Surf na Nazaré não foi proibido

Jeff Rowley

Jeff Rowley surfa uma onda gigante na Nazaré

Jeff Rowley surfa uma onda gigante na Nazaré

A Capitania do Porto da Nazaré esclareceu hoje que nenhum surfista foi proibido de praticar a modalidade na Praia do Norte embora a prática de tow in (surf rebocado) só seja autorizada se asseguradas as condições de segurança.

“Contrariamente ao que tem sido divulgado por publicações ligadas ao surf, nenhum atleta foi impedido de entrar no mar, nem tivemos nenhuma solicitação nesse sentido nos últimos dias”, disse à Lusa o comandante da capitania da Nazaré, Lourenço Gorricha.

O capitão do Porto reagia a críticas divulgadas na Internet por praticantes da modalidade sobre a alegada proibição da prática do surf na Praia do Norte, que acredita resultarem de “algum desconhecimento sobre a legislação” que tutela a prática de desportos náuticos.

Contactado pela Lusa, o responsável pelo Porto da Nazaré confirmou que a prática de tow in carece de “um despacho de autorização”, que a capitania condiciona ao cumprimento de regras de segurança.

O último pedido foi feito no início da semana, “por um grupo de praticantes da modalidade que não apresentava os requisitos necessários  de segurança, incluindo as motos de água e que acabou por desistir, pelo menos para já”, afirmou Lourenço Gorricha.

Num comunicado difundido hoje, a capitania esclareceu ainda a modalidade “está associada a um risco significativo para os seus praticantes que importa salvaguardar” e que decorre “não só da própria modalidade, mas também, e essencialmente, porque a área em causa, a Praia do Norte, tem características próprias no que concerne à altura e tipo de ondulação verificadas”.

Daí que a capitania exija que seja feita prova da existência de “uma elevada estrutura logística, envolvendo, entre outros elementos, a presença no local de equipas de vigia, nadadores-salvadores, bombeiros, autoridades policiais e embarcações dedicadas ao socorro”.

De acordo com o comunicado, é ainda “absolutamente imprescindível que as autoridades e entidades com competência e responsabilidade na segurança da área tenham, atempadamente, conhecimento da realização de qualquer manifestação desportiva, não só porque isso contribui para um mais eficaz funcionamento do sistema de segurança e salvamento, mas também porque esta modalidade gera uma elevada afluência de pessoas ao local, potenciando riscos que as autoridades competentes necessitam acautelar”.

É nesta perspectiva que a Autoridade Marítima “tem vindo a autorizar a realização de eventos desportivos desta natureza, condicionando-os, todavia, a um conjunto de requisitos que a entidade organizadora é obrigada a cumprir para garantir a segurança do evento”.

Como são os casos, de acordo com o comunicado, da “salvaguarda dos desportistas na área e a salvaguarda de pessoas e bens”.

Ainda segundo o mesmo documento, estas exigências “são iguais para qualquer entidade, pública ou privada, individual ou colectiva, que se proponha a desenvolver acções desportivas desta natureza” na Praia do Norte da Nazaré.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …