/

Suspeito de atropelamento mortal na Luz fica em prisão preventiva

4

António Cotrim / Lusa

-

O suspeito do atropelamento mortal ocorrido junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, há uma semana, e que se entregou às autoridades, ficou em prisão preventiva, anunciou hoje o Tribunal de Instrução Criminal.

Luís Pina, de 35 anos e com ligações à claque do Benfica No Name Boys, entregou-se ao início da tarde de quinta-feira à Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, acompanhado pelo seu advogado, que, à saída das instalações da PJ disse aos jornalistas que o seu constituinte “não matou ninguém”, acrescentando que o que aconteceu “foi um acidente” provocado pela fuga aos adeptos do Sporting.

O advogado salienta que o seu constituinte “nunca esteve em fuga“, uma vez que não havia um mandado de detenção quando este se entregou à PJ.

Presente hoje a primeiro interrogatório judicial, a juíza de instrução criminal Cláudia Pina decidiu aplicar ao arguido a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Perigo de fuga, continuação da atividade criminosa e antecendentes criminais foram algumas das razões evocadas pela juiza para decretar a medidade de coação mais grave.

Em declarações à RTP, o advogado Tiago Melo Alves diz que não concorda com a medida de coação, mas reconhece que os antecedentes criminais deverão ter pesado na decisão da juíza.

Segundo o Observador, após o interrogatório desta tarde, uma das acusações a Luís Pina, que tinha sido indiciado por 5 crimes, passou de homicídio simples para qualificado — cuja pena máxima é de 25 anos de prisão.

Segundo o que será visível através das câmaras de vigilância do estádio, o suspeito terá tentado atropelar ainda outros quatro adeptos, que terão conseguido afastar-se do carro que, alegadamente, conduzia na altura.

Marco Ficini, que pertencia à claque da Fiorentina O Club Settebello e era adepto do Sporting, morreu na madrugada de sábado, há exatamente uma semana, na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, de acordo com a Polícia de Segurança Pública, que foi chamada ao local depois de alertada para a existência de confrontos naquela noite.

Segundo o Correio da Manhã, as imagens de videovigilância cedidas pelo Benfica e as registadas pelos telemóveis de várias testemunhas que vivem nas imediações do estádio revelam que a viatura não só acelerou em direção ao italiano como continuou em marcha depois do embate, arrastando a vítima cerca de 30 metros.

Fonte ligada ao processo adiantou anteriormente à agência Lusa que o arguido, que está indiciado por homicídio simples, era o único ocupante da viatura que terá atropelado mortalmente o adepto sportinguista, de 41 anos e de nacionalidade italiana.

Além de Luís Pina, o Ministério Público constituiu quatro novos arguidos, que terão estado envolvidos nos distúrbios que levaram à morte do adepto italiano junto ao Estádio da Luz.

O atropelamento mortal deu-se horas antes do jogo entre o Sporting e o Benfica, da 30.ª jornada da I Liga, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. A vítima do atropelamento era adepto do clube italiano Fiorentina e do Sporting. Os dois clubes, tal como o Benfica e outras entidades, lamentaram publicamente o sucedido.

ZAP // Lusa

4 Comments

    • Se fosse solto antes de ser preso é que seria uma novidade!!
      Cá, e em qualquer parte do mundo!…
      A não ser que tu não venhas deste mundo…

  1. As claques dos clubes estão recheadas de criminosos, onde a droga circula com abundância.
    Com tendências neo-nazis, as piores (orgulhosamente) claques do país são obviamente os selvagens da “SUPER DRAGÕES”, os escroques da “NO NAME BOYS” e os refinadíssimos bandalhos da “JUVE LEO”.
    Quanto ao mestre “tifosi” morto a comandar o grupo de provocadores até ao estádio do Benfica, era muito conhecido da polícia italiana …
    Mas ao que parece a violência destes grupos de energúmenos futeboleiros, não desagrada aos dirigentes dos grandes clubes, com a evidente tolerância quer da Liga, como da Federação Portuguesa de Futebol …
    Por tudo isso, como muitas outras pessoas dignas – há muito que desisti de entrar num Estádio de Futebol.

    • O futebol profissional NADA tem de digno e, incrivelmente, os que são mais criticados (árbitros) acabam por ser os melhores que lá andam..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.