Mais 8 mortes e 229 casos. Surto no hospital Egas Moniz infeta 31 pessoas

Tiago Petinga / Pool / Lusa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira, onde se contabiliza um aumento de oito óbitos e 229 casos positivos nas últimas 24 horas.

O número de mortos devido ao novo coronavírus é agora de 1.576 pessoas. O número de casos confirmados desde o início da pandemia está agora nos 42.141.

O boletim epidemiológico revela ainda que há mais 300 pacientes recuperados da doença, totalizando 27.505 pessoas. Há ainda 491 pacientes internados, sendo que 73 dos quais estão nos cuidados intensivos. Regista-se um aumento residual de dois pacientes em ambas as circunstâncias relativamente aos dados de segunda-feira.

O Hospital Egas Moniz detetou um surto do novo coronavírus num dos serviços de internamento, transferiu doentes para uma área covid-19 noutra instituição e tem 11 médicos, oito enfermeiros e 12 pacientes infetados, de acordo com o Correio da Manhã.

Segundo o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), que o Egas Moniz integra, a unidade hospitalar detetou na segunda-feira um surto num dos serviços de internamento e transferiu para uma enfermaria covid-19 do mesmo centro hospitalar os doentes positivos.

Os doentes negativos da mesma área de internamento estão “em isolamento de quarentena” no Egas Moniz, acrescenta o CHLO na resposta enviada à Lusa.

Até ao momento não foi possível saber quantos doentes testaram positivo e foram transferidos.

“Iremos avaliar. Tivemos conhecimento do caso recentemente. Era um hospital limpo de covid-19, creio, e por isso teremos que averiguar o que aconteceu”, disse o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, durante uma visita ao Hospital Amadora-Sintra.

Na resposta enviada à Lusa, o CHLO diz que “todos os profissionais envolvidos estão a ser testados”, havendo pelo menos 11 positivos, um dos quais “sintomático leve”. O CHLO inclui os hospitais Egas Moniz, S. Francisco Xavier e Santa Cruz.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governador do Texas quer construir novo muro na fronteira com o México

O governador do Texas, Greg Abbott, quer construir um novo muro na fronteira entre o México e o estado do sul dos Estados Unidos, retomando assim o trabalho realizado pelo ex-presidente republicano Donald Trump e …

Alto funcionário da EMA sugere deixar de administrar vacina da AstraZeneca

Um alto funcionário da Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse numa entrevista, este domingo, que seria melhor deixar de administrar a vacina da AstraZeneca a todos os grupos etários quando houver alternativas disponíveis. Marco Cavaleri, responsável …

707 casos de covid-19 e duas mortes em Portugal. Maior número de internados desde abril

Portugal registou este domingo mais duas mortes e 707 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma das duas mortes por covid-19 registadas este domingo em …

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …