Um superfungo mortal está a espalhar-se pelo mundo (e ninguém sabe como pará-lo)

(dr) Legionella Control International

Originalmente identificado no Japão, em 2009, o Candida auris já teve surtos em 5 continentes

Uma infecção fúngica mortal que é resistente aos principais medicamentos antimicrobianos está a espalhar-se globalmente. Os cientistas não têm certeza de onde veio.

O fungo, chamado Candida auris, é uma levedura que normalmente vive inofensivamente na pele e nas membranas mucosas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). De acordo com o The New York Times, uma forma do fungo resistente a medicamentos surgiu em todo o mundo, inclusive na Inglaterra, Espanha, Índia, Venezuela e Estados Unidos.

“É uma criatura da lagoa negra”, disse Tom Chiller, chefe do ramo de fungos do CDC, citado pelo Live Science. “Agora está em toda parte.”

O CDC emitiu pela primeira vez um alerta sobre o C. auris resistente a medicamentos em 2016 e hoje descreve-o como uma “ameaça séria”. De acordo com o alerta, o fungo foi descoberto pela primeira vez em 2009 a partir da cera do ouvido de um paciente no Japão, embora um estudo retrospetivo de amostras médicas antigas tenha encontrado uma infecção desde 1996 na Coreia do Sul.

A maioria das cepas de C. auris é resistente a pelo menos uma classe de drogas antifúngicas, de acordo com o CDC, e mais de um terço das cepas são resistentes a duas. Um subconjunto de cepas é resistente a todas as três classes de drogas antifúngicas.

O que torna a infecção ainda mais alarmante é que o fungo persiste nas superfícies e foi documentado a espalhar-se de pessoa para pessoa dentro de hospitais e clínicas. Metade dos residentes testados em algumas casas de repouso na área de Chicago tiveram reultados positivos para C. auris. Até agora, o CDC recebeu 587 notificações de casos nos Estados Unidos.

As infecções por C. auris são mais letais para aqueles que já têm sistemas imunológicos comprometidos, incluindo os idosos e os muito jovens. A infecção geralmente espalha-se nos ambientes de cuidados de saúde, muitas vezes afetando aqueles que já estão em saúde precária. Os sintomas iniciais são febre, dores e fadiga. A doença pode ser fatal, particularmente se disseminar para o sangue, cérebro ou coração.

As cepas de C. auris resistentes a drogas são geneticamente distintas em diferentes continentes, sugerindo que a resistência a drogas está a evoluir separadamente, mas simultaneamente em todo o mundo. Não é claro o que está a causar o aumento das “superbactérias” fúngicas.

Um combate em silêncio

O combate ao Candida auris é uma preocupação que se estende a vários países em todo o mundo mas que tem sido mantida debaixo de algum secretismo por parte dos organismos de estado que lidam diretamente com o desafio. Argumentam que a não divulgação de informação relativa a este combate serve para evitar alarmismos.

Um exemplo paradigmático do secretismo que envolve a expansão do fungo Candida auris é o de um hospital de Valência, em Espanha. Em 2016, foram identificadas como portadoras da fungo 372 pessoas no Hospital de La Fé, da Universidade Politécnica de Valência. Desses, 85 doentes desenvolveram infeções no sangue. Os restantes não chegaram a desenvolver nenhuma doença apesar de serem portadores do fungo. 41% destes pacientes infetados morreram no espaço de 30 dias.

 

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Não é a Humanidade o cancro em si, mas certos homens que dela fazem parte, nomeadamente os Gananciosos, tal como num corpo, não são todas as células que compõem o cancro, mas apenas algumas delas, desviantes, que causam a doença.
      Procura e verás que a origem de TODOS os males deste mundo advêm do dinheiro, da ganância. Poderá não ver por agora o que quero dizer, mas espero que consiga lá chegar.

  1. “superbactérias” fúngicas???? por favor … “superanimais” vegetais ou também, já agora. não vos soa mal de todo o mau uso da “comparação” ?

  2. Pior ainda são as superbactérias candidus esquecidus que existem nas comissões de inquérito do nosso querido parlamento.

  3. Kkk td Euvira é raiña #daZ treva kkk #rad tb sei oq vc ta dzendo #tj mas agora teño interese em me apresentà como cobaia pq axo q to c esa tretaê #cauris

RESPONDER

Cérebros de pessoas que pintam com os pés revelam uma adaptação neurológica brilhante

https://vimeo.com/361083247 Numa nova investigação que demonstra o quão flexível é o nosso cérebro, cientistas mostraram que os cérebros das pessoas que pintam com os pés estão a mapear os membros inferiores quase como se fossem mãos. No …

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …