Surfistas vão receber formação para fazer salvamentos nas praias

james_gordon_losangeles / Flickr

-

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) anunciou hoje que no domingo vai avançar com acções de formação para surfistas sobre salvamento e suporte básico de vida a banhistas ao longo da costa, para reduzir os acidentes nas praias.

O projecto ‘Surf Salva‘, realizado em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, pretende “dotar os surfistas e praticantes de bodyboard, que fazem a modalidade em praias não vigiadas, de conhecimentos de salvamento, de suporte básico de vida, sobre como rebocar a vítima para terra ou o que fazer quando chegam a terra com a vítima consciente ou inconsciente”, afirmou o comandante do ISN, Nuno Galhardo Leitão, à agência Lusa.

Em 2013, ocorreram 80 salvamentos de banhistas por surfistas e 12 mortes nas praias, das quais 10 em praias não vigiadas e duas em praias vigiadas, segundo o ISN.

“Este projecto poderá aumentar o salvamento e a garantia de segurança nas praias não vigiadas, onde não há uma vigilância eficaz, e reduzir o número de mortes e acidentes nas praias”, estimou.

Nuno Galhardo Leitão adiantou que o projecto surge numa altura em que se avizinha uma época balnear complicada em termos de vigilância e salvamento marítimo.

“Tivemos um inverno com grandes temporais, que provocaram grandes alterações no fundo do mar, pelo que poderão surgir agueiros e correntes onde antes não existiam e comportamentos anormais àquilo que os nadadores-salvadores estavam habituados”, alertou.

Por seu turno, o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, disse à Lusa que se trata de “um projecto meritório que vai dotar as praias de mais mãos a salvar, o que é fundamental”.

“Não se trata apenas de ter conhecimento e meios para tirar alguém da água, mas de conseguir avaliar o estado da vítima”, sublinhou, considerando tratar-se de uma “lacuna” para a comunidade do surf, composta por cerca de 150 mil praticantes, que frequentam as praias de verão e de inverno.

O ISN estima realizar 50 acções de formação, com 60 participantes cada, junto das três centenas de escolas de surf existentes, tendo como público-alvo os instrutores de surf.

A primeira delas começa no próximo fim-de-semana na Costa da Caparica, com uma sessão teórica no sábado e a sessão prática no domingo, na Praia do Paraíso, apoiadas pelo Instituto Hidrográfico e ministradas por David Szpilman, referência mundial em salvamento aquático e director da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

TAP cobrou 657 milhões de euros de voos ainda por fazer

A TAP tem 657,5 milhões de euros já cobrados em voos que ainda não realizou. A companhia aérea também enfrenta sérios atrasos no call center. Por causa das restrições impostas por alguns países devido à pandemia …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …