Surf na Nazaré não foi proibido

Jeff Rowley

Jeff Rowley surfa uma onda gigante na Nazaré

Jeff Rowley surfa uma onda gigante na Nazaré

A Capitania do Porto da Nazaré esclareceu hoje que nenhum surfista foi proibido de praticar a modalidade na Praia do Norte embora a prática de tow in (surf rebocado) só seja autorizada se asseguradas as condições de segurança.

“Contrariamente ao que tem sido divulgado por publicações ligadas ao surf, nenhum atleta foi impedido de entrar no mar, nem tivemos nenhuma solicitação nesse sentido nos últimos dias”, disse à Lusa o comandante da capitania da Nazaré, Lourenço Gorricha.

O capitão do Porto reagia a críticas divulgadas na Internet por praticantes da modalidade sobre a alegada proibição da prática do surf na Praia do Norte, que acredita resultarem de “algum desconhecimento sobre a legislação” que tutela a prática de desportos náuticos.

Contactado pela Lusa, o responsável pelo Porto da Nazaré confirmou que a prática de tow in carece de “um despacho de autorização”, que a capitania condiciona ao cumprimento de regras de segurança.

O último pedido foi feito no início da semana, “por um grupo de praticantes da modalidade que não apresentava os requisitos necessários  de segurança, incluindo as motos de água e que acabou por desistir, pelo menos para já”, afirmou Lourenço Gorricha.

Num comunicado difundido hoje, a capitania esclareceu ainda a modalidade “está associada a um risco significativo para os seus praticantes que importa salvaguardar” e que decorre “não só da própria modalidade, mas também, e essencialmente, porque a área em causa, a Praia do Norte, tem características próprias no que concerne à altura e tipo de ondulação verificadas”.

Daí que a capitania exija que seja feita prova da existência de “uma elevada estrutura logística, envolvendo, entre outros elementos, a presença no local de equipas de vigia, nadadores-salvadores, bombeiros, autoridades policiais e embarcações dedicadas ao socorro”.

De acordo com o comunicado, é ainda “absolutamente imprescindível que as autoridades e entidades com competência e responsabilidade na segurança da área tenham, atempadamente, conhecimento da realização de qualquer manifestação desportiva, não só porque isso contribui para um mais eficaz funcionamento do sistema de segurança e salvamento, mas também porque esta modalidade gera uma elevada afluência de pessoas ao local, potenciando riscos que as autoridades competentes necessitam acautelar”.

É nesta perspectiva que a Autoridade Marítima “tem vindo a autorizar a realização de eventos desportivos desta natureza, condicionando-os, todavia, a um conjunto de requisitos que a entidade organizadora é obrigada a cumprir para garantir a segurança do evento”.

Como são os casos, de acordo com o comunicado, da “salvaguarda dos desportistas na área e a salvaguarda de pessoas e bens”.

Ainda segundo o mesmo documento, estas exigências “são iguais para qualquer entidade, pública ou privada, individual ou colectiva, que se proponha a desenvolver acções desportivas desta natureza” na Praia do Norte da Nazaré.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …