Há 4 novos arguidos no caso do atropelamento mortal na Luz

António Cotrim / Lusa

-

O Ministério Público constituiu quatro novos arguidos no caso do atropelamento fatal junto ao Estádio da Luz.

Segundo adianta a SIC Notícias, os quatro arguidos terão estado envolvidos nos distúrbios que levaram à morte de um adepto italiano, antes do Sporting-Benfica de dia 22, podendo ser acusados de danos e ofensas à integridade física.

De acordo com o canal televisivo, além destes quatro envolvidos, foi constituído arguido o suspeito do atropelamento mortal ocorrido há uma semana junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, que entretanto se entregou e está este sábado a ser ouvido por um juiz de instrução criminal para aplicação das medidas de coação.

O início do primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa foi marcado para as 14:30, depois de ter estado agendado para a tarde de sexta-feira, mas foi adiado devido à realização de uma diligência relacionada com o reconhecimento do arguido por uma testemunha.

Suspeito “vai contar tudo” ao juiz

Luís Pina, 35 anos, suspeito do atropelamento mortal de um adepto do Sporting, e com ligações à claque do Benfica ‘No Name Boys’, entregou-se ao início da tarde de quinta-feira à Polícia Judiciária, em Lisboa, acompanhado pelo seu advogado, Carlos Melo Alves.

O advogado salienta que o seu constituinte “nunca esteve em fuga“, uma vez que não havia um mandado de detenção quando este se entregou à PJ.

À saída das instalações da PJ, o advogado do suspeito disse aos jornalistas que o seu constituinte “não matou ninguém“, acrescentando que o que aconteceu, “foi um acidente provocado pela fuga aos adeptos do Sporting”.

O suspeito “vai esclarecer tudo o que aconteceu“, disse esta manhã o seu advogado à entrada do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. “O meu constituinte vai falar, vai colaborar com a justiça, vai esclarecer tudo”. Segundo o JN, Carlos Melo Alves contou que o suspeito foi ter consigo “a chorar”, sem especificar quando tal aconteceu.

Segundo o Correio da Manhã, as imagens de videovigilância cedidas pelo Benfica e as registadas pelos telemóveis de várias testemunhas que vivem nas imediações do estádio revelam que a viatura não só acelerou em direção ao italiano como continuou em marcha depois do embate, arrastando a vítima cerca de 30 metros.

Questionado pelos jornalistas se seguiam mais ocupantes na viatura que atropelou a vítima, conduzida assumidamente pelo suspeito, Carlos Melo Alves afirmou que lhe estavam a dar “uma autêntica novidade“.

Fonte ligada ao processo adiantou anteriormente à agência Lusa que o arguido, que está indiciado por homicídio simples, era o único ocupante da viatura que terá atropelado mortalmente o adepto sportinguista, de 41 anos e de nacionalidade italiana.

Marco Ficini, que pertencia à claque da Fiorentina ‘O Club Settebello’ e era membro da Juve Leo, morreu na madrugada de sábado, há uma semana, na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, de acordo com a PSP, chamada ao local depois de alertada para a existência de confrontos naquela noite.

Em comunicado divulgado na quinta-feira, a PJ refere que deteve o suspeito do atropelamento mortal em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público, tendo o mesmo ficado indiciado por um crime de homicídio consumado.

“Os factos ocorreram na madrugada do passado sábado, nas imediações do Estádio da Luz, em Lisboa, quando, na sequência de confrontos entre adeptos de dois clubes desportivos, o presumível autor terá atingido mortalmente a vítima, por atropelamento”, relata a nota da PJ.

O atropelamento mortal deu-se horas antes do jogo entre o Sporting e o Benfica, da 30.ª jornada da I Liga, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. A vítima do atropelamento era adepto do clube italiano Fiorentina e do Sporting. Os dois clubes, tal como o Benfica e outras entidades, lamentaram publicamente o sucedido.

Na terça-feira, a Polícia Judiciária recuperou o automóvel que terá sido utilizado no atropelamento mortal, segundo fonte policial. O veículo, que foi encontrado na Amadora, foi rebocado para as instalações da Polícia Judiciária, em Lisboa, para ser sujeito a perícias.

Actualização [19:55h]:
O suspeito do atropelamento mortal fica em prisão preventiva, segundo anunciou anunciou este sábado o Tribunal de Instrução Criminal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …