocupantes na viatura que atropelou a vítima, conduzida assumidamente pelo suspeito, Carlos Melo Alves afirmou que lhe estavam a dar “uma autêntica novidade“.

Fonte ligada ao processo adiantou anteriormente à agência Lusa que o arguido, que está indiciado por homicídio simples, era o único ocupante da viatura que terá atropelado mortalmente o adepto sportinguista, de 41 anos e de nacionalidade italiana.

Marco Ficini, que pertencia à claque da Fiorentina ‘O Club Settebello’ e era membro da Juve Leo, morreu na madrugada de sábado, há uma semana, na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, de acordo com a PSP, chamada ao local depois de alertada para a existência de confrontos naquela noite.

Em comunicado divulgado na quinta-feira, a PJ refere que deteve o suspeito do atropelamento mortal em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público, tendo o mesmo ficado indiciado por um crime de homicídio consumado.

“Os factos ocorreram na madrugada do passado sábado, nas imediações do Estádio da Luz, em Lisboa, quando, na sequência de confrontos entre adeptos de dois clubes desportivos, o presumível autor terá atingido mortalmente a vítima, por atropelamento”, relata a nota da PJ.

O atropelamento mortal deu-se horas antes do jogo entre o Sporting e o Benfica, da 30.ª jornada da I Liga, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. A vítima do atropelamento era adepto do clube italiano Fiorentina e do Sporting. Os dois clubes, tal como o Benfica e outras entidades, lamentaram publicamente o sucedido.

Na terça-feira, a Polícia Judiciária recuperou o automóvel que terá sido utilizado no atropelamento mortal, segundo fonte policial. O veículo, que foi encontrado na Amadora, foi rebocado para as instalações da Polícia Judiciária, em Lisboa, para ser sujeito a perícias.

Actualização [19:55h]:
O suspeito do atropelamento mortal fica em prisão preventiva, segundo anunciou anunciou este sábado o Tribunal de Instrução Criminal.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.