Surfistas vão receber formação para fazer salvamentos nas praias

james_gordon_losangeles / Flickr

-

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) anunciou hoje que no domingo vai avançar com acções de formação para surfistas sobre salvamento e suporte básico de vida a banhistas ao longo da costa, para reduzir os acidentes nas praias.

O projecto ‘Surf Salva‘, realizado em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, pretende “dotar os surfistas e praticantes de bodyboard, que fazem a modalidade em praias não vigiadas, de conhecimentos de salvamento, de suporte básico de vida, sobre como rebocar a vítima para terra ou o que fazer quando chegam a terra com a vítima consciente ou inconsciente”, afirmou o comandante do ISN, Nuno Galhardo Leitão, à agência Lusa.

Em 2013, ocorreram 80 salvamentos de banhistas por surfistas e 12 mortes nas praias, das quais 10 em praias não vigiadas e duas em praias vigiadas, segundo o ISN.

“Este projecto poderá aumentar o salvamento e a garantia de segurança nas praias não vigiadas, onde não há uma vigilância eficaz, e reduzir o número de mortes e acidentes nas praias”, estimou.

Nuno Galhardo Leitão adiantou que o projecto surge numa altura em que se avizinha uma época balnear complicada em termos de vigilância e salvamento marítimo.

“Tivemos um inverno com grandes temporais, que provocaram grandes alterações no fundo do mar, pelo que poderão surgir agueiros e correntes onde antes não existiam e comportamentos anormais àquilo que os nadadores-salvadores estavam habituados”, alertou.

Por seu turno, o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, disse à Lusa que se trata de “um projecto meritório que vai dotar as praias de mais mãos a salvar, o que é fundamental”.

“Não se trata apenas de ter conhecimento e meios para tirar alguém da água, mas de conseguir avaliar o estado da vítima”, sublinhou, considerando tratar-se de uma “lacuna” para a comunidade do surf, composta por cerca de 150 mil praticantes, que frequentam as praias de verão e de inverno.

O ISN estima realizar 50 acções de formação, com 60 participantes cada, junto das três centenas de escolas de surf existentes, tendo como público-alvo os instrutores de surf.

A primeira delas começa no próximo fim-de-semana na Costa da Caparica, com uma sessão teórica no sábado e a sessão prática no domingo, na Praia do Paraíso, apoiadas pelo Instituto Hidrográfico e ministradas por David Szpilman, referência mundial em salvamento aquático e director da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …