Suspeito de atropelamento mortal na Luz fica em prisão preventiva

António Cotrim / Lusa

-

O suspeito do atropelamento mortal ocorrido junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, há uma semana, e que se entregou às autoridades, ficou em prisão preventiva, anunciou hoje o Tribunal de Instrução Criminal.

Luís Pina, de 35 anos e com ligações à claque do Benfica No Name Boys, entregou-se ao início da tarde de quinta-feira à Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, acompanhado pelo seu advogado, que, à saída das instalações da PJ disse aos jornalistas que o seu constituinte “não matou ninguém”, acrescentando que o que aconteceu “foi um acidente” provocado pela fuga aos adeptos do Sporting.

O advogado salienta que o seu constituinte “nunca esteve em fuga“, uma vez que não havia um mandado de detenção quando este se entregou à PJ.

Presente hoje a primeiro interrogatório judicial, a juíza de instrução criminal Cláudia Pina decidiu aplicar ao arguido a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Perigo de fuga, continuação da atividade criminosa e antecendentes criminais foram algumas das razões evocadas pela juiza para decretar a medidade de coação mais grave.

Em declarações à RTP, o advogado Tiago Melo Alves diz que não concorda com a medida de coação, mas reconhece que os antecedentes criminais deverão ter pesado na decisão da juíza.

Segundo o Observador, após o interrogatório desta tarde, uma das acusações a Luís Pina, que tinha sido indiciado por 5 crimes, passou de homicídio simples para qualificado — cuja pena máxima é de 25 anos de prisão.

Segundo o que será visível através das câmaras de vigilância do estádio, o suspeito terá tentado atropelar ainda outros quatro adeptos, que terão conseguido afastar-se do carro que, alegadamente, conduzia na altura.

Marco Ficini, que pertencia à claque da Fiorentina O Club Settebello e era adepto do Sporting, morreu na madrugada de sábado, há exatamente uma semana, na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, de acordo com a Polícia de Segurança Pública, que foi chamada ao local depois de alertada para a existência de confrontos naquela noite.

Segundo o Correio da Manhã, as imagens de videovigilância cedidas pelo Benfica e as registadas pelos telemóveis de várias testemunhas que vivem nas imediações do estádio revelam que a viatura não só acelerou em direção ao italiano como continuou em marcha depois do embate, arrastando a vítima cerca de 30 metros.

Fonte ligada ao processo adiantou anteriormente à agência Lusa que o arguido, que está indiciado por homicídio simples, era o único ocupante da viatura que terá atropelado mortalmente o adepto sportinguista, de 41 anos e de nacionalidade italiana.

Além de Luís Pina, o Ministério Público constituiu quatro novos arguidos, que terão estado envolvidos nos distúrbios que levaram à morte do adepto italiano junto ao Estádio da Luz.

O atropelamento mortal deu-se horas antes do jogo entre o Sporting e o Benfica, da 30.ª jornada da I Liga, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. A vítima do atropelamento era adepto do clube italiano Fiorentina e do Sporting. Os dois clubes, tal como o Benfica e outras entidades, lamentaram publicamente o sucedido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Se fosse solto antes de ser preso é que seria uma novidade!!
      Cá, e em qualquer parte do mundo!…
      A não ser que tu não venhas deste mundo…

  1. As claques dos clubes estão recheadas de criminosos, onde a droga circula com abundância.
    Com tendências neo-nazis, as piores (orgulhosamente) claques do país são obviamente os selvagens da “SUPER DRAGÕES”, os escroques da “NO NAME BOYS” e os refinadíssimos bandalhos da “JUVE LEO”.
    Quanto ao mestre “tifosi” morto a comandar o grupo de provocadores até ao estádio do Benfica, era muito conhecido da polícia italiana …
    Mas ao que parece a violência destes grupos de energúmenos futeboleiros, não desagrada aos dirigentes dos grandes clubes, com a evidente tolerância quer da Liga, como da Federação Portuguesa de Futebol …
    Por tudo isso, como muitas outras pessoas dignas – há muito que desisti de entrar num Estádio de Futebol.

    • O futebol profissional NADA tem de digno e, incrivelmente, os que são mais criticados (árbitros) acabam por ser os melhores que lá andam..

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …