Surf na Nazaré não foi proibido

Jeff Rowley

Jeff Rowley surfa uma onda gigante na Nazaré

Jeff Rowley surfa uma onda gigante na Nazaré

A Capitania do Porto da Nazaré esclareceu hoje que nenhum surfista foi proibido de praticar a modalidade na Praia do Norte embora a prática de tow in (surf rebocado) só seja autorizada se asseguradas as condições de segurança.

“Contrariamente ao que tem sido divulgado por publicações ligadas ao surf, nenhum atleta foi impedido de entrar no mar, nem tivemos nenhuma solicitação nesse sentido nos últimos dias”, disse à Lusa o comandante da capitania da Nazaré, Lourenço Gorricha.

O capitão do Porto reagia a críticas divulgadas na Internet por praticantes da modalidade sobre a alegada proibição da prática do surf na Praia do Norte, que acredita resultarem de “algum desconhecimento sobre a legislação” que tutela a prática de desportos náuticos.

Contactado pela Lusa, o responsável pelo Porto da Nazaré confirmou que a prática de tow in carece de “um despacho de autorização”, que a capitania condiciona ao cumprimento de regras de segurança.

O último pedido foi feito no início da semana, “por um grupo de praticantes da modalidade que não apresentava os requisitos necessários  de segurança, incluindo as motos de água e que acabou por desistir, pelo menos para já”, afirmou Lourenço Gorricha.

Num comunicado difundido hoje, a capitania esclareceu ainda a modalidade “está associada a um risco significativo para os seus praticantes que importa salvaguardar” e que decorre “não só da própria modalidade, mas também, e essencialmente, porque a área em causa, a Praia do Norte, tem características próprias no que concerne à altura e tipo de ondulação verificadas”.

Daí que a capitania exija que seja feita prova da existência de “uma elevada estrutura logística, envolvendo, entre outros elementos, a presença no local de equipas de vigia, nadadores-salvadores, bombeiros, autoridades policiais e embarcações dedicadas ao socorro”.

De acordo com o comunicado, é ainda “absolutamente imprescindível que as autoridades e entidades com competência e responsabilidade na segurança da área tenham, atempadamente, conhecimento da realização de qualquer manifestação desportiva, não só porque isso contribui para um mais eficaz funcionamento do sistema de segurança e salvamento, mas também porque esta modalidade gera uma elevada afluência de pessoas ao local, potenciando riscos que as autoridades competentes necessitam acautelar”.

É nesta perspectiva que a Autoridade Marítima “tem vindo a autorizar a realização de eventos desportivos desta natureza, condicionando-os, todavia, a um conjunto de requisitos que a entidade organizadora é obrigada a cumprir para garantir a segurança do evento”.

Como são os casos, de acordo com o comunicado, da “salvaguarda dos desportistas na área e a salvaguarda de pessoas e bens”.

Ainda segundo o mesmo documento, estas exigências “são iguais para qualquer entidade, pública ou privada, individual ou colectiva, que se proponha a desenvolver acções desportivas desta natureza” na Praia do Norte da Nazaré.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …