Supercomputador identifica 77 compostos químicos que poderão travar pandemia

B!T

O Summit, o supercomputador da IBM, identificou 77 compostos químicos que poderão travar a propagação do coronavírus, depois de realizar milhares de simulações para perceber quais têm hipóteses de impedir o vírus de infetar as células hospedeiras.

Segundo noticiou o Observador, citando a CNN, a equipa responsável por este projeto publicou os resultados na ChemRxiv – um arquivo de pré-impressão, onde os trabalhos de investigação podem ser partilhados ainda antes da revisão de pares.

De acordo com a informação, o Summit consegue fazer, por segundo, cerca de 1.000.000.000.000.000 de cálculos. Este número corresponde a mil biliões, o suficiente para ser o mais rápido do mundo.

Como já foi revelado pela comunidade científica, o coronavírus utiliza a proteína “espigão” para se multiplicar. Quando uma pessoa é vacinada, o seu sistema imunológico torna-se capaz de atacar a tal proteína e a mesma desenvolve imunidade ao coronavírus.

O trabalho do Summit passou por descobrir compostos químicos capazes de se ligar a esse espigão e impedir a propagação, identificando 77, que ordenou pela probabilidade de eficácia. A próxima etapa passa por novas simulações, usando um modelo mais preciso da proteína “espigão” publicado este mês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …

ASAE abre processos crime por preços de álcool, luvas e máscaras inflacionados em 400%

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu nove processos crime após encontrar situações em que os preços praticados de álcool, luvas e máscaras estavam inflacionados em 300% ou 400%. Estes são produtos maioritariamente usados …

Animais terrestres começaram a morrer muito antes da vida marinha no Permiano

Uma equipa internacional de geólogos e paleobiólogos descobriu evidências que poderão redefinir a linha do tempo estabelecida quando a vida começou a desaparecer na extinção do Permiano-Triássico. Há cerca de 252 milhões de anos, a grande …

Num clima de incerteza, Orçamento do Estado entra em vigor

O Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) entra em vigor esta quarta-feira, depois de ter sido publicado ontem em Diário da República.  O documento foi promulgado, a 23 de março, pelo Presidente da República, depois de ter …

DGS admite 9.500 infetados, pico pode já ter ocorrido e Costa não descarta reabertura gradual das escolas

Na terça-feira, decorreu uma reunião à porta fechada que juntou o núcleo de especialistas da Direção-Geral de Saúde e do Instituto Ricardo Jorge com a elite política e os parceiros sociais. Alguns ficaram "otimistas", outros …

Os seus dentes podem contar a história da sua vida

Um novo estudo mostrou a forma como os nossos dentes podem ter sinais de eventos de vida e do nosso estilo de vida, desde o nascimento e dieta até tempos difíceis e a menopausa. A investigação …