Suspeito de atropelamento mortal na Luz fica em prisão preventiva

António Cotrim / Lusa

-

O suspeito do atropelamento mortal ocorrido junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, há uma semana, e que se entregou às autoridades, ficou em prisão preventiva, anunciou hoje o Tribunal de Instrução Criminal.

Luís Pina, de 35 anos e com ligações à claque do Benfica No Name Boys, entregou-se ao início da tarde de quinta-feira à Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, acompanhado pelo seu advogado, que, à saída das instalações da PJ disse aos jornalistas que o seu constituinte “não matou ninguém”, acrescentando que o que aconteceu “foi um acidente” provocado pela fuga aos adeptos do Sporting.

O advogado salienta que o seu constituinte “nunca esteve em fuga“, uma vez que não havia um mandado de detenção quando este se entregou à PJ.

Presente hoje a primeiro interrogatório judicial, a juíza de instrução criminal Cláudia Pina decidiu aplicar ao arguido a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Perigo de fuga, continuação da atividade criminosa e antecendentes criminais foram algumas das razões evocadas pela juiza para decretar a medidade de coação mais grave.

Em declarações à RTP, o advogado Tiago Melo Alves diz que não concorda com a medida de coação, mas reconhece que os antecedentes criminais deverão ter pesado na decisão da juíza.

Segundo o Observador, após o interrogatório desta tarde, uma das acusações a Luís Pina, que tinha sido indiciado por 5 crimes, passou de homicídio simples para qualificado — cuja pena máxima é de 25 anos de prisão.

Segundo o que será visível através das câmaras de vigilância do estádio, o suspeito terá tentado atropelar ainda outros quatro adeptos, que terão conseguido afastar-se do carro que, alegadamente, conduzia na altura.

Marco Ficini, que pertencia à claque da Fiorentina O Club Settebello e era adepto do Sporting, morreu na madrugada de sábado, há exatamente uma semana, na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, de acordo com a Polícia de Segurança Pública, que foi chamada ao local depois de alertada para a existência de confrontos naquela noite.

Segundo o Correio da Manhã, as imagens de videovigilância cedidas pelo Benfica e as registadas pelos telemóveis de várias testemunhas que vivem nas imediações do estádio revelam que a viatura não só acelerou em direção ao italiano como continuou em marcha depois do embate, arrastando a vítima cerca de 30 metros.

Fonte ligada ao processo adiantou anteriormente à agência Lusa que o arguido, que está indiciado por homicídio simples, era o único ocupante da viatura que terá atropelado mortalmente o adepto sportinguista, de 41 anos e de nacionalidade italiana.

Além de Luís Pina, o Ministério Público constituiu quatro novos arguidos, que terão estado envolvidos nos distúrbios que levaram à morte do adepto italiano junto ao Estádio da Luz.

O atropelamento mortal deu-se horas antes do jogo entre o Sporting e o Benfica, da 30.ª jornada da I Liga, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. A vítima do atropelamento era adepto do clube italiano Fiorentina e do Sporting. Os dois clubes, tal como o Benfica e outras entidades, lamentaram publicamente o sucedido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Se fosse solto antes de ser preso é que seria uma novidade!!
      Cá, e em qualquer parte do mundo!…
      A não ser que tu não venhas deste mundo…

  1. As claques dos clubes estão recheadas de criminosos, onde a droga circula com abundância.
    Com tendências neo-nazis, as piores (orgulhosamente) claques do país são obviamente os selvagens da “SUPER DRAGÕES”, os escroques da “NO NAME BOYS” e os refinadíssimos bandalhos da “JUVE LEO”.
    Quanto ao mestre “tifosi” morto a comandar o grupo de provocadores até ao estádio do Benfica, era muito conhecido da polícia italiana …
    Mas ao que parece a violência destes grupos de energúmenos futeboleiros, não desagrada aos dirigentes dos grandes clubes, com a evidente tolerância quer da Liga, como da Federação Portuguesa de Futebol …
    Por tudo isso, como muitas outras pessoas dignas – há muito que desisti de entrar num Estádio de Futebol.

    • O futebol profissional NADA tem de digno e, incrivelmente, os que são mais criticados (árbitros) acabam por ser os melhores que lá andam..

RESPONDER

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …