Supremo brasileiro retira investigação sobre Lula ao juiz Sérgio Moro

Gil Ferreira / ABr

O juiz federal brasileiro Sérgio Moro

O juiz federal brasileiro Sérgio Moro

O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro decidiu na tarde desta quinta-feira que as investigações da Operação Lava Jato sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem permanecer sob a sua alçada.

Com oito votos contra dois, a maioria dos ministros decidiu manter a decisão anterior do juiz relator, Teori Zavascki, fazendo com que a parte da investigação que envolve Lula permaneça no STF e não com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância.

No voto, o ministro Zavascki afirmou que, apesar da questão da legitimidade das escutas das conversas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fazer parte do julgamento desta tarde, algumas das provas podem perder validade. O ministro citou o fato de uma das conversas ter sido gravada depois do pedido para que as escutas fossem suspensas.

Teori Zavascki sublinhou que os efeitos da divulgação das conversas são irreversíveis, mas que a sua divulgação seria suspensa para serem evitados novos danos, nomeadamente “no que diz respeito ao comprometimento da validade da prova colhida, seja até mesmo contra eventuais consequências no plano da responsabilidade civil, disciplinar ou criminal”.

Os magistrados Luiz Fux e Marco Aurélio, que votaram contra, entenderem que devem ficar sob a alçada do STF apenas os fatos relacionados com investigados com foro privilegiado.

Luiz Fux ressaltou que na conversa entre Lula e Dilma não há qualquer ilícito, embora o juiz Sérgio Moro devesse ter feito uma análise prévia da prova.

Antes dos votos dos ministros, o advogado-geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, chegou a elogiar a atuação do juiz federal Sérgio Moro na condução da Operação Lava Jato, mas disse que a decisão do juiz de divulgar os áudios entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff ofendeu a Constituição e a legalidade vigente.

Por outro lado, a validade da nomeação de Lula da Silva para ocupar o cargo de ministro da Casa Civil do governo Dilma ainda não tem previsão para ser julgada pelo STF.

Os processos iniciados pelo PSDB e PPS estão a ser instruídos pelo ministro relator Gilmar Mendes e a data de julgamento ainda não foi marcada. O magistrado está em Portugal desde a semana passada, onde participa de um seminário, e deve retornar ao Brasil amanhã.

Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …

Alex Ferguson acusado de receber relógio após viciar jogo da Juventus

Alex Ferguson, antigo treinador do Manchester United durante quase três décadas entre 1986 e 2013 que venceu um total de 38 títulos pelo clube depois de se ter destacado nos escoceses do Aberdeen, foi acusado …

UNESCO aprova Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de maio, como já acontece na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e António Sampaio da Nóvoa aponta o “momento muito importante” para …