/

Surfistas vão receber formação para fazer salvamentos nas praias

james_gordon_losangeles / Flickr

-

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) anunciou hoje que no domingo vai avançar com acções de formação para surfistas sobre salvamento e suporte básico de vida a banhistas ao longo da costa, para reduzir os acidentes nas praias.

O projecto ‘Surf Salva‘, realizado em parceria com a Federação Portuguesa de Surf, pretende “dotar os surfistas e praticantes de bodyboard, que fazem a modalidade em praias não vigiadas, de conhecimentos de salvamento, de suporte básico de vida, sobre como rebocar a vítima para terra ou o que fazer quando chegam a terra com a vítima consciente ou inconsciente”, afirmou o comandante do ISN, Nuno Galhardo Leitão, à agência Lusa.

Em 2013, ocorreram 80 salvamentos de banhistas por surfistas e 12 mortes nas praias, das quais 10 em praias não vigiadas e duas em praias vigiadas, segundo o ISN.

“Este projecto poderá aumentar o salvamento e a garantia de segurança nas praias não vigiadas, onde não há uma vigilância eficaz, e reduzir o número de mortes e acidentes nas praias”, estimou.

Nuno Galhardo Leitão adiantou que o projecto surge numa altura em que se avizinha uma época balnear complicada em termos de vigilância e salvamento marítimo.

“Tivemos um inverno com grandes temporais, que provocaram grandes alterações no fundo do mar, pelo que poderão surgir agueiros e correntes onde antes não existiam e comportamentos anormais àquilo que os nadadores-salvadores estavam habituados”, alertou.

Por seu turno, o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, disse à Lusa que se trata de “um projecto meritório que vai dotar as praias de mais mãos a salvar, o que é fundamental”.

“Não se trata apenas de ter conhecimento e meios para tirar alguém da água, mas de conseguir avaliar o estado da vítima”, sublinhou, considerando tratar-se de uma “lacuna” para a comunidade do surf, composta por cerca de 150 mil praticantes, que frequentam as praias de verão e de inverno.

O ISN estima realizar 50 acções de formação, com 60 participantes cada, junto das três centenas de escolas de surf existentes, tendo como público-alvo os instrutores de surf.

A primeira delas começa no próximo fim-de-semana na Costa da Caparica, com uma sessão teórica no sábado e a sessão prática no domingo, na Praia do Paraíso, apoiadas pelo Instituto Hidrográfico e ministradas por David Szpilman, referência mundial em salvamento aquático e director da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.