Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da autarquia local.

Segundo Fernando Tinta Ferreira, há no lar Montepio Rainha D. Leonor, situado naquela cidade do distrito de Leiria, “um surto que começou há uns dias” e, este domingo, havia um total de 23 utentes e três funcionários infetados.

Além disso, há também 12 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, num surto com origem num infantário do concelho.

No lar, na sequência de ter aparecido “um funcionário com uma situação de infeção, foram mandados fazer 108 testes” aos utentes e restantes funcionários do lar. Os testes foram feitos a 26 de junho e “apareceram sete utentes infetados”, que “ficaram devidamente isolados, em confinamento”.

O autarca contou que “posteriormente começaram a aparecer sintomas em mais três utentes”, que, depois de fazerem segundo teste “deram positivo”. Essa situação levou a que fossem feitos “segundos testes a 48 pessoas (33 utentes e 15 funcionários)”.

“Fizeram segundos testes no dia 3, anteontem [sexta-feira], e ontem [sábado] tivemos mais 13 utentes e dois funcionários. No total estão 23 utentes e três funcionários com covid”, disse.

Segundo Fernando Tinta Ferreira, “não há nenhum utente hospitalizado”.

O autarca explicou que, “para criar melhores condições e de forma a permitir que os idosos continuassem nas suas instalações”, no sábado “foram transferidos dez utentes (com duplo negativo) do lar para uma casa de saúde”, também da entidade Montepio Rainha D. Leonor, e “com isso foi libertado espaço no lar, o que foi muito importante”.

“Isto permitiu dividir os utentes em três espaços completamente diferenciados dentro do lar: positivos numa zona devidamente isolada; utentes com teste negativo, mas que tiveram algum contacto com alguns dos positivos; utentes com teste negativo e que não tiveram contacto com ninguém positivo”, contou o autarca.

No total, no lar Montepio Rainha D. Leonor, que acolhe 59 idosos, trabalham 50 funcionários. Todos, utentes e funcionários, “todos testados a 26 de junho e grande parte testados no dia 3 pela segunda vez”. “Há pessoas que deram negativo no primeiro e passados uns dias deram positivo”, salientou Fernando Tinta Ferreira.

Já no caso do infantário, “há uns dias uma criança apareceu com sintomas, fez o teste e foi detetado covid”. “Desde aí já temos mais 11 situações: cinco crianças infetadas, três colaboradores (duas educadoras e um motorista) e quatro familiares das crianças”, contou.

O número total de pessoas infetadas era, no domingo, de 12 pessoas, “todas a recuperar nas suas casas”.

No entanto, esse número poderá aumentar, visto que “ainda não chegaram todos os resultados dos testes (mais 40) que foram mandados fazer posteriormente”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 530 mil mortos e infetou mais de 11,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.614 pessoas das 43.897 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …